Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Caseína – O que é, benefícios, como tomar e dicas

Caseína – O que é, benefícios, como tomar e dicas

Atualmente existem vários suplementos, cada um deles possui propriedades, vantagens e características específicas à necessidade de vários usuários, mas o objetivo principal da maioria deles é o aumento da massa muscular, potencialização do treino e complemento nutricionais para o organismo.

Muitas pessoas têm utilizado complementos nutricionais sem saber ao certo a sua funcionalidade e benefícios, essa situação acontece pelo fato da maioria desejar um físico perfeito sem se importar com a melhor e mais saudável forma de conquistá-lo.

É essencial que antes de consumir qualquer suplemento, o indivíduo consulte o médico para entender se realmente pode utilizá-lo e quais as doses corretas para a sua necessidade e objetivo.

A caseína é um dos suplementos consumido por pessoas que realizam atividades físicas, ela é usada como um complemento para manter os músculos e dá sensação de saciedade, esse segundo beneficie é ideal para aqueles que querem emagrecer.

Saiba mais sobre a caseína e esclareça suas dúvidas com relação ao assunto.

O que é caseína

A caseína é um tipo de proteína classificada com fosfoproteína, ela é achada no leite natural.

caseína o que é
A caseína está associada ao leite, porém pode ser utilizada para ajudar pessoas com problemas de lactose a suprir a necessidade por esta vitamina

No leite humano essa substância está presente entre 20% a 45%, no leite da vaca apresenta-se aproximadamente em 80%.

Estudos apontam que a caseína pode ter uma associação com o câncer e doenças autoimunes. Esse elemento não propiciará o aparecimento de um tumor maligno, no entanto, uma vez que ele se instale, a substância pode auxiliar no desenvolvimento rápido da doença.

A possibilidade da caseína atuar nesta ação ocorre devido o seu alto nível, o que incentiva o aumento do hormônio IGF1, ele é responsável por incitar o crescimento do câncer. Por esse motivo, essa proteína não é recomendada para portadores do câncer.

Essa substância contribui para a manutenção dos músculos devido a sua absorção ser lenta no organismo.

A caseína pode ser combinada com um carboidrato, essa relação é bem interessante, isso porque o organismo possui o número certo de carboidratos, onde não será necessário usar as proteínas como fonte de energia, desse modo, elas podem ser usadas nos músculos para mantê-los.

Uma boa dica para quem realiza exercícios físicos é tomar alguma proteína de rápida absorção ao finalizar o treino, desse modo à musculatura conseguirá ser restaurada, após a caseína poderá ser consumida, ela contribuirá com a permanência dos músculos.

Benefícios

A caseína é capaz de oferecer alguns benefícios, eles são:

  • Auxilia na manutenção dos músculos;
  • Ajuda no ganho de massa magra;
  • Dá sensação de saciedade, podendo contribuir com a perda de peso;
  • Diminuição dos radicais livres;
  • Pode ser utilizada na confecção de plásticos, como, por exemplo, o cabo da sombrinha e botões;
  • Auxilia o sistema imunológico;
  • Usada na produção de produtos alimentícios e farmacêuticos;
  • É capaz de reduzir as taxas de triglicerídeos;
  • Empregada como aditivo de algumas comidas.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como tomar

Antes de tomar a caseína é indicado que o nutricionista seja procurado, ele irá informar a quantidade correta para o consumo da substância.

Normalmente é ingerida uma quantidade que pode variar entre 30g e 60g da proteína ao dia. O modo de uso vem indicado na embalagem do produto, esta informará que a substância deverá ser consumida associada ao leite ou água. Após colocar o produto junto do líquido, eles deverão ser bem misturado e em seguida tomado.

Recomenda-se que esse complemento seja ingerido no período da noite, antes do indivíduo ir dormir. Essa orientação é dada devido o sono profundo contribuir como a alta produção de um hormônio muito relevante para a manutenção da musculatura.

Não há necessidade de consumir a caseína nos dias em que não serão realizado nenhum exercício físico.

