Breaking News
Home / Remédios / Hidroquinona – Para que serve como usar e preço

Hidroquinona – Para que serve como usar e preço

Com certeza você já ouviu falar da hidroquinona e talvez alguém até tenha a indicado, certo? Muito bem, nesse conteúdo você vai descobrir um pouco mais sobre ela.

No entanto, é preciso saber que a hidroquinona é muito poderosa e por isso deve ser usada com sabedoria e consulta médica, nesse caso ela provavelmente vai solucionar o problema de sua pele e clareamento até das dobras do corpo como a aplicação de hidroquinona na axila.

Além de falar sobre a hidroquinona gel, também explicaremos a dúvida que ronda todos os que buscam esse medicamento a respeito se a hidroquinona mancha a pele.

Além disso, seu uso pode se dar em diversos lugares do corpo, em áreas controladas, como no rosto, dobramentos e até mesmo hidroquinona na virilha. Também falaremos de seu preço. A seguir, você conhecerá melhor um pouco de cada coisa. Boa leitura!

O que é?

A hidroquinona é um composto químico que é popularmente conhecido como responsável por agir em prol do clareamento de pele. Como o próprio nome sugere, “hidro”, esse composto é conhecido por ser solúvel em água o que o faz atingir uma textura um pouco semelhante a um gel.

 

hidroquinona o que é
A hidroquinona promove um excelente clareamento de pele e também remove manchas ou marcas do rosto

O que não se sabe sobre a hidroquinona gel, é que é um composto que pode ser encontrado em muitos alimentos, em alguns óleos, fumos de tabaco e até mesmo em madeiras.

Mas no Brasil, sua maior procura é de fato como agente clareador da pele. É uma química poderosa e quando não bem aplicada, pode causar o efeito oposto ao desejado anteriormente.

Pra que serve?

A hidroquinona é uma pomada, que assume uma textura próxima a um gel, que tem como principal função a de trabalhar na correção da pigmentação da pele, isto é, auxilia a clarear áreas mais escuras do corpo como hidroquinona na virilha.

A pomada tem princípios ativos que trabalha diretamente combatendo essas manchas causadas pelo tempo, por maus hábitos como apoiar excessivamente os cotovelos em locais sujos e até mesmo por melasmas, manchas que surgem devido à muita exposição ao sol.

A hidroquinona pode ser usada por todas as idades, observando apenas as contraindicações em comum, e partes do corpo, sendo utilizada tanto nas áreas de articulações como cotovelos, tornozelos as áreas como virilhas e sobretudo, o rosto.

Como usar?

O uso da hidroquinona deve ser especificado não somente pela simplicidade da ação do produto, como a complexidade dos seus reagentes e, é claro, por se tratar de um medicamento e por isso, tem suas prescrições em relação a quantidade.

É comum no inconsciente coletivo a ideia de quanto mais melhor, e surpreendentemente essa máxima é levada até mesmo ao campo dos medicamentos. Quantas vezes você já viu ou ouviu alguém tomando uma dose a mais de algum remédio só “para garantir”.

É importante ressaltar que esse tipo de coisa é totalmente não recomendado. Relacionando com a hidroquinona, tem-se a impressão que ao aplicar uma grande quantidade do gel o resultado será mais eficiente.

Nem mesmo com os cremes isso é garantia de hidratação e com esse gel não funciona de forma diferente. Muito pelo contrário, a grande prescrição que se dá a respeito da hidroquinona é que deve ser aplicada uma camada fina do medicamento.

Em consulta com dermatologistas experientes, farmacêuticos conhecedores do produto e até mesmo em pesquisas pessoais, você sempre encontrará esse conselho em relação à aplicação da hidroquinona: “camada fina”. Portanto, use pouco.

Quanto ao número de vezes em que a pomada deve ser aplicada é algo muito sério para se arbitrar individualmente, portanto não é algo que você deverá escolher e sim seguir uma prescrição médica adequada, dada pelo seu dermatologista.

