Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares fazem parte de um grupo de doenças que afetam o coração, sendo mais comum em homens acima de 50 anos, e é uma das principais causas de morte no mundo.

Hipertensão, infarto agudo do miocárdio e arritmia cardíaca são alguns dos problemas que mais atingem as pessoas. Dentre as causas gerais para alguém sofrer de doença cardiovascular estão o sedentarismo, má alimentação, cigarro, álcool, sobrepeso e forte estresse emocional.

Existem dois tipos de doenças cardíacas:

  • Doença cardiovascular assintomática: são aquelas que, na maioria das vezes, não oferecem sintomas, como a angina e a arritmia;
  • Doença cardiovascular sintomática: são aquelas que apresentam sintomas, como a hipertensão e aterosclerose.

Abaixo, há uma lista com as 9 doenças cardiovasculares mais comuns para você começar a se prevenir.

1. Infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio (também chamado de infarto ou ataque cardíaco) é uma doença cardiovascular que acontece quando há um bloqueio do fluxo de sangue na artéria coronária, impedindo que o sangue alcance o músculo cardíaco (miocárdio). O infarto provoca dor e aperto no peito, suor frio, palpitações e sonolência.

As causas mais prováveis para o infarto agudo do miocárdio são o tabagismo, o uso de drogas ilegais, pressão alta, histórico familiar de infarto e estresse. Nem todas as pessoas terão os mesmos sintomas, mas quando ocorrer é importante procurar ajuda médica, pois o infarto pode levar ao óbito.

O tratamento pode ser feito à base de medicamentos, como o ácido acetilsalicílico ou trombolíticos, mas talvez seja necessário uma intervenção cirúrgica (angioplastia ou cirurgia de revascularização miocárdica).

2. Hipertensão

Hipertensão, comumente chamada de pressão alta é a pressão acima do normal que o sangue bombeado pelo coração exerce sobre as artérias, levando ao quadro de dor no peito, zumbido no ouvido e dor de cabeça.

Obesidade, colesterol alto, consumo excessivo de sal, cigarro e sedentarismo figuram na lista de causas da doença cardiovascular hipertensão. O melhor tratamento é mudar o estilo de vida, pois a hipertensão não tem cura, apenas pode ser controlada. Por isso, parar de fumar, manter o peso ideal, evitar alimentos gordurosos e praticar alguma atividade física colaboram para uma melhor saúde do coração.

3. Arritmia Cardíaca

Doenca cardiovascular - arritmia cardiaca
Como é a arritmia cardíaca

Frequência cardíaca rápida ou lenta é um distúrbio chamado arritmia. Fatores como estresse, exercício pesado, ingestão de álcool, cigarro e choque elétrico podem causar a doença cardíaca, que só se torna aparente, quando os sintomas são de uma arritmia mais grave. Neste caso, os sintomas vão desde dor no peito, falta de ar e suor frio, até sensação de nó na garganta.

O tratamento da arritmia é feito por meio de medicamentos, como o propafenona ou cirurgia para colocação do marcapasso, cujo objetivo é assumir os batimentos cardíacos.

4. Angina

Apesar de não ser considerada uma doença cardíaca, a angina é uma manifestação de alguma doença grave, como aterosclerose e infarto. Dá-se o nome de angina quando o fluxo de sangue para o coração é reduzido, geralmente após uma atividade física intensa, ou fortes emoções.

Os sintomas são arritmias e cansaço fácil. O tratamento consiste em vasodilatadores, embora o mais comum seja um procedimento cirúrgico, como a chamada “pontes de safena”.

5. Aterosclerose

Aterosclerose é o acúmulo de gordura nas artérias que levam o sangue ao coração e ao cérebro. Podem ser causadas pelo aumento de lipoproteínas de baixa intensidade (colesterol LDL), provocadas por obesidade, consumo de gorduras saturadas e falta de exercício físico. O nível elevado de ferro também pode levar a doença cardíaca aterosclerose.

Desconforto no peito, dor nas pernas ao caminhar e pele fria são alguns dos sintomas da aterosclerose. O médico poderá prescrever medicamentos que visam normalizar os níveis de colesterol. Em alguns casos, pode ser possível uma cirurgia como angioplastia ou cirurgia de revascularização.

6. Miocardite

Miocardite é uma inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio e confundido com ataque cardíaco. A doença cardiovascular miocardite é causada por infecção viral ou bacteriana, consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos ou consumo de cocaína, dentre outras.

Os sintomas, quando ocorrem (já que o paciente pode achar que se trata de uma virose) podem ser extremo cansaço, falta de ar e inchaço nas pernas. É importante estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica, pois a miocardite pode evoluir para uma insuficiência cardíaca.

O tratamento para miocardite depende da causa. Pode ser necessário medicamentos à base de beta bloqueadores, antivirais, e moderar o consumo de sal.

7. Doença nas válvulas cardíacas

A doença nas válvulas cardíacas é uma interrupção do fluxo sanguíneo que entra e sai do coração, gerando sintomas como fadiga, palpitações, frequência cardíaca irregular e dor no peito. Esta doença cardiovascular é congênita, ou seja, a pessoa pode nascer com a doença nas válvulas cardíacas, ou pode ser causada por endocardite ou febre reumática.

Alguns medicamentos podem ser prescritos, mas também pode ser indicado um procedimento invasivo a fim de reparar ou substituir a válvula cardíaca lesionada.

8. Endocardite

Doenca cardiovascular - endocardite
Funcionamento da Endocardite – Doença Cardiovascular

Endocardite é uma infecção grave do coração causada por bactérias que advém de outras áreas do corpo, podendo ser de um procedimento dentário ou medicamentos intravenosos. É importante salientar que a endocardite não costuma atingir um coração sadio.

Os sintomas da doença cardíaca endocardite são calafrios, sopro no coração, febre, dor nas articulações, suor nos pés e nas pernas, petéquias (machas roxas ou vermelhas na pele), apenas para citar alguns.

Antibióticos fortes são indicados no tratamento da endocardite por até 6 semanas, mas uma intervenção cirúrgica pode ser o ideal caso a válvula do coração esteja muito danificada.

9. Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma doença cardiovascular que ocorre quando o coração não tem mais força para bombear sangue para o resto do corpo. Suas causas vão desde placas de gordura que bloqueiam a passagem do fluxo sanguíneo até doença de chagas.

A pessoa acometida pela insuficiência cardíaca pode experimentar inchaço dos pés e tornozelos, ganho de peso, indigestão, vontade de urinar à noite, tosse, além de outros sintomas.

Para o tratamento da insuficiência cardíaca, o médico poderá receitar medicamentos para controlar a pressão alta, diuréticos para reduzir o inchaço das pernas ou vasodilatadores.

Como foi possível conferir neste conteúdo, as doenças cardiovasculares têm sintomas muito semelhantes entre si, como dor no peito, cansaço, falta de ar e palpitações. Portanto, é preciso estar atento e procurar assistência médica o mais rápido possível.

Possui alguma das doenças cardíacas deste conteúdo? Cuidado. Comente e curta nossa página do Facebook.