Kinesio Tape – O que é, para que serve e seus principais efeitos

Dores musculares são muito comuns em todas as pessoas por motivos diferentes, mas se você é atleta ou precisa de maior e total rendimento dos seus músculos, a Kinesio Tape é uma indicação mais adequada ao seu caso.

A Kinesio Tape funciona garantindo a segurança e estabilidade do seu músculo lesionado de modo que com sua aplicação correta, você nem consiga sentir as dores do músculo em momentos de competição.

Além disso, essa fita é um fator de segurança, protegendo o corpo de qualquer exagero ou movimentação fora do lugar que possa agredir a postura, como no caso da Kinesio Tape para lombar.

No conteúdo abaixo você encontrará maiores informações sobre a Kinesio Tape e sua utilização. Boa leitura!

O que é?

É possível que você nunca tenha visto e nem faça ideia de como usar Kinesio Tape ou se algum dia já a viu não sabia exatamente do que se tratava. A verdade é que esse tipo de prática tem sido mais usado no país nos últimos anos, muito em decorrência de uma busca melhor por alta performance muscular.

kinesio tape o que é
A kinesio tape pode ajudar pessoas que pratiquem exercícios físicos a potencializar os seus resultados

A Kinesio Tape é, como o próprio nome sugere em inglês, uma fita e essa fita tem uma capacidade de explorar as funções musculares em altas potências durante períodos muito específicos.

Nesse caso, para entender sua aplicação, basta tentar buscar na memória em que momentos que já encontramos algum tipo de fita Kinesio tape ou em que tipo de eventos já a vimos, os esportivos!

A Kinesio Tape é muito comum entre os atletas por que é justamente esse grupo que precisa do máximo de esforço e resistência que o músculo seja capaz de oferecer, funcionando dessa forma quase como um estimulador.

No entanto a palavra certa para usarmos seria potencializador, a Kinesio Tape cuida de dar mais força a algo que já está ali. Por meio de sua bandagem que consegue posicionar o músculo de forma a explora-lo em sua totalidade de movimentos, garantindo uma alta performance graças ao total controle dos músculos com precisão.

Para que serve?

A Kinesio Tape serve então justamente para isso, garantir a performance de atletas e pessoas que precisam do funcionamento total e preciso dos seus músculos. É muito comum a utilização e o modo como usar Kinesio Tape também como um facilitador ou solucionador de problemas musculares, como a tendinite e bursite.

Como se sabe, qualquer atleta que trabalhe com alta performance tem em sua rotina horas expressivas de treino buscando a perfeição e com isso há um inevitável desgaste muscular onde não existe tempo para descansar.

Não é incomum na rotina de atletas, por exemplo, a aparição de lesões, rompimento de ligamentos e coisas semelhantes justamente por que o corpo tem um limite, ainda que condicionado a aguentar o máximo que uma rotina dessas solicita, tem horas que ele se manifesta.

É nessa hora por exemplo, de uma possível tendinite ou algum incomodo muscular, que se opta pela utilização da Kinesio Tape de modo que todo o período de treinamento e até de competição não seja interrompido.

Dessa forma existe quase que uma confiança na Kinesio Tape como recurso para que os músculos ainda tenham sua total potência e força num período decisivo, mesmo que não estejam totalmente em sua melhor fase.

Como funciona?

Existem muitas linhas de pensamento e estudos a respeito do real modo de como a Kinesio Tape funciona, mas no geral ela é aplicada sobre o tecido muscular tendo ação não somente nele como nos sistemas nervoso, linfático e circulatório, além das articulações, é claro.

Segundos fisioterapeutas, a Kinesio Tape funciona estimulando a drenagem linfática da região em que é aplicada, de modo que se torne também um método de corrigir a postura e os movimentos a partir da correção.

Além de consertar a postura como a Kinesio Tape na lombar, também é uma das funcionalidades da fita a de “esconder” uma área ou um músculo que apresente uma dor, de modo que ele se torne imperceptível no momento que for solicitado, sem que sua dor seja motivo suficiente para limitar os movimentos dependentes dele, de alguma forma.

Nesse caso, cabe a Kinesio Tape trabalhar de modo que se una as proximidades do músculo, isso é, fazendo com que ele seja naturalmente comprido através da ponte criada com a fita em duas extremidades que circundam a área em questão.

A Kinesio Tape tem um tempo de vida útil de até três dias, embora seja normalmente utilizada em períodos de competição e treinamento pelos motivos já explicados anteriormente, de garantir a potência do músculo.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Principais efeitos

Entre os principais efeitos da Kinesio Tape é a melhora da postura por completo, isto é, a readequação da postura do nosso corpo. Esse parece um detalhe de importância pequena, mas é fundamental para a saúde do nosso corpo, principalmente no que se refere à atletas de alta performance.

kinesio tape dicas
A kinesio tape pode melhorar a sua postura e evitar problemas de coluna

Considere que esses atletas trabalham diariamente fazendo movimento com precisão de tempo, distância e força, em alguns casos exigindo muito do corpo na procura de uma força descomunal.

Imagine então todos esses movimentos sendo feitos com uma postura indevida, que tipo de problemas e condições maléficas não poderiam trazer para o próprio corpo a médio ou longo prazo.

Além disso, também é um dos efeitos da Kinesio Tape a melhor circulação sanguínea, que também fornece ativos o suficiente para que o músculo esteja trabalhando com total competência no momento em que é solicitado.

A fita também funciona como uma proteção e não somente um escalonador de movimentos. É comum que seu uso se dê não somente em momentos como fadiga muscular, mas em momentos cruciais que antecedem alguma competição.

Isso por uma questão de segurança, por que uma vez que a fita corrige a postura, ela também consegue limitar os movimentos que não devem ser feitos. Desse modo, ela cuida de proteger a movimentação dos músculos que não seja saudável e até mesmo de distensões.

Desse modo, a Kinesio Tape acaba nos protegendo também de cãibras e qualquer mal-estar que possamos ter no músculo em questão. E esse apoio para um atleta em véspera de competição, por exemplo, é de grande importância para o sucesso de sua performance e confiança no momento da execução.

Gostou deste artigo sobre Kinesio Tape? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!