Home / Beleza / Depilação masculina – Principais benefícios e métodos

Depilação masculina – Principais benefícios e métodos

Se há alguns anos atrás a depilação masculina era totalmente um tabu entre os homens, depois de todo seu momento de popularização, ela já é um hábito incluindo na vida de todos eles.

Se você ainda não é adepto da depilação masculina, nesse conteúdo terá acesso a vários benefícios e tipos diferentes de métodos que podem contemplar desde a depilação masculina íntima a depilação de barba, por exemplo.

 

depilação masculina o que é
A depilação masculina pode ser feita de muitas maneiras e utilizando os mais variados acessórios

Os métodos são muitos, alguns mais conhecidos e outros menos, aqui tentamos também desmitificar algumas coisas como a depilação masculina com cera ou a depilação masculina a laser.

Veja com atenção o modelo de depilação que mais faz sentido para você e seu corpo, certamente você os encontrará. No conteúdo abaixo, listamos cinco tipos de benefícios da depilação masculina e cinco tipos de métodos diferentes para fazê-la. Boa leitura!

Benefícios da Depilação Masculina

  • Higiene

Entre os benefícios da depilação masculina é impossível não citar a higiene, muito provavelmente por que ela foi um dos principais motivos para homens aderirem à depilação num tempo onde depilação masculina não era bem recebida por todos eles.

A verdade é que o acúmulo de pelos não somente aparenta uma ideia de relaxamento em estética, como diremos a seguir, mas se trata de fato de uma questão de saúde.

Pessoas que com muitos pelos tem mais probabilidade de não os secar da forma correta podendo proliferar alguns tipos de fungos e bactérias sem nem mesmo ter conhecimento. Além disso, uma questão importante é o odor da transpiração do corpo que é produzido ainda mais rápido num ambiente sem respiração.

  • Conforto

Se a higiene foi um motivo para começar, o conforto certamente foi um motivo para continuar. A depilação entre os homens virou quase que uma prática dos tempos atuais não apenas pela praticidade que traz, mas pela notável sensação de conforto, de fato.

A limpeza mais simples de todo corpo, sem dores com possíveis pelos encravados e coisas do tipo. Além disso, a depilação masculina contribuiu imensamente para o conforto em ambientes esportivos, tornando-se mais que um hábito e praticamente uma regra.

Isso por que a ausência de pelos dá muito mais liberdade a movimentação do corpo durante a prática dos esportes, como no caso da natação, por exemplo.

  • Sensibilidade

A sensibilidade talvez fosse uma das sensações que não se esperava como consequência da depilação masculina, no entanto numa visão lógica é algo quase que sequencial a partir de uma análise mais ampla.

Uma pele limpa, sem pelos, está mais exposta a toda e qualquer coisa e consequentemente mais sensível. Essa sensibilidade é totalmente favorável e bem-vinda no ambiente sexual por exemplo.

O corpo sem pelos e ainda mais sensível, pode ser melhor explorado e estimulado a cada toque, consciente ou não.

  • Praticidade

A praticidade também é um caráter importantíssimo dentro dessa esfera de benefícios advindos da depilação, principalmente nos dias de hoje.

Atualmente, procuramos sempre alternativas que tragam bom resultado e de preferência com baixo custo e em menor tempo, nem sempre encontramos, mas no caso da depilação essa máxima se confirma.

Dentre inúmeros tipos de depilação existentes – e os que surgem como novidade sempre – existem alguns que podem se adequar melhor ao seu tempo e seu bolso, alguns inclusive provocando o mínimo de sujeira possível, otimizando um processo que durante muitos anos foi tedioso e completamente adiável.

  • Estética

Não podemos esquecer do pilar base de toda essa temática sobre a depilação masculina. A partir da sua popularidade os homens foram descobrindo a vaidade em si, antes bloqueada por conceitos machistas que ainda flutuam na sociedade, e com isso puderam apreciar e cuidar melhor de seu corpo.

