Home / Sintomas / Dor no quadril – Causas e tratamentos

Dor no quadril – Causas e tratamentos

Diversos fatores podem causar a dor no quadril que na grande maioria das vezes não se trata de algo grave. É comum que quem a sinta a trate em casa através da aplicação de bolsas de água quente e ficando de repouso evitando realizar exercícios de impacto como subir escadas ou correr.

O problema é que quando essa dor no quadril é mais forte, dura muitos dias e não apresenta nenhum tipo de melhora mesmo com o descanso e tomando analgésicos ou parece que está piorando o melhor é procurar um ortopedista.

Afinal, a insistência dessa dor pode indicar que esse sintoma tem haver com algo mais grave como, por exemplo, uma bursite, artrose ou artrite.

Bursite

Muitas pessoas já sentiram a dor causada pela bursite e sabem o quão doloroso e incapacitante ela é. Esse incômodo é causado quando a Bursa se inflama, mas o que é isso?

bursite dor no quadril
A bursite pode causar uma dor aguda no quadril e precisa de tratamento imediato para não agravar os sintomas

A Bursa trata-se de um saco fechado que em seu interior possui um fluido que ajuda na redução do atrito entre os tecidos que estão no interior do quadril. Quando algumas dessas bolsas se inflamam é comum a pessoa sentir naquele local rigidez e dor.

É comum sentir esses sintomas quando vai dormir já que a dor é bem forte podendo ser de um ou de ambos os lados. Além do mais, a pessoa também pode ter dificuldade para caminhar ou até mesmo subir escadas ou sentar em superfícies duras.

Como tratar

As cenouras são ótimas aliadas por serem ricas em betacaroteno e por esse motivo devem ser consumidas para evitar esse quadro. Mas além delas também é indicado se alimentar de tomates, frutas cítricas e todas as verduras que tenham em sua composição as vitaminas A e B.

Quando a dor está numa fase mais aguda é preciso que o repouso seja feito para que a inflamação seja amenizada. Ao sentir que ela diminuiu é preciso fazer pequenos exercícios como dar passeios pequenos que durem até 10 minutos e subir aos poucos a escada.

Uma massagem no quadril também pode ser muito útil. Nesse caso, as mãos devem ser passadas ao longo do longo, fazendo uma compressão. Fazer compressa quente no local também ajuda a dar um alívio na dor.

Polimialgia reumática

Este é um mal capaz de afetar todas as articulações que o quadril possui. A pessoa sente uma rigidez articular que dia após dia aumenta causando mais sofrimento. Esse problema é muito comum nas pessoas idosas que se sentem cansadas, acabam perdendo peso e ficam desanimadas.

Como tratar

O mais indicado para esse tipo de problema é buscar ajuda médica, pois somente ele pode indicar qual o tratamento mais adequado para aquele caso. Entretanto, em casa é possível seguir algumas orientações simples como nadar e fazer a aplicação de compressas frias e quentes para que a área seja reativada e a dor aliviada.

Também é indicado fazer massagens e consumir todas as plantas que são capazes de atuar como anti-inflamatório como:

  • Infusão de salsa, urtigas e tisana que são ótimas para tratar o reumatismo e aliviar a dor.
  • Harpagófito trata-se de um ótimo anti-inflamatório que pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais e que é encontrado em cápsulas.
  • Tônicos externos como a lavanda, óleo de eucalipto ou salgueiro, água de alecrim entre outros.

Artrite

As mulheres comumente apresentam artrite principalmente na região do quadril. Conforme o tempo vai passando os ossos passam por um desgaste e perdem sua massa. A dor pode estar localizada no próprio quadril, mas também pode ser sentida na virilha ou interior da pelve e aparece como uma rigidez ou inflamação.

Esse é um problema muito perigoso, pois com o passar do tempo ele pode causar fratura no quadril. Mulheres que possuem idade avançada comumente fraturam o quadril em decorrência da artrite.

Como tratar

Uma ótima forma de tratar a artrite com remédio natural é consumindo suco de aipo todos os dias. Ele contém sódio, cálcio, potássio, enxofre, fosforo, ferro, magnésio além das vitaminas A, B, C e E. Assim, em um único alimento é possível suprir a falta nutricional que a artrite causa. Além do suco pode-se optar pelo chá de aipo feito a partir do seu talo e folhas.

