Cera depilatória caseira – Receitas, como fazer e dicas.

Atualmente as pessoas, inevitavelmente, estão sempre buscando alternativas mais rápidas e mais objetivas de fazer as coisas. Mais do que isso, estamos buscando também maneiras mais econômicas, o que justifica a produção da cera depilatória caseira.

Para algumas pessoas é muito mais prático se depilar em casa do que gastar tempo indo até alguma clínica de estética, além de ser um gasto que acaba pesando demais no orçamento, então à procura de como fazer cera depilatória caseira tem se tornado cada vez maior.

E não se engane, as receitas de cera depilatória caseira são bem simples de fazer unindo materiais que todo mundo tem em casa, como na cera depilatória caseira com mel e a cera depilatória caseira com açúcar.

Portanto, no conteúdo abaixo você aprenderá como fazer a cera depilatória caseira que mais se adeque a você, além de compreender o passo a passo e alguns cuidados que devemos ter durante a depilação. Boa leitura!

Receitas de Cera Depilatória Caseira

  • Cera com Mel

Inicialmente é no açúcar que se pensa quando falamos de fazer uma cera que imprima a mesma textura e aderência de uma cera fabricada, justamente por que o açúcar atinge essa textura facilmente.

No entanto, o mel também pode ser um meio de fazer com que você faça sua própria cera e tenha bom resultado com ela. Na verdade, existem no mercado algumas ceras fabricadas com mel em sua composição. A receita é bem simples.

Você vai precisar de:

– 1 (um) copo do sumo do limão;

– 1 (uma) colher de sobremesa de mel;

– 1 (uma) colher de sopa de água;

– 500 (quinhentas) gramas de açúcar.

Modo de Preparo:

Coloque o meio quilo de açúcar, solicitado na receita, numa panela com fogo baixo, lentamente. O açúcar tem a capacidade de caramelizar rápido então caso o fogo esteja alto demais, isso pode te atrapalhar.

Coloque o mel, o limão e a água depois de alguns minutos com o açúcar todo dentro da panela, já pegando certa incorporação da textura final.

Mexa, evitando que a mistura grude e vá conferindo sem abandonar a panela se a textura de caramelo foi ou não atingida. quando isso acontecer, deixe esfriar e coloque no recipiente desejado.

  • Cera com Açúcar e Limão

Como outra sugestão, até mesmo em casos de pessoas que tem reações alérgicas ao contato com o mel, está a cera caseira apenas com açúcar e limão, igualmente efetiva e fácil de fazer.

 

cera depilatória caseira com açucar e limão
A cera depilatória caseira com açúcar e limão é muito fácil de fazer e mostra bons resultados, porém, deve ser aplicada ainda morna

Você vai precisar de:

– 1 (uma) xícara do sumo do limão;

– 1 (uma) xícara de água;

– 4 (quatro) xícaras de açúcar.

Modo de Preparo:

É preciso entender que a cera precisa atingir exatamente aquela textura meio colante, quase caramelizada, para que se obtenha sucesso na hora da depilação, é preciso de aderência.

Por isso a utilização do açúcar, que quando colocado no fogo tende a assumir uma caramelização de fato, como uma calda de um pudim, por exemplo.

Então o modo de preparo é bem simples, consiste apenas em levar todos os ingredientes ao fogão, num tempo médio de quinze a vinte minutos, até que a mistura tenha a textura de calda, quase num ponto de bala

É importante que você atinja exatamente essa textura mais caramelizada mesmo. Verifique se você atingiu o ponto certo e se sim, basta esperar esfriar um pouco para poder usar.

Atenção, a temperatura é sempre muito importante. É perigoso usar a cera em temperatura quente demais então fique atento a isso, no entanto, se você deixar esfriar muito, ela corre o risco de endurecer.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como Fazer Depilação Caseira

Os procedimentos para depilação caseira com a cera que você acabou de fazer não são muito diferentes em relação a depilação com produtos industrializados. Primeiramente, como um pré-preparo da depilação, recomenda-se o máximo de higiene possível.

Não apenas higiene da sua pele ou das áreas onde serão feitas a depilação, como também do ambiente que você se encontra. Vale lembrar sempre que o processo depilatório acaba deixando a pele mais sensível e suscetível a algo que estiver por perto.

Feito isso, já se pode aplicar a cera feita por você, desde que esteja numa temperatura morna com a textura ainda eficiente. A aplicação da cera deve ser feita sempre na direção que seus pelos crescem, esse é um detalhe importante.

A partir da aplicação da cera, você precisará removê-la. É possível comprar os papéis específicos para a remoção da cera, e não costumam ser tão caros, coloque-os sob a superfície aplicada e puxe.

Sobre a puxada do papel com a cera e os pelos, também é importante lembrar que deve ser feita no sentido oposto ao que os pelos crescem, ou seja, oposto ao que você aplicou a cera. Além disso, lembre-se de fazer de forma rápida e objetiva.

Não se recomenda o aproveitamento da cera, seja a caseira ou industrializada, uma vez que você a utilizou, ainda que tenha poucos pelos, ela já estará suja, o mesmo vale para o papel.

 

cera depilatória caseira depilação caseira
Para fazer uma boa depilação caseira, deve ter cuidado tanto com a cera utilizada como em sua aplicação

No entanto, caso seja uma mesma área e você ainda não tiver conseguido depilar todos os pelos, ainda houver espaço e higiene no papel, você pode passar uma pequena camada de cera para limpar os últimos vestígios.

Dicas para a Depilação Caseira

Já existem cuidados a respeito do procedimento de depilação com as ceras industrializadas, no caso das ceras feitas de forma caseira não é muito diferente.

O primeiro ponto de atenção deve se voltar para a fórmula da cera. Nas duas receitas que citamos há uma quantidade suficientemente expressiva de limão. Por que o uso do “suficientemente”, todo mundo sabe que limão quando em contato com o sol pode manchar a pele.

Por isso, é preciso que você tenha atenção de após o procedimento limpar bem toda área e fazer uso do protetor solar para que não aconteçam surpresas desagradáveis. Ou então, apenas escolher descartar o limão da receita.

O mesmo vale para quem tem alergia a alguns dos itens que compõem as receitas de cera caseira, aplica-los na pele poderá gerar uma situação de irritabilidade ou vermelhidão, até mesmo o ataque alérgico.

Caso você tenha dúvida se terá ou não alguma reação a cera produzida, faça o que é conhecido como teste de contato. Aplique a cera em uma pequena região do seu corpo e faça o teste sobre como sua pele se comporta.

Gostou deste artigo sobre cera depilatória caseira? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!