Esse item não vale somente para aqueles que não tinham hábito nenhum retirar os pelos e já estavam adeptos à uma situação feia e descuidada, mas principalmente à todos envolvidos em atividades físicas.

Inevitavelmente um corpo depilado faz que seja mais visível a tonificação e desenvolvimento dos músculos, tornando-os mais aparentes e aumentando a autoconfiança.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Métodos de Depilação Masculina

  • Lâmina de Barbear

Quando toda essa revolução na vaidade do universo masculino se iniciou era muito comum que para a depilação todos recorressem a boa e velha lâmina de barbear, já íntima dos momentos de fazer a barba.

Não existe um problema ou uma campanha contra as lâminas de barbear aqui, na verdade existem muitos tipos excelentes no mercado e com tecnologia cada vez mais atraente e segura.

No entanto, a depilação com lâmina ainda é um tipo de depilação arriscada, principalmente se considerarmos que muitos lugares onde nascem os pelos são sensíveis por natureza.

Não é incomum ouvir histórias de alguém que teve um pequeno corte ou machucado com a lâmina, que além disso, também faz com que o processo seja demorado e em alguns casos faça bastante sujeira.

  • Cera

O método de depilação masculina com cera não surgiu muito tempo depois, primeiramente a cera quente e só depois a fria, colocando os homens em uma situação um tanto quanto irônica.

De repente toda a vaidade negada em anos foi normalizada, porém somada a dor que já era muito comum do universo feminino. Apesar de cumprir um bom trabalho a cera sempre tem avaliações resistentes por parte dos homens pela inevitável dor que causa e pela quantidade de pelos que os homens costumam ter.

Além disso, as ceras costumam apresentar em alguns corpos reações alérgicas na pele sensível.

  • Creme Depilatório

Os cremes depilatórios surgiram como uma união de dois mundos que parecia boa demais para ser verdade, não fazia a sujeira da lâmina, pois tinha a praticidade da cera, porém sem a dor que ela carregava.

A simples aplicação do creme, em contato com a pele durante algum tempo, era o suficiente para que fossem removidos em seguida com toda tranquilidade possível.

Um dos fatores negativos que repeliu boa parte dos consumidores a respeito dos cremes depilatórios eram suas reações nos diferentes tipos de pele, em alguns casos não causando somente alergia como irritabilidade e vermelhidão.

Por isso, é recomendado que se teste numa área pequena da pele antes da utilização de fato, principalmente por que grande parte da utilização do creme se dá na depilação masculina íntima.

  • Depilação à Laser

O método de depilação masculina à laser é, sem dúvida, o mais radical de todos e talvez por isso ainda esteja sendo integrado culturalmente e feito por poucos homens. Esse processo como o próprio nome sugere, elimina todos os pelos com o auxílio de um laser.

A dor, como em todos tratamentos com laser, é suportável e em algumas sessões não crescerão mais pelos na região onde é feito o procedimento.

A depilação à laser tornou-se muito comum em esportistas, como os nadadores por exemplo, que tinham como objetivo eliminar todos os pelos do corpo de forma permanente, sem a necessidade de vê-los crescendo novamente um dia.

  • Máquina Aparadora

De todos os citados, talvez a máquina aparadora seja o que tenha se tornado mais popular nos últimos anos, se tornando estável e um item comum em todas as casas de homens adeptos à depilação.

 

depilação masculina com máquina depiladora
A máquina para depilação pode ser uma opção muito prática e está se tornando cada vez mais comum para os homens

Isso por que a máquina, muito semelhante a uma máquina de barbear, apresenta facilidade de poder se depilar em qualquer lugar e não apresenta grande volume podendo ser guardada em qualquer nécessaire.

Além disso, é totalmente fácil de manipular e possui alturas específicas para que se possa escolher como aparar da maneira mais conveniente ao usuário.

Gostou deste artigo sobre depilação masculina? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …