Home / Sintomas / Artrite e artrose: saiba quais as diferenças entre sintomas e tratamentos

Artrite e artrose: saiba quais as diferenças entre sintomas e tratamentos

Por que artrite e artrose são sempre confundidas? Apesar de nomes parecidos, ambos os problemas de saúde diferem em sintomas e tratamentos, mas acometem a mesma coisa: a articulação.

As articulações podem ser imóveis, como as localizadas no crânio, ou móveis, como nos joelhos, tornozelos, punhos, etc. Essas articulações móveis são conectadas por uma cartilagem e bolsa de líquido sinovial, o que garante o movimento ósseo, e onde também mais ocorre a artrite e a artrose.

Enquanto a artrite gera inflamação nessas articulações, a artrose degenera a cartilagem que envolve a articulação. Sendo assim, os sintomas e tratamentos são diferentes, mas as causas são bastantes semelhantes, o que explica o porquê de ambas serem vistas como uma doença única.

Neste conteúdo, vamos descobrir quais as diferenças entre artrite e artrose, para que você possa buscar o tratamento correto e evitar complicações.

O que é artrite?

Artrite (ou osteoartrite, como também é conhecida) é uma doença inflamatória das articulações, que provoca muita dor, inchaço e vermelhidão na área afetada.

artrite o que é
A artrite gera dores nas articulações e nos ossos, podendo gerar um grande desconforto e precisa de tratamento imediato

Há vários tipos de artrite, como artrite reumatoide, artrite psoriática, artrite séptica, artrite gotosa (gota) e artrite reativa, mas cada uma depende da causa. Vamos fazer um rápido resumo sobre esses tipos de artrite:

Artrite reumatoide — É uma doença crônica sistêmica e autoimune caracterizada por momentos de crise e remissão, que pode inflamar as articulações das mãos e pés, como também pode atingir ao redor do coração, dos pulmões e dos olhos.

Artrite psoriática — É um tipo de artrite que acomete pessoas com psoríase, uma doença de pele que causa vermelhidão e placas escamosas e brancas. A inflamação também gera dores e pode levar a destruição das juntas.

Artrite séptica — Também chamada de artrite infecciosa, é a inflamação articular causada por vírus e bactérias, provenientes de uma infecção em algum órgão, feridas na pele, drogas injetáveis ou por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Artrite gotosa — Mais conhecida pelo nome de gota, a artrite gotosa é caracterizada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que culmina em inflamação nas juntas.

Artrite reativa — Semelhante a artrite séptica, a reativa surge geralmente por doenças sexualmente transmissíveis, podendo causar problemas urinários e oculares e gerar outros sintomas, como febre alta, cansaço extremo e perda de peso.

O que é artrose?

Artrose ou osteoartrose é um processo degenerativo que ataca uma ou mais articulações, causando a perda da cartilagem. Sem a proteção da cartilagem, os ossos sofrem atrito e o paciente sente fortes dores ao se locomover.

As áreas mais afetadas são o quadril, mãos, coluna e joelhos, e essa degeneração deve-se mais ao próprio envelhecimento natural. Com o passar do tempo, acontece um desgaste provocado por repetidos movimentos, até que os ossos entram em contato e acabam lesionados.

Diferenças em sintomas

Os sintomas da artrite e artrose são semelhantes, mas tem algumas diferenças, veja quais:

Sintomas da artrite

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Calor;

Sintomas da artrose

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Rigidez;
  • Deformidade na articulação afetada;
  • Perda de mobilidade.

É comum na artrose as mãos ficarem deformadas e os sintomas piorarem no clima mais frio.

Diferenças em tratamentos

No caso de se tratar da artrite, o tratamento indicado inclui anti-inflamatórios, antibióticos, imunossupressores, fisioterapia, analgésicos, corticoides, terapia e cirurgia. Como a artrite não tem cura, o objetivo é recuperar as articulações e reduzir a inflamação.

No caso de se tratar da artrose, o tratamento inclui analgésicos, fisioterapia, sapatos ortopédicos, injeções de cortisona ou de ácido hialurônico, terapia ocupacional, narcóticos ou cirurgia.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Artrite x artrose: qual a mais perigosa?

Entre artrite e artrose não existe necessariamente alguma mais perigosa, visto que a artrite não controlada pode levar a artrose e ambas afetam as articulações.

Esse é o motivo para muitos especialistas considerarem a artrite e artrose a mesma coisa, porém, a artrite é uma doença inflamatória, geralmente, autoimune, enquanto a artrose é um processo de desgaste natural.

Por isso, retardar o surgimento da artrose é possível graças a prevenção. Já a artrite não tem como prevenir.

Para prevenir a artrose é importante praticar exercícios físicos, evitar movimentos repetitivos e sobrecarga, além de cuidar para manter o peso.

Dicas para evitar sobrecarga

Algumas medidas são possíveis de executar para evitar o desgaste das articulações antes do tempo. São elas:

  • Tente carregar um peso com as duas mãos para evitar sobrecarga de um lado só;
  • Segure uma bandeja ou qualquer coisa apoiando a outra mão por baixo;
  • Use caneta mais grossa ou emborrachada para escrever;
  • Lubrifique sempre as maçanetas e fechaduras para evitar forçá-las ao abrir;
  • Segure o pente ou a escova com todos os dedos da mão na hora de pentear/escovar os cabelos;
  • Evite usar repetidamente tesouras, chave de fenda ou qualquer ferramenta que força as articulações, a menos que elas façam parte do seu trabalho;
  • Não fique na mesma posição por muito tempo; alongue os braços e pernas.

Além dessas pequenas e significativas mudanças no nosso cotidiano para retardar o surgimento da artrose, também é válido cuidar da alimentação, que podem servir como remédios caseiros.

Remédios caseiros para artrite e artrose

Muitos alimentos são considerados anti-inflamatórios, antirreumáticos, analgésicos e depurativos naturais, ajudando a reduzir os sintomas da artrite e artrose. Conheça alguns ingredientes que você pode incluir em suas refeições diárias:

  • Gengibre;
  • Salsão;
  • Alho;
  • Eucalipto;
  • Óleo de peixe ou semente de linhaça;

Também é possível aliviar dores ao tomar chás com propriedades excelentes para as pessoas que sofrem já com a artrite e artrose.

Canela de velho

Considerada uma planta milagrosa para quem sofre de qualquer inflamação, dor nas articulações e problemas variados, como tendinite e bursite.

  • Modo de preparo:

Ferva 15 folhas da planta em 1 litro de água, por 30 segundos. Desligue o fogo, tampe e deixe as folhas agirem por alguns minutos. Em seguida, coe e beba de duas xícaras por dia, sendo antes das refeições. Se quiser, também pode usar o chá restante para lavar as áreas afetadas pela artrite e artrose.

Chá das 5 ervas

Outras ervas para combater os sintomas reumáticos, é o conjunto de 5 ervas anti-inflamatórias e reparadoras do tecido.

  • Modo de preparo:

Adicione em 1 litro de água fervente um punhado das seguintes ervas: chapéu de couro, unha de gato (as raízes), salsaparrilha, mamica-de-cadela e mil homens. Desligue o fogo e aguarde 20 minutos com a panela tampada. Coe e tome 1 xícara deste chá 5 vezes por dia.

Chá de gengibre

Gengibre também é muito utilizada para outras enfermidades devido aos seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

  • Modo de preparo:

Ferva 1 litro de água com 2 colheres de sopa de gengibre descascado (ou use a raiz). Adicione 1 rodela de limão ou laranja e deixe por 15 minutos no fogo. Desligue, tampe e aguarde amornar. Agora é só coar e adoçar com mel a gosto.

chá de gengibre artrite e artrose
O chá de gengibre pode ser um excelente remédio caseiro para tratar atrite e artrose

Esses remédios caseiros para artrite e artrose atuam como complementos do tratamento indicado pelo seu médico, e não como substituto.

Este conteúdo abrangeu as diferenças entre artrite e artrose, além dos tratamentos mais indicados. Os problemas articulares são comuns, mas podem ser amenizados com boa alimentação, exercícios físicos e cuidados com os hábitos do cotidiano que forçam as nossas articulações.

 

 

Gostou deste conteúdo sobre artrite e artrose? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!

 


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …