Óleo de amendoim – 10 principais benefícios e cuidados

O óleo de amendoim é de origem vegetal, obtido das sementes de amendoim. Possui coloração amarelo pálido e odor suave. Ele pode ser reciclado e transformado em sabão ou biodiesel.

Como o óleo de amendoim possui uma quantidade significativa de gorduras insaturadas em sua composição, é considerado mais saudável do que o óleo de soja. Quando utilizado na alimentação rotineira, aumenta os níveis de colesterol bom e auxilia a digestão.

Você pode encontrar o óleo de amendoim em casas de produtos naturais e empórios. Costuma ser comercializado em embalagens de PET (900ml) ou embalagens menores, de 250 ml – estas podem ser encontradas em farmácias e lojas de cosméticos, pois são voltadas para tratamento de pele e cabelo.

  • O óleo de amendoim é um alimento saudável

O óleo de amendoim não apresenta colesterol ruim na sua composição, é rico em gorduras monoinsaturadas/insaturadas, auxiliando a prevenção de coágulos nas artérias. Também combate o envelhecimento precoce por conter vitamina E e antioxidantes.

óleo de amendoim o que é
O óleo de amendoim é um alimento totalmente saudável e benéfico para a sua saúde

Esta substância natural não altera o sabor dos alimentos. Tem aroma suave e não absorve o sabor de outros ingredientes. Também não oxida, mantendo a integridade de seus nutrientes, mesmo quando aquecido a altas temperaturas.

O óleo de amendoim é bastante versátil; pode ser utilizado em diversos tipos de receitas. Você pode usar no arroz e no feijão, para grelhar carnes, temperar saladas e no preparo de pães e bolos integrais, etc. Ele não fica escuro nem exala cheiro forte. Todas estas qualidades fazem com que seja ideal para o preparo de todo tipo de alimento: de saladas a frituras.

  • O óleo de amendoim auxilia na digestão

O consumo do óleo de amendoim alivia a sensação de inchaço corporal, que comumente ocorro logo após as refeições. Isso ocorre por causa dos ácidos graxos em sua composição, que beneficiam o sistema nervoso, o sistema imunológico e ainda previnem hemorragias.

Além de auxiliar na digestão, a vitamina B do óleo de amendoim contribui para manutenção do bom humor.

No que concerne a alimentação, você pode utilizar o óleo de amendoim como substituto aos outros óleos vegetais, não como um ingrediente a mais na sua dieta. No entanto, outra forma de consumir este óleo para aproveitar o seu efeito laxante é tomar uma colher em jejum, e logo após fazer uma massagem na região abdominal.

  • Protege o coração

O resveratrol, um dos principais antioxidantes do óleo de amendoim, interage com diversos hormônios que ajudam a contrair a parede das veias e artérias. Isso reduz a pressão arterial e diminui o estresse do sistema cardiovascular.

O óleo de amendoim também protege o coração porque reduz a oxidação de colesterol LDL –que costuma se acumular nas artérias e causar arteriosclerose. Além disso, as gorduras monoinsaturadas do amendoim ajudam a prevenir formação de coágulos sanguíneos.

  • Ajuda a combater o Câncer

O óleo de amendoim ajuda a combater o câncer por causa do resveratrol, que elimina os radicais livres do organismo, que são os subprodutos perigosos do metabolismo celular responsáveis por uma ampla variedade de doenças, incluindo o câncer.

O revestarol tem sido considerado um dos aliados da medicina moderna no combate ao câncer. Apresenta entre seus efeitos positivos o aumento da expectativa de vida e redução do risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

O resveratrol, esta substancia presente no óleo de amendoim, é responsável pelo aumento da  morte e diminuição a proliferação de células tumorais, pela regulação das células saudáveis e pela manutenção de enzimas antioxidantes e anti-inflamatórias.