Em geral, costuma-se indicar somente uma aplicação do produto por dia, mas é importante conversar justamente por que cada pele é uma pele. Em alguns casos o produto deve ser aplicado num dia sim e outro não, tudo varia de acordo com o caso em questão.

Efeitos Colaterais

Todos os cuidados a respeito do uso da hidroquinona com sabedoria se dão devido à sua fórmula que pode ser muito forte, por isso é preciso ficar atento e sempre respeitar às prescrições médicas. Caso esse respeito aconteça, não há por que se preocupar com os efeitos colaterais.

No entanto, para todos aqueles que fazem mal-uso da pomada, pequenas lesões e agressões a pele podem acontecer.  Sem falar na maior dúvida que pode ser respondida a partir dessas instruções, quando mal utilizada, hidroquinona mancha a pele.

O uso desmedido da hidroquinona, e até mesmo somente o uso em casos que a pele não pode receber o medicamento, pode gerar vermelhidão na pele e intenso mal-estar.

Além disso, a exposição da pele onde foi aplicada a hidroquinona é totalmente prejudicial podendo causar irritações e dermatite ainda mais graves.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Contraindicações

Primeiramente, no sentido mais básico das contraindicações, é preciso ler a bula e compreender todos os componentes da fórmula de composição da hidroquinona, para perceber se a primeira vista existe algum medicamento que você tenha restrição.

Caso não haja nenhuma hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula, é preciso atentar para outra esfera muito importante do uso da hidroquinona e qualquer medicamente para a pele, a exposição.

Grande parte dos medicamentos que são usados em procedimentos e tratamento para pele, senão todos, tem em sua composição agentes muito fortes que devem ser respeitados, caso contrário podem causar um efeito negativo.

Essa exposição é preciso entender, se trata da exposição solar. Não é que não seja recomendado o uso de um medicamento como hidroquinona e a exposição irresponsável ao sol, é totalmente proibido mesmo.

Não se pode iniciar um tratamento com hidroquinona, em qualquer parte do corpo que seja, mas nesse caso específico em partes que não são cobertas com roupas quando há exposição ao sol, sem ter o cuidado adequado para se proteger, diferente da hidroquinona na axila, por exemplo.

É preciso se proteger do sol sempre, utilizando protetor solar adequado para a sua pele e necessidades. Muito se confunde, aliás, o uso da hidroquinona como um possível protetor solar e isso é terminantemente proibido.

 

exposição ao sol hidroquinona
Após o uso da hidroquinona, você deve evitar a exposição prolongada ao sol, ja que a sua pele estará mais sensível

Muito se fala também a respeito das áreas que se podem aplicar a hidroquinona, a região dos olhos é uma das maiores dúvidas por que muito se confunde quando se trata da pigmentação causada pelas olheiras, o que configura algo completamente diferente do que trata a hidroquinona.

Além disso, essa área dos olhos, contando com os cílios e supercílios é contraindicada para aplicação da pomada, assim como áreas muito grandes. É sempre comum observar que a aplicação costuma ser de fato em áreas menores do corpo.

Portanto, o melhor conselho é utilizar a pomada de hidroquinona com sabedoria, como um remédio que de fato é, ao invés de confundi-la – o que acontece muito normalmente até pelo formato e textura – como um creme ou um hidratante. A diferença entre o remédio e o veneno é justamente a quantidade.

Preço

Os preços de medicamento, apesar de apresentarem um valor sugerido, variam de acordo com a cidade em que se encontram, incidência de farmácias e apresentação ou não de preços competitivos. São muito os fatores que colaboram para essa variação.

No entanto, de modo geral a pomada de hidroquinona apresenta um preço médio em torno de R$20,00, podendo variar para menos caso haja uma pesquisa e descontos mais apurados. Esse preço para uma embalagem de 30g, que dura um tempo considerável se analisarmos a pouca quantidade da pomada que se usa.

Por isso, o medicamento acaba sendo acessível, e esse fator além da conhecida eficiência do produto, é uma das coisas que o torna muito popular.

 

Gostou deste artigo sobre hidroquinona? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …