Início Doenças de Pele

Doenças de Pele

As doenças de pele são diversas e podem apresentar sintomas  como vermelhidão, coceira e inchaço, podem ser graves ou fáceis de tratar, além de acometer qualquer parte do corpo.

Apesar de a pele ser o maior órgão que temos, nem todos cuidam corretamente da pele. A doença de pele pode atingir qualquer pessoa, idade e independente de estação do ano, e algumas são bem comuns e até contagiosas.

Conheça 9 principais doenças de pele que mais atingem as pessoas e aproveite todos os conteúdos dessa categoria específica sobre as doenças de pele.

Psoríase — a doença de pele mais comum

A psoríase é uma doença de pele comum, autoimune, inflamatória e de difícil diagnóstico porque é frequentemente confundida com outras doenças, como a dermatite atópica. As principais características da psoríase são as placas descamativas e avermelhadas atingindo joelhos, cotovelos, couro cabeludo, mãos, pés e unhas.

Existem vários tipos de psoríase, desde as placas que podem rachar e sangrar até aquelas que impedem o crescimento normal das unhas deixando-as sem cor ou amareladas.

A psoríase é uma doença de pele genética, mas que pode ser desencadeada por outros fatores como estresse, cigarro, álcool, variações climáticas e lesões na pele (feridas ou queimaduras de sol).

Dentre os tratamentos para a psoríase podemos destacar os cremes à base de acetilsalicílico e corticosteroides. Recomenda-se tomar um banho sol pela manhã sem protetor solar a fim de controlar as lesões, além de evitar alimentos gordurosos e processados para desintoxicar o organismo. Para conhecer remédios para tratamento de doenças de pele você pode ver nossa categoria de bulas de remédios.

Dermatite Atópica

A dermatite atópica, comumente chamada de eczema atópica, é uma doença de pele sem cura e inflamatória. A doença provoca coceira e erupções na pele, além de inchaço, pele seca, descamação, crostas, vermelhidão, manchas brancas ou escuras (chamada de liquenificação).

A origem da dermatite atópica é emocional e hereditária, mas o tempo frio ou quente, o contato com algumas bactérias, o estresse e certos alimentos como leite, amendoim e ovo podem levar ao eczema.

Os tratamentos para esta doença de pele incluem cremes e pomadas à base de corticoides e remédios via orais como Celestamine e Loratadina. Tratamentos caseiros também são úteis e eficazes: gel de aloe vera, extrato de vitamina E, e ingestão de suco de tomate são indicados.

Dermatite Seborreica

Dermatite seborreica é uma doença de pele inflamatória que atinge áreas com maior produção de oleosidade, isso inclui rosto, costas, peito e o couro cabeludo.

A seborreia, como também é chamada, costuma surgir no primeiro ano de vida e após a puberdade, mas pode reaparecer na fase adulta, tornando-se crônica. É uma doença de pele caracterizada por melhora súbita e lesões que podem se agravar. Seus principais sintomas vão desde lesões escamosas e avermelhadas até queimação.

Pomadas antifúngicas, loções de corticosteroides ou produtos que contenham enxofre são usados para combater os sintomas da dermatite seborreica. Há também tratamentos naturais para esta doença de pele, como a aplicação de alho esmagado com uma colher de sopa de óleo de coco. Ambos contém propriedades antifúngicas para combater a seborreia.

Impetigo

Impetigo é uma doença de pele contagiosa caracterizada por pústulas com pus. Estas pústulas podem coçar, estourar e causar lesões no rosto, lábios ou pernas, com grandes chances de se espalhar para outras partes do corpo.

Os sintomas da impetigo também incluem inchaço nos nódulos linfáticos próximos das lesões e formação de crostas, sendo mais comum em crianças de 2 a 6 anos. Qualquer ferimento, corte ou picada de inseto pode ser porta de entrada para a bactéria causadora da doença de pele impetigo.

A melhor forma de tratar a impetigo é fazer uso de antibióticos — Meticorten, Nebacetin ou Ciprofloxacino — até depois que as feridas tenham sido curadas. Cuidar da higiene pessoal e da própria lesão aceleram a cura.

Rosácea — doença de pele pode afetar a autoestima

Rosácea é um tipo de doença de pele crônica que causa inflamação no rosto — bochechas, nariz, queixo e testa — deixando as áreas avermelhadas ao menor contato com alimentos quentes, sejam bebidas ou comida apimentada. Sua incidência é maior em mulheres a partir dos 30 anos.

Exposição a altas temperaturas, ingestão de álcool, banhos quentes, alimentos picantes e o uso de corticosteroides estão na lista de algumas causas da rosácea que, embora não tenha cura, há tratamentos para aliviar os sintomas.

Os remédios utilizados são à base de Metronidazol, peróxido de benzoila, ácido azelaico e retinoides ajudam a diminuir a inflamação. Já a oximetozolina e a brimonidina controlam a vermelhidão da cútis.

Câncer de pele

O câncer de pele é o tumor que mais atinge a população, caracterizando-se por crescimento anormal e descontrolado das células da pele.

O câncer de pele, mesmo sendo uma doença de pele comum, tem o diagnóstico mais complicado, porque muitas vezes aparece como uma mudança pequena em uma mancha ou pinta; manchas azuladas ou amareladas, de tamanhos anormais, protuberantes e brilhantes; feridas que não cicatrizam.

Há algumas maneiras para identificar um câncer de pele, tais como: pintas assimétricas, bordas irregulares, variação de cor e pinta que cresce progressivamente.

O tratamento precoce evita a metástase (quando a doença se espalha para outros órgãos) e o mais recomendado é a cirurgia para a retirada do tumor seguido de quimioterapia e radioterapia.

Herpes Zóster

Herpes Zóster, conhecida também como cobreiro, é uma doença de pele provocada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo vírus da catapora que ficou adormecido no corpo de quem já teve essa condição clínica.

Há indícios de que o vírus da catapora cause a herpes zóster devido à baixa imunidade do paciente, e só é contagiosa caso outra pessoa nunca tenha tido catapora.

Os sintomas da herpes zóster incluem coceira, dor e formigamento na área afetada, bolhas e vermelhidão, podendo levar a dor de cabeça e a febre alta.

Os tratamentos são feitos com medicamentos antivirais a fim de reduzir as bolhas e a dor. O uso de compressa fria de camomila para aliviar a coceira é uma ótima dica. Lavar muito bem a área, não usar nada que possa irritar a pele como roupas apertadas e pomadas sobre as bolhas também são recomendações médicas.

Vitiligo

Vitiligo é a perda gradativa de melanina (que dá cor à pele e aos cabelos), ocasionando em áreas brancas no rosto, nariz, olhos, boca, mãos e região genital.

Vitiligo é considerada uma doença de pele autoimune (destrói os melanócitos), não contagiosa e cujo progresso pode ser retardado com determinados tratamentos.

Os principais sintomas da vitiligo, além da perda da melanina— na pele, cabelos, cílios e sobrancelhas —, são as manchas brancas, alterações de cor da retina e perda da cor das membranas mucosas que revestem a boca e o nariz.

O tratamento pode retardar a vitiligo e até devolver o tom da pele, mas isso depende de como cada pessoa responde ao medicamento. O uso da Prednisona é o mais indicado, mas terapia de luz ou a laser também podem ser eficazes. A cirurgia costuma ser indicada apenas se o paciente não obteve melhora com os remédios e as terapias.

Varicela: doença de pele causadora da catapora

A doença de pele que transmite a catapora chama-se varicela. Contagiosa ao tossir, falar ou em espirrar, a varicela é muito comum em crianças, causando lesões com erupções cutâneas, crostas, febre e mal-estar.

A varicela só é transmitida uma única vez, visto que o portador torna-se imune ao vírus da catapora. Quando a varicela atinge adultos, as complicações são sérias podendo atingir pulmões e cérebro (encefalite).

Os tratamentos contra a varicela podem incluir Paracetamol (para dor e febre); anti-histamínicos à base de dimetindeno ou levocetirizina para sanar a coceira e loções à base de óxido de zinco para secar as feridas. Porém, a vacina contra a varicela ainda é a melhor opção para evitar esta doença de pele.

Saiba mais sobre doenças de peles com todos os conteúdos do Universo da Saúde nesta categoria!

Rosácea – Tipos, causas, sintomas, tratamentos e prevenção

Caracterizada principalmente pela vermelhidão da pela do rosto, especialmente nariz e bochechas, a rosácea é uma doença de pele bastante comum, principalmente em mulheres adultas de pele clara. Apesar de sua manifestação inicial aparentemente inofensiva, a rosácea é uma doença crônica e com potencial para...

Vitiligo: O que é,Tipos e quais são as causas

Apesar dessa doença não causar prejuízo a saúde física, o vitiligo pode resultar em susto ao paciente e estranheza as pessoas que tem contato com o portador, devido a aparência da pele e falta de conhecimento no assunto. Este artigo abordará a doença conhecida por...

Câncer de pele: Guia completo sobre a doença

O câncer de pele é a reprodução fora do normal e descontrolada das células que compõe a epiderme. Pelo fato da pele ser o maior órgão humano, qualquer célula que faz parte dela pode originar o câncer, fazendo com que existam muitos tipos de...

Dermatite Seborreica: o que é, causas, sintomas e tratamentos

A dermatite seborreica — também chamada de seborreia — é uma doença de pele comum, crônica, mas sem tanta gravidade, que causa inflamação na pele em áreas mais oleosas e representa 20% de incidência na população mundial. Apesar desta forma de dermatite não prejudicar a saúde...

Dermatite atópica: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Você sabe o que é dermatite atópica? Sempre confundida com psoríase, a dermatite atópica atinge crianças e adultos, principalmente com pele muito seca ou histórico de asma ou rinite alérgica na família, por isso também é considerada de origem alérgica. Coceira, vermelhidão e prurido são...