Home / Remédios / Ácido Alfalipóico

Ácido Alfalipóico

O ácido alfalipóico é uma substância que possui muitos benefícios, como o tratamento da diabetes realizado em alguns países. Ela também pode ser usada para auxiliar a perda de gordura, pois este ácido melhora a produção de energia e com isso acelera o metabolismo e a eliminação do tecido adiposo.

Este artigo explicará o que é ácido alfalipóico, benefícios, contraindicações, como tomar, efeitos colaterais, precauções e preços.

Saiba mais sobre o ácido alfalipóico e esclareça suas dúvidas com relação ao assunto.

O que é o ácido alfalipóico

Ácido alfalipóico é um tipo de ácido graxo de cadeia curta, ele pode ser achado em todo o organismo, como nos rins, fígado e coração, sendo possível também encontrá-lo no baço, pâncreas, pulmão e cérebro.

Alguns alimentos podem apresentar essa substância, como as carnes vermelhas, estando principalmente no fígado, outras fontes são os brócolis, couve e espinafre. Este ácido também é capaz de ser adquirido através de suplementos alimentares.

Este ácido é considerado um tipo de antioxidante universal, isso se dá ao fato dele ter a propriedade de atuar com água e gordura.

Ele é aprovado em alguns países no tratamento da diabetes.

O ácido alfalipóico é considerado como um elemento antioxidante potente e eficaz, ele atua sobre os radicais livres, neutralizando os seus efeitos.

acido alfalipoico

Benefícios do ácido alfalipóico

O ácido alfalipóico oferece diversos benefícios ao organismo, eles podem ser:

  • Regeneração dos músculos e desempenho: ele age na prevenção catabólica depois da atividade física, reduz a concentração do ácido lático e piruvato decorridos da contração dos músculos, isso auxilia na diminuição do cansaço e auxilia da recuperação.
  • Ação antioxidante e resistência à insulina: contribui com a transformação da glicose em energia, também atua como um antioxidante contra os radicais livres e os impede de provocar efeitos químicos nocivos que prejudicam as células, como o envelhecimento acelerado e desenvolvimento progressivo do câncer e de patologias degenerativas.
  • Efeito antiglicante: é capaz de dificultar a glicação de proteínas, sendo um benefício muito relevante, pois a glicação pode gerar maiores problemas com o metabolismo e inflamação.
  • Efeito Anti-inflamatório: modula a atuação do óxido nítrico, o que pode invalidar as reações de seu aspecto prejudicial, que acaba gerando patologias e elevando seu formato indutor que é fisiológico.

Geralmente, esta propriedade resulta em uma ação anti-inflamatória nos tecido do corpo, que pode explicar os efeitos benéficos sobre o envelhecimento da pele.

  • Outros benefícios: utilizado como tratamento coadjuvante em pacientes com cirrose hepática por alcoolismo, também apresenta resultados positivos nas terapias contra a doença de Parkinson e Alzheimer.

Contraindicações do ácido alfalipóico

Como qualquer outra substância o ácido alfalipóico deve ser tomado com cautela, principalmente se o uso for através de suplementos alimentares.

Indivíduos com distúrbios e complicações na tireoide precisam evitar a ingestão deste ácido, pois existe a possibilidade dele prejudicar o tratamento.

Caso a pessoa tenha seus níveis de açúcar no sangue baixo, será importante que ela seja assistida pelo médico e receba a dose certa de consumo, para que não ocorram possíveis casos de hipoglicemia.

Outras contraindicações envolvem indivíduos que possuem hipersensibilidade ao ácido ou a outros componentes usados na fabricação do complemento.

Não existem estudos que comprovem efeitos colaterais em grávidas ou lactantes, porém estas devem se consultar com um médico antes de iniciar o uso desse elemento, no caso do profissional indicar o ácido alfalipóico, será informado a paciente o tempo de uso e dosagem correta.

Como tomar o medicamento: posologia

A dose a ser consumida deve ser indicada pelo médico, pois cada pessoa possui a sua própria necessidade e objetivo com o tratamento.

Não existe um padrão de uso, pois o consumo é particular a cada um. No entanto, normalmente a ingestão ocorre por meio de duas cápsulas durante as refeições diárias.

Efeitos colaterais do acido alfalipóico

O uso do ácido alfalipóico pode ocasionar alguns efeitos colaterais, devido a isso é importante que o indivíduo se atente a dose e tempo recomendado pelo médico para que não ocorra uma superdosagem.

Alguns efeitos contrários que podem ocorrer: sensação de formigamento, dor de cabeça, câimbras e também rápida diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Precauções ao tomar o medicamento

O ácido alfalipóico é complemento dietético é avaliado com uma substância segura, se consumido conforme a dosagem orientada pelo profissional médico.

Esse elemento é capaz de diminuir os índices de açúcar na corrente sanguínea em indivíduos que são portadores da diabetes ou hipoglicemia, sendo necessário utilizá-lo com cuidado.

É possível surgir alguns efeitos contrários ao uso do ácido alfalipóico, como, por exemplo, dores de cabeça.

No caso das reações colaterais persistirem ou agravarem será preciso que a pessoa procure o médico, ele indicará a suspensão ou troca da substância.

Este complemento alimentar deve ser ingerido por mulheres gravidas ou lactantes, somente após indicação médica.



O ácido não deve ser usado por crianças com idade menor que 10 anos.

Em caso de dúvidas sobre a validade do produto o farmacêutico poderá ser procurado para maiores esclarecimentos.

Nenhuma substância deve ser consumida fora do prazo de validade, normalmente esta informação é mencionada na embalagem.

É possível que ocorram alguns efeitos secundários ou interações com outros produtos, devendo ser informado ao médico o uso de qualquer medicamento antes de tomar o ácido alfalipóico em suplemento.

Preços do ácido alfalipóico

O ácido alfalipóico como completo alimentar pode ser comprado em lojas de suplementos alimentares, empresas de produtos naturais, farmácias de manipulação, lembrando que é necessário informar a dosagem recomendada pelo médico.

Algumas lojas virtuais também oferecem esse produto, porém será importante que a pessoa interessada procure por recomendações do site e conheça a sua confiabilidade para não receber em casa uma substância diferente da ofertada.

É possível comprar o ácido alfalipóico pelo preço entre R$ 19,00 e R$ 169,00, podendo esses valores variar de acordo com a região e loja ofertante.

Espero que este artigo sobre ácido alfalipóico tenha lhe ajudado e esclarecido as suas dúvidas e curiosidades, se gostou deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto em nossas redes sociais!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …