Cânfora – 8 principais benefícios e risco do uso em excesso

Da mesma família da canela, a Canforeira, Cânfora de jardim, ou simplesmente cânfora é uma planta muito usada na medicina natural por ser altamente benéfica para a saúde.

A cânfora, cujo nome científico é Artemisia Camphorata Vill, contém inúmeras propriedades quando usada, principalmente como óleo essencial, pois é anestésica, refrescante, antisséptica, calmante, afrodisíaca, antibacteriana e trata doenças dos nervos, por ser antinevrálgica.

A substância cristalina e branca extraída das folhas da Canforeira pode ser usada como óleo essencial, cremes ou no formato líquido, sendo ela rica em princípios ativos terpenos e álcoois, o que confere à cânfora grandes benefícios que podem auxiliar no dia a dia.

No conteúdo abaixo, saiba como aproveitar a cânfora para melhorar a saúde.

1. Alivia problemas respiratórios

A cânfora tem um aroma forte, bem peculiar, pois costuma fazer parte da composição de alguns medicamentos que tratam de congestionamento nasal, causado por gripes, bronquite e outros relacionados.

problemas respiratórios cânfora
Reduzir os problemas respiratórios com a cânfora pode ser uma excelente opção, pois seus resultados são rápidos

O alívio ao aspirar o seu perfume é quase imediato, amenizando o desconforto do chamado nariz entupido.

2. Atua na circulação sanguínea

A má circulação do sangue provoca dores, inchaço, formigamento e doenças graves como reumatismo e doenças cardiovasculares.

Alguns cuidados diários, como manter as pernas elevadas por 15 minutos, não ficar muito tempo na mesma posição e se alimentar bem, ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo.

Porém, experimente aliar todos esses tratamentos naturais com a cânfora. Inalar o seu aroma estimula a circulação e reduz possíveis inchaços.

3. É anestésica e antifúngica natural

Dores provocadas por contusões, picadas de insetos ou entorses são aliviadas com o uso do óleo essencial da cânfora ou em outras formas da erva porque ela é analgésica.

Em caso de feridas com ou sem inflamação, a cânfora pode ser também muito útil pela sua ação antifúngica, desinfetante, anti-inflamatória e antibacteriana, bastando usar um creme sobre a área afetada e devidamente limpa.

4. Estimulante sexual

A cânfora também é afrodisíaco natural! Uma erva com aroma tão familiar, mas nem todas as pessoas conhecem o seu poder de aumentar a libido e estimular impulsos sexuais.

Algumas pessoas podem preferir ingerir 3 gotas do óleo essencial de cânfora diluída em 200 ml de água, mas a aplicação do produto também pode ajudar a combater a disfunção erétil.

5. Funciona como inseticida

Para evitar problemas de saúde devido à toxicidade dos inseticidas químicos, a melhor alternativa é usar cânfora para afastar insetos e todo tipo de praga.

Um pouco de óleo essencial da cânfora perto de grãos evita que insetos se aproximem, bem como uma gota no travesseiro para impedir que insetos perturbem durante o sono. Outra opção é embeber um tecido com cânfora e queimá-lo.

6. Melhora o sono e reduz o estresse

A cânfora tem alto poder relaxante e calmante, ajudando a melhorar a qualidade do sono e a tratar distúrbios dos nervos, como a ansiedade crônica, convulsões, nervosismo e ataques epilépticos.

Esses benefícios são possíveis graças ao efeito anestésico da cânfora que ajuda a entorpecer os nervos sensoriais e a trazer o relaxamento ao paciente.

Você também pode gostar destes conteúdos:

7. Reduz os gases

Os gases causam desconforto, dores e podem levar a distensão abdominal, que é o inchaço na região do abdômen.

Como a cânfora é conhecida como uma planta carminativa, ela tem forte influência no trato gastrointestinal, facilitando a eliminação dos gases e aliviando as dores.

8. Alivia espasmos

Tanto os espasmos musculares (aqueles movimentos conhecidos como tiques nervosos) como os espasmos de alguns órgãos como o intestino e o rim têm grande chance de serem aliviados pelo uso do óleo de cânfora.

cânfora espasmos musculares
A cânfora pode aliviar espasmos musculares e ainda reduzir a frequência com que podem ocorrer

Os espasmos musculares podem ocorrer por diferentes motivos, desde treinos que exigem muito do atleta, má circulação, efeitos colaterais de certos medicamentos ou em casos mais graves, como diabetes e Mal de Parkinson.

Já as cólicas ocorrem quando há contração dos intestinos, dos rins (para expulsar os cálculos renais) e do útero, o que leva a cólicas menstruais. Em todo caso, a cânfora é um excelente antiespasmódico.

Benefícios gerais da cânfora

Concluindo, a cânfora é um excelente remédio caseiro com os seguintes benefícios:

  • Anestésica;
  • Anti-inflamatória;
  • Antisséptica;
  • Desinfetante;
  • Antiespasmódica;
  • Afrodisíaco;
  • Estimula a circulação;
  • Inseticida;
  • Trata problemas respiratórios;
  • Reduz gases;
  • Calmante e sedativo;
  • Antifúngica;

Embora tenha propriedades ricas capazes de fazer tão bem à saúde, não é recomendada a mulheres grávidas, durante a amamentação ou para os que sofrem de Mal de Parkinson ou epilepsia.

Riscos do excesso de cânfora

A cânfora, apesar de ser benéfica, também pode ser perigosa se ingerida ou inalada em excesso. Os efeitos adversos estão relacionados ao fato da cânfora ser também um narcótico, já que diminui a sensibilidade dos nervos temporariamente.

A inalação também é arriscado, pois o aroma tende a levar o paciente a dependência e/ou a intoxicação, principalmente em crianças. Portanto, procure uma orientação médica antes de iniciar o tratamento caseiro com cânfora.

Gostou deste conteúdo sobre cânfora? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no Facebook!