Outra opção é fazer um suco de cenoura mais aipo. Em apenas duas semanas é possível sentir um alívio de sua dor e uma rigidez menor das articulações. Um ótimo suco que é muito recomendado para as articulações é o de cereja e por isso pode fazer parte do tratamento da artrite.

Já para envolver a articulação que está dolorida pode-se optar pelo vinagre quente. Nesse caso, a faixa deve ser molhada com o vinagre maçã quente e colocada na articulação que está causando incômodo.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Tendinite

As mulheres mais jovens também podem sofre com dor no quadril e nesse caso o mais provável é que se trate de tendinite já que essa é a causa mais comum para esse público. Ela ocorre porque os tendões localizados ao redor do quadril se inflamam após um movimento que foi mal executado, um giro brusco dessa parte do corpo ou até um passo em falso.

Para que esse mal seja tratado o melhor é seguir o que o médico prescrever que pode ser ficar em repouso e tomar analgésicos. Também pode dar banhos quentes e frios, banho de sal grosso com um copo de vinagre de maçã e fazer massagem utilizando água de alecrim.

Nervo ciático comprimido

Quando o nervo ciático está comprimido pode causar uma dor no quadril, mais precisamente atrás, logo acima do bumbum. Ela se irradia para a perna e até pode causar uma sensação de queimação ou dificultar a realização do movimento.

Como tratar

Se tiver essa suspeita o melhor é procurar por um médico para que sejam realizados exames a fim de comprovar a existência de algum problema que esteja comprometendo o nervo. Ele também passará alguns analgésicos para serem tomados bem como anti-inflamatórios. Tudo depende do quão grave é a dor.

A fisioterapia também pode ser indicada para tratar esse problema além de repouso e evitar atividades de impacto como é a corrida, futebol e tênis, por exemplo.

Fratura

Se a dor for muito intensa e causa incômodo ao caminhar e dificultar a pessoa de se levantar ou ficar sentada pode ser que o quadril tenha uma fratura. Essa suspeita é ainda maior se a pessoa por um idoso ou se essa dor surgiu após um acidente de carro ou moto.

Como tratar

Se um acidente aconteceu o ideal é chamar o socorro para que o tratamento seja feito. Se realmente for uma fratura no quadril uma cirurgia deve ser feita. Caso seja um idoso que apresente esses sintomas sem ter sofrido acidente o melhor é leva-lo ao médico o mais rápido possível. Assim ele poderá fazer uma investigação e fazer o tratamento.

Se a dor demorar a passar ou for muito intensa é preciso fazer uma consulta com o ortopedista para que seja diagnosticada a causa e o tratamento adequado seja iniciado. Ele pode indicar alguns remédios, mudança alimentar ou cirurgia.

Dor no quadril durante a gravidez

Metade das mulheres que estão grávidas se queixam de dor no quadril nesse período. Isso é causado por causa da relaxina nos ossos e articulações. Por causa disso o quadril fica mais solto o que gera um desconforto maior principalmente se durante o dia a mulher tiver uma má postura.

dor no quadril gravidez
Durante a gravidez, é normal ter dores no quadril em razão da má postura, portanto não se preocupe

Como tratar

Para que essa dor diminua durante a gravidez a mulher pode usar uma cinta especifica para o quadril. Isso vai ajudar na redução da mobilidade das articulações e ainda melhorará seu bem-estar.

Osteonecrose do quadril

Essa é uma condição que causa muita dor no quadril. Ela ocorre quando o osso tem seu suprimento de sangue interrompido. Apesar de poder acontecer em qualquer osso, nesse caso em específico é a cabeça de fêmur que passa por esse processo.

Sem ter o suprimento de sague suas células acabam morrendo o que pode fazer com que a articulação do quadril seja destruída ou surja à artrose.

Como tratar

É essencial que o tratamento seja iniciado o mais precoce possível. Para tratar essa dor é feita uma restrição de impacto e utilização de medicamento para dor. Enquanto isso tenta-se encontrar o que causou a osteonecrose para que ela seja tratada. Em alguns casos a cirurgia é o tratamento mais adequado para o paciente.

 

Gostou deste artigo sobre dor no quadril? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

 


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …