9 Causas do Câncer de Estômago: evite o câncer gástrico

O câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico, e acomete cerca de 20 mil pessoas por ano. É uma patologia grave, a qual muitas vezes o diagnóstico é confundido com outras doenças gástricas.

Não se sabe ao certo quais são as causas de câncer no estômago, mas a maioria das pesquisas aponta maus hábitos alimentares como danosos ao órgão.

Existem diversas pesquisas, principalmente internacionais, que versam sobre como as células do estômago se tornam cancerígenas, o que resultou em grandes avanços sobre o entendimento de como alterações no DNA podem tornar as células normais em cancerígenas.

A seguir, veja as 9 principais causas de câncer no estômago, onde foi feita uma pesquisa minuciosa sobre o tema.

Lista causas de câncer no estômago

  1. Dieta rica em sódio, gorduras saturadas e conservantes

A causa mais relatada de câncer no estômago é a má alimentação, haja vista que muito dos alimentos ingeridos ao longo da vida podem trazer danos ao sistema digestivo do individuo. Isso porque, os mesmos possuem substâncias que não são digeridas em totalidade, o que resulta no bioacumulo, trazendo diversos danos à saúde.

  1. Dieta pobre em nutrientes

Uma dieta pobre em nutrientes necessários para o funcionamento perfeito do corpo, como as vitaminas está entre a segunda provável causa de câncer no estômago. Este é um fator de suma importância não só para a doença que está sendo tratada neste conteúdo, mas também, para diversas outras.

A não ingestão de alimentos ricos em valores nutricionais faz com que o organismo desenvolva diversas falhas em seu funcionamento, assim como, causa inúmeras deficiências nutricionais que podem vir a causar câncer gástrico e outras doenças.

  1. Ingestão de alimentos contaminados

A terceira causa mais estudada sobre o que leva a pessoa a desenvolver câncer de estômago é a ingestão de alimentos contaminados, sejam eles por má conservação ou por algum tipo de contaminação externa, como fitossanitários e metais pesados. Cabe ressaltar, que a contaminação por má conservação diminui bastante com o uso da geladeira.

  1. Herança genética

Esta causa, não só esta associada às causas de câncer no estômago, mas a diversos tipos desta doença. Isso porque, como foi dito anteriormente, são mudanças no DNA que levam as células normais a se tornarem cancerígenas, sendo assim, a pessoa que possuem antecedentes de câncer gástrico no histórico familiar pode ou não “herdar” mutações no DNA.

  1. Infecção pela bactéria H. Pylorii

A bactéria H. Pylorri está associada ao câncer de estômago, isso porque elas são capazes de se reproduzirem rapidamente em ambiente ácido (como é o caso do referido órgão), estas podem converter componentes de alguns tipos de alimentos em substâncias químicas perigosas, sendo assim, existe uma correlação entre esta causa e causa nº1 de câncer de estômago citada acima. A infecção por esta bactéria é via oral, podendo estar presente em comidas, bebidas ou objetos contaminados.

  1. Doenças que predispõem ao câncer no estômago

Existem algumas doenças gástricas ou intestinais que predispõem ao câncer no estômago, mas é importante que não haja alarmismo desnecessário, pois isso nem sempre ocorre.

A predisposição acontece porque ocorrem nestas doenças alterações no revestimento do estômago, mas não se sabe ao certo como este processo ocorre com exatidão.

  1. Anemia perniciosa

A anemia perniciosa é considerada uma causa direta de câncer no estômago, isso porque esta anemia consiste na redução de glóbulos vermelhos no sangue, causada pela incapacidade do sistema gastrointestinal de absorver em quantidade adequada a vitamina B12.

As pesquisas realizadas sobre o assunto indicam a tendência da evolução da anemia perniciosa para câncer gástrico, principalmente se a anemia não for tratada de forma adequada.

  1. Tabagismo

O tabagismo também pode ser considerado uma das causas de câncer no estômago, isso porque, este mau hábito afeta também o sistema gástrico, atrapalhando a digestão de alimentos. No corpo da pessoa que fuma e a digestão não é feita de forma correta, o ambiente se torna propício para mutações nas células e, por consequência, o desenvolvimento de câncer no estômago.

  1. Pólipos do estômago

Pólipos no estômago são células que formam uma massa no revestimento interno do órgão e causam danos ao sistema gástrico. A presença de pólipos está fortemente associada ao câncer no estômago, pois com a presença dos pólipos está associada ao crescimento anormal de células, as quais podem se tornam malignas. Mas cabe dizer, que a maioria dos pólipos é benigna, e que o aparecimento está associado a hábitos alimentares e envelhecimento do indivíduo.

Perceberam quantas são as causas de câncer no estômago? Repare como elas estão fortemente associadas a hábitos cotidianos, por isso, é importante que estes sejam evitados sempre que possível! Comente e curta a pagina do Facebook.