  • Tem ação antioxidante

O óleo de amendoim está lado das frutas e verduras nhoque concerne a alimentos ricos em antioxidantes, justamente por conta de possuis resveratol e alto teor de vitamina E. A ingestão de uma colher do óleo corresponde a absorção de 11% da quantidade diária recomendada por nutricionistas.

Dessa forma, temos um óleo vegetal que contribui com a saúde e rejuvenescimento de nossas células. A ação antioxidante do óleo de amendoim não é tão intensa como a de certas frutas (como frutas vermelhas, manga e ameixa, por exemplo). Ele não deve ser utilizado como substituto de um alimento, neste caso, mas sim como suplemento a suas frutas e verduras diárias.

  • Alivia dores articulares

A massagem com óleo de amendoim alivia dores causadas por doenças reumáticas, como artrite, artrose e a gota. Isso ocorre por causa de sua ação anti-inflamatória e analgésica. Basta aquecer um pouco do óleo e massagear a região afetada.

O óleo de amendoim levemente aquecido também pode ser utilizado no tratamento de lesões musculares. A massagem, o calor do óleo e os compostos anti-inflamatórios do amendoim irão causar efeito analgésico estimular o fluxo sanguíneo.

Você também pode gostar destes conteúdos:

O óleo de amendoim acelera o metabolismo e tem ação anti-inflamatória, o que reduz o acúmulo de gordura no corpo (que é um tipo de processo inflamatório), especialmente na região da cintura.

O óleo de amendoim também age como regulador do apetite porque é rico em fibras e, portanto, tem ação digestiva lenta. O pâncreas não precisa produzir muita insulina para retirar o açúcar do sangue, fator que prolonga a sensação de saciedade. Quando a produção de insulina é muito alta, pouco tempo que surge o aumento do apetite. Isso ocorre no consumo de açúcar refinado, por exemplo.

  • Combate e previne estrias

O óleo de amendoim se torna coadjuvante no combate às estrias e à flacidez, principalmente no caso de mulheres que estão em fase de emagrecimento ou em gestação.

Para a gravidez, basta misturar o óleo de amendoim com água e aplicar no local onde a pele está mais esticada. Ele vai prover a hidratação suficiente para minimizar o processo de surgimento das estrias.

No caso de quem está em emagrecimento, o procedimento é o mesmo, mas você pode aplicar em qualquer parte do corpo que perceba estar perdendo medidas.

  • Mantém a pele saudável

Além de combater estrias, o óleo de amendoim também beneficia a pele suavizando o aspecto de rugas, marcas de expressão, manchas e outras manifestações de envelhecimento ou desgaste da pele.

O alto teor de vitamia E contido no óleo de amendoim faz dele um potente antioxidante que mantem a pele saudável e com aspecto revigorante, mesmo após a perda natural e progressiva de colágeno.

Uma massagem com óleo de amendoim diluído em água trata não somente o aspecto da pele, mas também combate acnes e facilita a remoção de cravos.

  • Trata o cabelo

O óleo de amendoim também pode ser um forte aliado na manutenção da saúde do couro cabeludo. Ele é indicado para o tratamento de descamações decorrentes de caspa.

óleo de amendoim tratamento de cabelos
O óleo de amendoim pode ser utilizado para hidratar e recuperar a beleza de seus cabelos

Você também pode usar o óleo de amendoim para massagear as mechas e os fios para hidratar, diminuir pontas duplas e dar brilho e volume ao cabelo.

Cuidados

O amendoim é um dos alimentos mais alergênicos e pode causar choque anafilático a quem for sensível a ele. Dependendo do grau de sensibilidade, até mesmo o contato de pele com o amendoim pode causar reação alérgica.

Portanto, antes de utilizar o óleo de amendoim em quaisquer das muitas formas aqui apresentadas, certifique-se de que você não tem alergia a ele. Caso você pretenda utilizar em alguma receita que venha a ser servida a outras pessoas, pergunte se alguém é alérgico a amendoim, para evitar maiores problemas.

Gostou deste conteúdo sobre óleo de amendoim? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no Facebook!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here