Contraindicações

Semelhante a outros suplementos, esta substância também possui certas contraindicações, elas são:

  • Caso o indivíduo esteja tomando algum tipo de antibiótico a caseína pode interferir na absorção dele pelo organismo, sendo importante informar o uso da medicação ao nutricionista antes de consumi-la;
  • A substância não deve ser tomada por pessoas que possuam câncer, isso porque a caseína pode desenvolvê-lo;
  • Pessoas com intolerância a lactose devem se atentar a substância, isso porque geralmente ela é extraída do leite;
  • Não é indicada para pessoas que possuam alergia a algum composto do produto;
  • Portadores da síndrome de Asperger e Autismo não podem consumi-la;
  • O grupo especial composto por pessoas idosas, crianças, grávidas e lactantes, não devem consumir a caseína sem antes consultar um médico;

Excesso de caseína

Os estudos sobre os efeitos adversos da caseína não são suficientes para se entrar em um consenso exato.

Geralmente qualquer proteína tomada em excesso é capaz de gerar graves problemas renais. Outro problema que está relacionado ao consumo de caseína é o processo inflamatório no corpo.

Uma informação importante é quanto ao leite da vaca, esse tem importante papel no sistema imune do bezerro, semelhante ao leite materno que atua na imunidade do bebê, sendo a sua melhor fonte de alimento nos primeiros meses. Contudo, o soro do leite da vaca é capaz de gerar uma intoxicação no ser humano, pois a caseína do leite desse animal não é semelhante a do leite materno.

No caso da caseína é considerado como consumo em excesso uma dosagem maior que 1,7 gramas de substância por kg ao dia. Caso o indivíduo tome uma superdose, ele poderá apresentar alguns sintomas, como, por exemplo, alteração no funcionamento dos rins e perda de cálcio nos ossos, estimulando a osteoporose ou a osteopenia.

Caseína emagrece?     

Uma das maiores dúvidas relacionadas à caseína é se ela engorda ou emagrece.

O maior função dessa proteína é manter a massa magra, contudo, ela pode atuar também no emagrecimento, pois a caseína apresenta bons níveis de glutamina, isso contribui com a musculatura e o período da dieta.

Além do mais, por possuir uma digestão lenta, essa proteína retarda a sensação de saciedade, podendo auxiliar na redução de peso. Em compensação, se ela for tomada em grande quantidade, será capaz de incentivar o aumento de peso, pois será armazenada em forma de gordura. Devido a isso, orienta-se que o consumo da caseína seja feito conforme orientação de um profissional qualificado na área.

Dicas para tomar

Algumas dicas são importante para a ingestão dessa substância, são elas:

  • Como as pessoas ficam sem se alimentar enquanto dormem, o processo de catabolismo atuará mais vezes nesse tempo. Por isso, é importante consumir a caseína antes de dormir, desse modo o organismo ficará alimentado até durante o sono;
  • A proteína pode ser misturada com carboidratos e gorduras para potencializar mais a absorção progressiva da substância;
  • No momento de escolher um complemento alimentar de caseína, é ideal comprar aqueles que tenha somente a caseína pura sem a adição de outras fontes proteicas;
  • Uma das melhores opção dessa proteína é a caseína micelar, pois ela percorre por uma técnica de microfiltração, mantendo dessa forma as micelas proteicas que são digeridas e absorvidas de maneira lenta através do organismo.
caseína dicas
Estas dicas podem facilitar na absorção da caseína em seu organismo e também potencializa os seus efeitos

Preço da caseína

Uma desvantagem da substância em relação a outras proteínas em pó é o preço que pode chegar a ser um dos mais altos. Em lojas online pode ser comprada entre a variação de R$ 80 a R$ 350.

Espero que este artigo sobre caseína tenha lhe ajudado e esclarecido as suas dúvidas e curiosidades, se gostou deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto em nossas redes sociais!

Gostou deste conteúdo sobre caseína? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …