Óleo de argan – Para que serve e benefícios.

O óleo de argan, também conhecido como óleo marroquino, tem propriedades terapêuticas e cosméticas que despertam o interesse de muitas pessoas.

Os benefícios do óleo de argan já eram conhecidos pelo povo marroquino há muitos séculos. O resto do mundo é que só está descobrindo agora esta substância e seus diversos usos.

 O que é o óleo de argan: finalidades e benefícios

O óleo de argan é uma substância natural extraída das nozes de uma árvore chamada Argânia (Argan Spinosa), encontrada apenas no sul do Marrocos. É um produto raro, portanto, de alto custo.

Ele é produzido de modo artesanal, com a extração da polpa das nozes, que são deixadas ao sol. Após secarem, são abertas com uso de pedras, para retirada das sementes, as quais são levemente tostadas para que o óleo seja extraído.

O óleo de argan é rico em vitaminas A, D e E, em ácidos graxos essenciais, fitoesteróis (grupo de esteróis naturalmente presentes nas plantas) e ômega 6.

 Para que serve o óleo de argan

O óleo de argan é indicado para tratamento do cabelo e da pele.

oleo de argan para que serve
Veja mais sobre o óleo de argan e saiba mais sobre as suas utilidades

Para o cabelo, o óleo de argan auxilia no controle do frizz e dos fios rebeldes, criando um aspecto saudável e de movimento. Ele também trabalha a elasticidade e nutrição dos fios por causa dos seus antioxidantes e vitaminas.

Assim, o óleo de argan é muito recomendado para tratar os efeitos indesejáveis de escovas definitivas, tinturas (ajudando também a manter a cor por mais tempo), calor ou oxidação.

Temos no óleo de argan 80% de gorduras insaturadas e três vezes mais vitamina E do os outros óleos vegetais. A consequência é um poder maior de nutrição e hidratação aos cabelos.

Mesmo tendo ação hidratante, o óleo de argan pode ser usado para tratar cabelos oleosos porque tem rápida absorção e não deixam resíduos que estimulem oleosidade.

Já com relação aos cuidados com a pele, o óleo de argan constitui forte aliado na hidratação e ação rejuvenescedora. Age também como anti-inflamatório e cicatrizante. Acredita-se, ainda, que o óleo de argan tenha ação preventiva contra o câncer de pele.

Beneficios do óleo de argan para os cabelos

Quando se trata de cabelo, o óleo de argan traz os seguintes benefícios:

  • Hidratação intensa;
  • Combate a pontas duplas;
  • Proteção contra raios UV;
  • Ação antioxidante;
  • Efeito anti-frizz;
  • Proteção térmica;
  • Aumento da elasticidade e mobilidade;
  • Estimulação do crescimento do cabelo;
  • Pode ser usado no cabelo oleoso sem aumentar sua oleosidade natural
  • Proteção e manutenção da cor no processo de tingimento

O óleo de argan garante uma aparência saudável ao cabelo, mantém a hidratação, além de também fechar as escamas dos fios, e dar brilho.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Benefícios do óleo de argan para a pele

Na pele o óleo de argan também atua na hidratação e nutrição. As propriedades desta substância são um eficiente auxiliar. Os benefícios incluem:

  • Hidratação do rosto, mãos e corpo;
  • Suavização dos sinais de idade;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Redução das células mortas;
  • Proteção contra danos causados pelo sol;
  • Preservação da elasticidade e do colágeno da pele;
  • Auxiliar no tratamento de acnes e cicatrização de feridas;
  • Restauração do PH natural da pele.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como usar o óleo de argan

Nos cabelos

Como o óleo de argan pode ajudar muito a manter a coloração esperada no tingimento, ele vai atuar melhor para esta finalidade adicionando algumas de suas gotas na tintura.

Estas gotas de óleo de argan irão fazer com que as madeixas fiquem mais hidratadas (o processo de tingimento costume ressecar um pouco os fios) e adquiram uma tonalidade mais brilhante.

Outra forma de utilizar o óleo de argan nos cabelos é inclui-lo no seu tratamento de hidratação. Acrescente algumas gotas no seu creme para massagem de costume. O óleo de argan irá potencializar a ação do seu produto.

Outra forma bem prática de usar o óleo de argan é espalhar algumas gotas nas palmas das mãos e espalhar por todo o comprimento do cabelo, logo antes de secar no secador ou na prancha.

O óleo de argan, nesse caso, atua como um selante térmico, protegendo os fios de danos que o calor do secador ou chapinha porventura causariam. Pode também ser usado depois da escova, para dar brilho e disciplinar o frizz.

Mas tenha cuidado para não passar o óleo de argan (seja puro ou misturado ao seu creme de massagem) muito próximo à raiz do cabelo porque este óleo pode causar entupimento dos folículos capilares.

 Na Pele

O óleo de argan é muito eficiente no combate a acnes e rugas, promovendo renovação celular. Trata também eczemas, queimaduras e marcas de estrias. Basta aplicar suavemente o óleo na região da pele a ser tratada.

oleo de argan para a pele
Veja quais são os benefícios do óleo de argan para a pele e como utiliza-lo

Para a finalidade de hidratação do corpo, você pode acrescentar algumas gotas do óleo de argan no seu creme hidratante. Pode colocar no seu creme para o rosto também.

Outra maneira de usá-lo como hidratante corporal é aplicar diretamente no corpo, após o banho, com enxágue após a aplicação.

O óleo de argan também é muito indicado para tratar unhas fracas, atuando como um agente protetor contra desgastes externos, provenientes das atividades do dia-a-dia. Coloque algumas gotas do óleo de argan em cada unha e massageie delicadamente.

 Outras informações sobre o óleo de argan

Além de hidratar e proteger a pele e os cabelos, o óleo de argan tem levantando outras possibilidades de usos e benefícios:

  • Como agente redutor da divisão celular no câncer de próstata e outros tipos de câncer;
  • Como preventivo de doenças cardiovasculares;
  • No tratamento de diabetes;

Para cada litro de óleo de argan extraído são necessários 30 quilos de sementes e cerca de 15 horas de trabalho. Algumas empresas já se valem de maquinários para realizar o processo de extração do óleo, mas a estrutura artesanal ainda predomina no Marrocos.

Trata-se, portanto, de uma atividade que demanda muito tempo, trabalho e custos; além de não admitir acréscimos de produtos químicos na sua produção. Desconfie, portanto, de ofertas baratas do óleo de argan. Muito provavelmente ele vai estar diluído em outras substâncias.

O autêntico óleo de argan é 100% natural e puro, isento de qualquer tipo de aditivo. Ele deve se apresentar em embalagem escura, para que o óleo se mantenha protegido da luz.

Procure garantir a compra de um produto legítimo. Investigue a credibilidade das importadoras, demais estabelecimento e lojas virtuais que você porventura consultar para uma tomada de preços.

 

Gostou deste conteúdo sobre óleo de argan? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!