Home / Sintomas / Boca seca: o que pode ser? Causas e tratamentos

Boca seca: o que pode ser? Causas e tratamentos

Quem nunca sentiu a boca seca? O estresse, o hábito de falar muito ou de fumar pode desencadear em um desconforto na região bucal, e o caso tende a ser grave quando há dificuldade em mastigar e engolir.

Isso ocorre quando há a sensação permanente de boca seca, chamada de xerostomia. A xerostomia é uma condição em que há pouca ou nenhuma produção de saliva, associado ao uso de certos medicamentos, radioterapia ou alguma doença sistêmica.

Os principais sintomas da boca seca incluem mau hálito, garganta seca, rachaduras na língua e nos lábios, cáries e gengivite, já que a saliva é uma protetora natural da saúde da boca.

Descubra as causas da boca seca e quais os métodos para devolver a umidade à saúde oral e evitar doenças bucais.

1. Medicamentos causam o sintoma de boca seca

Muitos medicamentos causam efeitos colaterais, como alterações do paladar, formigamento, sonolência, além da boca seca.

Os mais conhecidos por levar à xerostomia são os anti-histamínicos, analgésicos, diuréticos, descongestionantes, anti-hipertensivos e antidepressivos. Consultar um médico quando os sintomas aparecerem é importante para evitar complicações.

2. Alterações emocionais

Um dos maiores vilões da vida moderna é o estresse, acompanhado, por vezes, de outros problemas psicológicos, como depressão, ansiedade, nervosismo ou, até mesmo, de desordem nutricional (anorexia e bulimia).

Essas alterações emocionais afetam o padrão salivar, impedindo que a nossa boca esteja sempre úmida e hidratada.

Veja também:

3. Síndrome de Sjögren

Sjögren é uma doença crônica autoimune que ataca as glândulas salivares e lacrimais, favorecendo aos sintomas de boca seca e olhos secos.

A doença também pode atingir articulações, rins, nervos, fígados, dentre outros, e está relacionada à genética e a outras doenças autoimunes, como lúpus, esclerodermia, artrite reumatoide ou tireoidite de Hashimoto.

4. Efeitos colaterais de outras doenças

Além das doenças autoimunes citadas, a boca seca pode ser um sintoma de muitas outras doenças, tais como:

A boca seca e amarga tanto pode ser causada pela própria doença como pelos medicamentos prescritos para tratá-las.

5. Carência de vitaminas

As vitaminas são muito importantes para a manutenção do nosso organismo, sendo que a falta delas gera distúrbios, como desequilíbrio, problemas digestivos, musculares e cardíacos, além de levar à depressão.

Quando há pouca ou nenhuma ingestão de alimentos com vitamina A e do complexo B, os sintomas bucais costumam ser mau hálito, feridas, dores e boca seca.

Alimentos como cenoura, espinafre, gema de ovo, mamão, carnes, leite, cereais integrais, são ricos em vitamina A e B, mas se houver total deficiência, o ideal é aliar a alimentação com suplementos vitamínicos.

6. Respiração pela boca

Respirar pela boca é um mau hábito comum de quem tem alergias das vias aéreas superiores (sinusite, rinite ou asma) e está sempre sofrendo de obstrução nasal ou, no caso de crianças, tem o hábito de chupar o dedo ou usar chupeta.

Além de causar boca seca, respirar pela boca provoca alterações crânio facial, corporal e de função oral, tais como:

  • Assimetria facial;
  • Olheiras;
  • Desvio de septo;
  • Baixo desenvolvimento maxilar;
  • Mordida cruzada;
  • Ronco, insônia e baba noturna;
  • Halitose.

É importante, portanto, cuidar da nossa saúde respiratória a fim de evitar tantos distúrbios no organismo.

7. Desidratação

A pouca ingestão de líquidos, suor excessivo, perda de sangue, o ato de urinar muitas vezes e constantes vômitos e diarreias são causas para uma boca seca.

É sempre bom investir no consumo de água, frutas e sucos para manter a boca hidratada.

Em casos em que esse não é o problema que esteja induzindo ao ressecamento bucal, procure um médico para tratar as causas citadas, como perda de sangue e a poliuria (ato de urinar muito).

O cigarro e as alterações hormonais (menopausa e gravidez) também se encaixam nas causas para a xerostomia.

Boca seca na gravidez

A boca seca é normal durante a gravidez, porque é quando o corpo da mulher mais necessita de líquidos para a formação da placenta e do líquido amniótico, afinal ela está bebendo por dois. Beber mais de 2 litros de água pode ser o recomendado para evitar a xerostomia.

Tratamentos para boca seca

Uma das recomendações médicas para quem sofre de xerostomia é o uso de saliva artificial para facilitar a mastigação, ou medicamentos (sorbitol ou pilocarpina) que também ajudam no processo de salivação.

Entretanto, há tratamentos naturais para boca seca que não oferecem reações adversas. Veja quais:



  • Beber água, suco e comer frutas;
  • Preferir alimentos cítricos que são estimulantes da mastigação;
  • Ter bons hábitos de higiene oral (escovar, usar fio dental e enxaguante bucal sem álcool);
  • Usar hidratante labial ou batom hidratante;
  • Chupar balas lisas ou mascar chicletes sem açúcar;
  • Evitar cigarro;
  • Evitar alto consumo de açúcar, cafeína, bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Aplicar flúor no dentista.
  • Também é possível contar com remédios caseiros contra a boca seca, e isso inclui chá de erva-doce, chá de gengibre, e aloe vera.

Saiba como preparar:

Aloe vera para boca seca

Com propriedades regeneradoras, umectantes, antibacterianas e curativas, a aloe vera é um remédio caseiro que ajuda a evitar a xerostomia, pois protege o tecido bucal.

Basta tomar ¼ de xícara do suco de aloe vera diariamente ou usá-lo para enxaguar a boca. Cuidado com excessos e procure orientação médica para saber se esse método é o mais indicado.

Chá de erva-doce

Para estimular o fluxo de saliva, pode-se mastigar algumas sementes de erva-doce, rica em flavonoides, ou preparar o chá com feno-grego.

Adicione algumas sementes de erva-doce e feno-grego a 1 xícara de água fervente. Aguarde alguns minutos e coe. Beba goles do chá ao longo do dia.

Chá de gengibre

Gengibre é um tubérculo bastante conhecido por ser consumido em forma de chá e para combater gripes e resfriados.

No entanto, ele também é usado para aliviar os sintomas da boca seca, pois ajuda a estimular as papilas gustativas e a favorecer a produção de saliva.

Ferva 1 litro de água com 2 cm de raiz de gengibre por 10 minutos. Espere amornar, então coe e beba algumas vezes por dia.

Quando procurar ajuda médica

É sempre importante visitar o dentista a cada 3 meses para remoção de placa e para verificar qualquer outro problema bucal. Se a boca seca for crônica então, a visita é primordial para identificar a causa e encontrar a medicação ideal.

Caso a boca seca seja causada por medicamentos, o médico deverá ser consultado para ministrar as doses ou substituir a medicação por outra sem efeitos colaterais.


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …