Início Doenças do Sistema Digestorio

Doenças do Sistema Digestorio

As doenças do sistema digestório podem ser desde o trato intestinal até o pâncreas, tendo causas variadas como infecção, álcool, alto colesterol ou falta de fibras.

Para que a população possa se conscientizar sobre os perigos à saúde e buscar a prevenção e o diagnóstico precoce é comemorado, todo dia 29 de maio, o Dia Mundial das Doenças Digestivas.

Se você sofre de dores no abdômen, no estômago ou em qualquer outra área do sistema digestório, este conteúdo será de grande ajuda. Vamos abordar as 10 doenças do sistema digestório mais comuns entre a população.

1. Prisão de ventre

A prisão de ventre ou constipação é um dos distúrbios do sistema digestório mais comum e resulta de baixa frequência de evacuações, com fezes ressecadas e sensação de evacuação incompleta. A causa mais comum são a falta de fibras na alimentação e pouca ingestão de água, o que dificultam o trânsito intestinal. Outras causas relacionadas apontam para o sedentarismo, certos medicamentos, gravidez, doenças como hipotireoidismo, mal de Parkinson, etc.

Sensação de evacuação incompleta, fezes duras, esforço para evacuar, vômitos e inchaço abdominal são alguns dos sintomas da prisão de ventre. As mudanças nos hábitos alimentares, estilo de vida e o uso de laxantes podem conferir um melhor tratamento contra a prisão de ventre.

2. Azia

Azia é sensação de queimação que irradia pelo peito até a garganta. Causada pelo refluxo de ácido gástrico, ou seja, quando o alimento é parcialmente digerido e ele acaba retornando ao esôfago.

Álcool, ketchup, mostarda, café, suco de laranja ou limão, refrigerantes e frituras estão entre os fatores de risco para essa doença do sistema digestório chamada azia. A melhor forma de evitá-la é mastigando bem os alimentos, não ingerir álcool, nem fumar, evitar exercícios ou deitar-se após as refeições e adotar uma alimentação balanceada, sem gorduras.

3. Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do intestino irritável, também chamada de cólon irritável é uma doença crônica do sistema digestório que afeta o cólon (intestino grosso) e gera dor abdominal, cólicas, gases, diarreia ou prisão de ventre e sensação de inchaço.

A síndrome do intestino irritável ocorre porque as contrações geradas pelo alimento ingerido são mais fortes ou mais fracas que o normal, fazendo a pessoa sofrer com dores, flatulência e diarreia.

A mudança no estilo de vida do paciente, como a inclusão de fibras e a exclusão de alimentos gordurosos e com glúten, e bebidas gaseificadas podem melhorar a qualidade de vida. Os medicamentos contra a diarreia e os anticolinérgicos podem ser úteis também, mas sempre aliados aos hábitos saudáveis.

4. Apendicite

Apendicite é uma inflamação do apêndice, um órgão situado entre o final do intestino delgado e o início do intestino grosso, medindo 10 cm de comprimento. Sua função é ajudar a produzir anticorpos e ainda servir como reservatório de bactérias intestinais.

Por ele não ter saída, pode ocorrer obstrução e acúmulo de muco, que deveria ser drenado e misturado às fezes, levando a dilatação do apêndice. Pode ser causado por infecção viral ou bacteriana, tumores ou vermes intestinais.

O apêndice provoca dor no estômago e em volta do umbigo, além de náuseas, febre e vômitos principalmente quando a região inflama e atinge o peritônio (uma membrana que recobre o trato intestinal). A doença do sistema digestório apendicite é tratada com cirurgia, mas dependendo do estado do paciente, os antibióticos podem ser indicados.

5. Pancreatite

Pancreatite é o nome que se dá a inflamação do pâncreas, quando as enzimas digestivas produzidas pelo pâncreas ficam ativadas e danificam o órgão. O certo é que essas enzimas só se tornem ativadas quando entrarem no intestino delgado, cujo objetivo é ajudar na digestão. O excesso de álcool, doenças genéticas, como a fibrose cística, e doenças autoimunes podem levar a pancreatite aguda.

A pessoa afetada pela doença do sistema digestório pancreatite variam dependendo do seu tipo, se é aguda ou crônica. O paciente pode sofrer de dor abdominal superior — que pode irradiar para as costas ou piorar após comer —, náuseas, vômitos, perda de peso, febre, icterícia (pele ou parte branca dos olhos amarelada) e suor.

O tratamento para pancreatite requer jejum, alimentos não gordurosos e alguns medicamentos a fim de controlar a dor e também repor as enzimas pancreáticas. O paciente precisa ser hospitalizado para tratar a inflamação e ser submetido a terapia intravenosa para evitar a desidratação.

6. Cirrose Hepática

A cirrose hepática é uma das doenças do sistema digestório que mais tem atingido a população nos últimos anos devido ao abuso do álcool, mas também pode ser causada por hepatite. A cirrose é caracterizada pela cicatrização do fígado por causa de inúmeras agressões. Sendo o fígado responsável por metabolizar, não só o álcool, mas também alguns medicamentos e o colesterol, o tecido cicatrizado dificulta esse processo podendo levar seu portador ao óbito.

A cirrose é considerada silenciosa, porque os sintomas são leves ou até inexistentes, mas quando eles chegam a aparecer, parte do fígado já está fibrosado (cicatrizado), gerando fadiga, perda de apetite, fraqueza, náusea e perda de peso.

O tratamento vai depender da causa da cirrose. Se for pelo consumo de álcool, o portador precisará abandonar o álcool; se for por hepatite, alguns medicamentos como antivirais ou corticoides podem ser receitados.

7. Dispepsia

Dispepsia — também chamada de indigestão — não é exatamente uma doença do sistema digestório, mas sim, a causa de doenças subjacentes, como gastrite, amiloidose, pancreatite, diabetes ou medicamentos como teofilina e anti-inflamatórios.

Outras causas comuns são o ato de comer demais, consumo excessivo de álcool ou cafeína, tabagismo e ingerir, em excesso, alimentos ricos em fibras, como pão integral. A dispepsia leva o portador a sofrer dor, arrotos, náusea, saciedade precoce, sensação de peso e empachamento no abdômen.

Para tratar a dispepsia, o melhor é saber a causa do problema, mas os medicamentos mais comuns incluem omeprazol e domperidona.

8. Doença celíaca

A doença celíaca é uma doença crônica e autoimune do sistema digestivo provocada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia, centeio, cevada, trigo e seus derivados.

Os sintomas de quem sofre desta doença do sistema digestório são muitas quando a pessoa se expõe ao glúten, mas também podem ser poucas. Dentre alguns dos sintomas, encontram-se as lesões na pele, gases, barriga inchada, falta de apetite, prisão de ventre, perda ou ganho de peso.

Mesmo não tendo cura, a doença celíaca pode ser aliviada com o corte de glúten da dieta. Na lista, inclui qualquer alimento derivado do trigo, aveia e cevada, por exemplo, além de bebidas alcoólicas e açúcares.

9. Gastrite

A gastrite é uma doença do trato gastrointestinal que inflama ou infecciona o estômago, causada pela pouca capacidade da barreira mucosa em proteger a parede estomacal dos sucos digestivos produzidos pelo estômago.

Os principais sintomas são indigestão, azia e queimação, vômitos, dores abdominais, podendo levar o paciente a vomitar sangue ou ter fezes escuras, em caso da parede estomacal sangrar. A gastrite pode causar úlceras ou câncer de estômago, por isso, é importante procurar ajuda médica caso sofrer destes sintomas.

O médico poderá receitar antiácidos, antibióticos, inibidores de prótons (IBP), como pantoprazol e omeprazol.

10. Doença de Crohn

Doença de crohn é uma doença inflamatória do sistema digestivo, possivelmente causada pela genética, infecções, sistema imunológico desregulado e até fatores ambientais. Possivelmente, porque não há comprovação de qual fator leva ao crohn.

O portador da síndrome de crohn pode experimentar dor abdominal, diarreia frequente, febre, sangramento nas fezes e hemorroidas.

O tratamento pode incluir aminossalicilatos, corticosteroides ou suporte nutricional dependendo do tipo de doença de crohn do paciente — leve a moderada, moderada a grave ou grave a fulminante.

Sintomas do câncer de estômago- Veja os 10 principais e causas.

Alguns dos sintomas do câncer de estômago muitas vezes passam despercebidos por nem sempre ser um indicativo dessa doença como a azia e perda de apetite, por exemplo. Perceber quais os sintomas do câncer de estômago ajuda a indicar essa doença mais rapidamente. Muitos deles...

Dor de estômago- As principais causas e receitas caseiras para alivio da dor.

A dor no estômago é um sintoma comum, que pode ter diversas causas, como gastrite ou excesso de gases, vômitos ou azia. A dor de estômago pode ser causada pelo consumo de café em excesso, bebidas alcoólicas, comidas apimentadas, stress, ansiedade e nervosismo. Caso a...

Doenças do intestino: 8 doenças mais comuns

Algumas  doenças do intestino são assintomáticas, podendo gerar demora na procura de um médico especialista e fazendo com que seja mais difícil realizar o diagnóstico rápido da doença para iniciar o tratamento. Quando aparecem os sintomas, eles podem confundir, porque são comuns em diversas outras doenças,...

Nódulo no fígado e câncer de fígado são a mesma coisa? Saiba mais!

O nódulo no fígado pode ser preocupante, como qualquer alteração em nossos órgãos. Trata-se de tumores benignos, que não são disseminados para outras regiões do corpo. Existem alguns tipos de nódulo no fígado que, apesar de constituírem um grupo de tumores benignos, alguns podem gerar...

Constipação intestinal: conheça as causas e tratamentos para a prisão de ventre

Constipação intestinal, popularmente conhecida como prisão de ventre, caracteriza-se pela dificuldade em evacuar ou pela evacuação de pouca frequência. A grande maioria das pessoas já tiveram ou têm um episódio de intestino preso da forma aguda (casos isolados e de curta duração), e uma outra...

Câncer de intestino: causas, sintomas e formas de tratamento

O câncer de intestino pode acometer tanto o intestino delgado como o intestino grosso, em menor ou maior grau. No intestino delgado (região responsável pela digestão e absorção de alimentos), a incidência de câncer é mínima, mas ocorre. Na maioria dos casos, quando se fala...

9 Causas do Câncer de Estômago: evite o câncer gástrico

O câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico, e acomete cerca de 20 mil pessoas por ano. É uma patologia grave, a qual muitas vezes o diagnóstico é confundido com outras doenças gástricas. Não se sabe ao certo quais são as causas de câncer...