Máscara de Pepino – benefícios e ajuda para obter uma pele mais saudável





A máscara de pepino é um cosmético caseiro muito utilizado graças às suas propriedades anti-inflamatória, antioxidante e calmante.

A imagem de uma mulher com rodelas de pepino nas regiões dos olhos é muito comum em novelas, filmes e até mesmo em desenhos animados. E nada disso é ficção.

A indústria cosmética já conhece os benefícios do pepino, de nome científico cucumis sativus, um fruto diurético e rico em potássio. O potássio presente no pepino, juntamente com sua composição de 95% de água garante elasticidade nas células da pele fazendo o rejuvenescimento da epiderme. Seu efeito é potencializado na região do rosto. E o melhor disso tudo é que você pode fazer a máscara de pepino em sua própria casa, sem gastar nada.

máscara de pepino o que é
A máscara de pepino pode ser uma opção natural maravilhosa para rejuvenescer a pele

Neste artigo você conhecerá os benefícios da máscara de pepino, como ela é utilizada, como fazer e como utilizar para eliminar inchaço, acne, olheiras e manchas no rosto.

Benefícios

O pepino possui 95% de água em sua composição, além de ser rico em potássio, fósforo, sílica, magnésio e outras vitaminas. O fruto é excelente para a saúde, para os cabelos e principalmente para a pele. Fazer uma máscara de pepino caseira traz inúmeros benefícios para o rosto. Vamos conhecer os principais:

  • Ação anti-inflamatória, pois evita a produção de gases como óxido nítrico;
  • Ação antioxidante, graças a presença de vitamina C e flavonoides;
  • Efeito refrescante, graças a sua grande quantidade de água, diminuindo inchaços na região dos olhos;
  • Efeito calmante, sendo excelente para tratar queimaduras do sol e irritações no rosto.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Máscara de pepino para diminuir o inchaço

Rinites, sinusites, problemas dentários ou até mesmo infecções na região dos olhos podem causar inchaço. Graças ao seu efeito calmante e refrescante, fazer uma máscara de pepino pode diminuir bastante este inchaço no rosto.

Para fazer esta máscara você só vai precisar de um pepino e 200 ml de leite de soja.

Basta bater ambos os ingredientes até que se forme uma pasta. Com a ajuda de um algodão, aplique em todo o rosto, tendo cuidado para não aplicar nos olhos. Deixe a máscara agindo por cerca de 20 minutos. Lave seu rosto com bastante água fria, de forma que se elimine todo o excesso do produto. Agora é só secar bem com uma toalha.

Máscara de pepino para diminuir a acne

O mercado cosmético possui muitas opções para o tratamento de acne, alguns bem caro e outros muitas vezes excessivamente agressivos. Fazer a máscara de pepino pode tratar sua acne de forma mais amena, por ser um produto completamente natural, além de ser muito barato.

Para fazer o seu tratamento de acne caseiro você precisará de 1 colher de amido de milho (a tradicional Maizena) e meio pepino.

O primeiro passo é picar o pepino e colocar no liquidificador. Logo em seguida, adicione o amido de milho e bata bem.

Antes de aplicar a sua máscara, lave bem o rosto com sabonete. Se possível, faça uma limpeza de pele caseira, com água micelar, esfoliação e vaporização. Deixe seu rosto bem seco para receber a aplicação. Com a ajuda de um algodão ou espátula, aplique a máscara

Depois é só lavar o rosto com água morna e secar bem. Aplique um hidratante no rosto. Esta máscara é possível ser usada uma vez por semana.

Máscara de pepino para diminuir olheiras

É o uso mais clássico do pepino. Você não vai precisar fazer nenhuma mistura e nem mesmo de outro produto que não seja o pepino.

As olheiras podem ter muitas causas e até uma noite mal dormida podem as tornar mais evidentes. Como o pepino possui muita água e tem efeito descongestionante, as olheiras diminuem bastante com o uso desta máscara.

Isso acontece pelo fator da temperatura de nosso corpo ser mais alta do que a do pepino. Assim, o fruto remove o calor da pele, amenizando as marcas de olheira. Por isso, uma dica é utilizá-lo gelado.

Deixe o pepino alguns minutos na geladeira e após isso, corte rodelas do fruto e aplique nos olhos. Deixe agir por cerca de 20 minutos para ter suas olheiras amenizadas.

Máscara de pepino para diminuir manchas

Um dos efeitos conhecidos do pepino é o de regeneração celular, graças aos sais minerais presentes no fruto. Esta função tem como consequência o clareamento da pele. Aprenda a fazer esta máscara.

Você aprenderá a fazer uma máscara de pepino e mel. Os benefícios do pepino você já conhece e o mel irá ajudar na esfoliação e hidratação da pele, potencializando a ação clareadora da máscara.

Tudo que você vai precisar é de 3 colheres de sopa de mel e dois pepinos. Corte os dois pepinos em rodelas e coloque em um recipiente. Amasse bem os pepinos e vá adicionando o mel aos poucos. Misture bem até que fique consistente e homogêneo. Pronto! Agora é só aplicar no rosto e deixar agir por 20 minutos, lavando o rosto em seguida.

Máscara de pepino revigorante

Os nutrientes antioxidantes do pepino e sua composição de aminoácidos, magnésio, fibras, sódio, ácidos graxos, vitamina C e a grande quantidade de água remove as toxinas da pele e tem efeito revigorante para o rosto, deixando sua pele mais lisa, limpa e elástica.

Para fazer a máscara de pepino revigorante você vai precisar de 3 colheres de aveia em flocos, sabonete líquido para o rosto, soro fisiológico, mel, pepino e 1 copo de iogurte natural.

Faça uma limpeza de pele utilizando seu sabonete líquido facial. Após a aplicação em todo o rosto, lave com água morna e seque bem.

Depois da limpeza inicial, vamos esfoliar seu rosto para receber a máscara. Em um pote coloque a aveia e 4 colheres de sopa do iogurte. Aplique este esfoliante fazendo movimentos circulares. Lave novamente o rosto. Depois aplique soro fisiológico em todo o rosto e seque.

máscara de pepino resultados
A máscara de pepino mostra resultados impressionantes rejuvenescendo a pele

Para fazer a máscara misture 2 colheres de sopa de iogurte e 1 colher de mel. Esta mistura irá formar uma pasta. Amasse algumas rodelas de pepino juntamente com esta pasta. Aplique em todo o rosto. Coloque uma rodela de pepino em cada olho e deixe tudo agir por meia hora. É só lavar o rosto e remover todo o excesso. Se achar necessário, aplique um creme hidratante.

Gostou deste artigo sobre máscara de pepino? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here