Calvície masculina: Conheça os tratamentos e remédios adequados

Calvície masculina, também conhecida como alopecia, é uma doença bastante comum entre os homens e pode ter diversas causas.

As causas podem ser genéticas, hormonais e até sem precedentes ou razões explicáveis.

A calvície masculina é mais comum que a calvície feminina, um dos fatores principais para essa diferença é a calvície ser uma doença genética ligada ao sexo masculino, ao cromossomo Y.

Outro fator que pode causar a calvície masculina é a questão hormonal, no qual a testosterona se converte em dihidrotestona (DHT). Dessa forma age no folículo capilar e reduz a produção de cabelo.

Existe também a calvície masculina chamada alopecia areata, que causa perda de fios de cabelo repentinamente e sem causa aparente, mas que voltam a crescer depois de alguns meses.

Tratamentos para calvície masculina

tratamentos calvicie masculina
Tratamento calvicie masculina

Há vários tipos de tratamentos para calvície masculina no mercado, abaixo segue uma lista desses tratamentos e mais detalhes:

Terapia capilar com Hygialux

É um tratamento realizado com laser e potência de 1 a 500 miliwatts. É conhecido também como laser frio, pois não aquece a pele e tem o benefício de não apresentar efeitos carcinogênicos.

A luz desse laser estimula a metabolismo e faz com que o corpo humano tenha um melhor aproveitamento dos nutrientes, melhora a eliminação de toxinas e acelera a divisão celular que estimula o crescimento de pelos.

Remédio: Finasterida

Esse tratamento é composto por um remédio prescrito pelo médico especialista. O medicamento mais indicado é o Finasterida, o qual busca minimizar a produção do hormônio DHT, responsável por não deixa que o cabelo cresça de forma natural.

Quando o indivíduo responde bem a esse tratamento, dentro de 3 a 6 meses seu cabelo volta a crescer.

Além do medicamento acima, quando a calvície masculina também tem origem por um mau funcionamento do sistema imunológico, o médico especialista pode indicar injeções de corticoides para facilitar a resposta ao tratamento.

Cremes para a calvície masculina

Outra forma de tratar a calvície masculina é aplicando cremes específicos, indicados pelos médicos, esses cremes são aplicados diretamente no couro cabeludo, conheça alguns deles:

  • Minoxidil: Este pode ser comprado sem receita médica e após sua aplicação, os primeiros resultados são vistos em aproximadamente 3 meses de uso.
  • Pomadas corticoides: São indicadas quando a causa da calvície é no sistema imunológico, o mesmo não pode ser comprada sem receita.
  • Ditranol: Este creme é prescrito por um médico especialista e deve ser aplicado antes do banho.

Transplante capilar

Essa é uma opção de tratamento para a calvície masculina para aqueles que já tentaram de tudo e não obtiveram sucesso, ou para os mais apressados que não querer esperar por tratamentos mais demorados e que exista a chance de não dar certo.

O transplante capilar é um tratamento realizado através de uma intervenção cirúrgica. O transplante normalmente funciona da seguinte forma, o cirurgião retira um pedaço do couro cabeludo, no local que mais tem cabelo, divide até ter fios de cabelos individuais e estes são implantados nas partes sem fios de cabelo e assim busca também estimular o crescimento dos mesmos.

Hoje, devido ao avanço das cirurgias de transplante capilar, é possível implantar os cabelos e, no final, sequer perceber a existência da cirurgia, a aparência é realmente natural. Vale lembrar que os pelos são retirados de outras partes do corpo como das pernas, por exemplo.

Uso de Perucas

O uso de perucas também é um método para resolver a calvície masculina, é a forma mais fácil e prática de esconder a calvície.

As perucas podem ser usadas, também, enquanto se está fazendo o tratamento para a calvície e aguardando os resultados aparecerem, os quais podem demorar meses.

Tratamentos naturais para calvície masculina

tratamento natural calvice masuclina
tratamento natural para calvicie masuclina

Além dos remédios e tratamentos para calvície masculina indicados por médicos especialista que estão disponíveis no mercado, há outra linha de estudos para tratar a calvície masculina, são os chamados tratamentos naturais.

Veja abaixo alguns tipos de tratamentos naturais para combater a calvície masculina.

Linha de shampoos e condicionadores

Cosméticos como shampoos e condicionadores prometem ajudar no crescimento dos fios de cabelo dos homens com calvície. São cosméticos que têm ativos naturais que agem no couro cabeludo.

Normalmente, esses shampoos são acompanhados de tônicos, os quais devem ser aplicado no couro cabeludo após a lavagem.

Link para compra do kit de shampoo.

Massagens com ingredientes naturais

Outra opção de combate à calvície masculina com tratamentos naturais é realizando massagens no couro cabeludo com ingredientes naturais veja abaixo:

  • Massageie 2x por dia o couro cabeludo com o suco de cebola, quanto mais puro for o suco, melhor.
  • Massageie 2x por dia o couro cabeludo com suco de couve.

Bebidas naturais

O suco certo pode fazer “milagres” para a saúde, abaixo seguem alguns sucos que ajudam a combater a calvície masculina:

  • Suco de pepino: Bata pepino, alface espinafre e cenoura. Tome 3x ao dia. Esse suco é rico em nutrientes que promovem o crescimento de cabelos.
  • Chá de Alfavaca com tanchagem e chapéu de couro: Deixe 1 colher de cada planta em infusão em 1 litro de água e beba durante o dia.

Experimente os tratamentos para calvície masculina e acabe com a queda de cabelo. Comente seus resultados e curta nossa página do Facebook.