Óleo de Coco – Benefícios, nutrientes, como usar e onde encontrar

O óleo de coco é um óleo vegetal extraído do próprio coco. A extração é feita a partir da polpa do coco (a parte branca do fruto) e possui 90% de ácidos graxos, o que o torna muito saudável para a saúde. Em algumas regiões o óleo é chamado de azeite de coco ou manteiga de coco.

O produto pode ser encontrado sob duas formas: óleo de coco extra virgem que é quando o produto é extraído apenas da sua polpa ou óleo virgem que é quando além da polpa, se utiliza durante a sua extração a camada que recobre esta parte branca do coco.

A gama de possibilidade de uso do óleo de coco é bem ampla. Por ser muito saudável ele é bastante utilizado na alimentação, seja ele puro ou misturado nos alimentos. Mas você também pode usar o óleo como cosmético, já que ele traz muitos benefícios para a pele e cabelo.

Os benefícios do óleo de coco

Imunidade: o óleo possui muitas vitaminas que auxiliam na imunidade de nosso corpo, assim nos protegendo e prevenindo de diversos tipos de doenças. Este óleo possui efeito anti-inflamatório e antitrombótico e seu consumo aumenta o HDL (a gordura boa), diminui os níveis de LDL (a gordura ruim) e ainda ajuda a controlar os níveis de colesterol. Até mesmo nos efeitos da osteoporose o óleo de coco pode ser um auxiliar.

● Hidratação da pele e cabelo: o uso do óleo de coco não está restrito apenas à alimentação. Ele pode ser utilizado diretamente na pele ou no cabelo. Na pele ele ajuda na hidratação, deixando-a mais macia, enquanto que no cabelo ele traz como benefícios mais brilho e um crescimento mais forte e saudável dos fios, além de ajudar na queda do cabelo.

● Ajuda a queimar gorduras: o óleo de coco não possui gorduras saturadas. Como qualquer óleo, ele possui gordura, mas esta é composta totalmente pelo chamado TCM (triglicerídeos de cadeia média). Fazer qualquer exercício físico após o consumo de TCM aumenta em até 5% o gasto calórico.

óleo de coco perda de peso
Perder peso com o óleo de coco pode ser uma opção saudável e muito eficiente para emagrecer

● Redução do apetite: cada vez mais nutricionistas e adeptos de dietas tem se utilizado do óleo de coco em suas dietas. A sua ingestão traz uma sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos nas refeições e ajudando assim no controle do peso.

● Redução da gordura abdominal: o seu consumo ajuda a queimar as gorduras abdominais. Isso acontece porque o óleo possui propriedades que aceleram a queima destas gorduras (função termogênica), mas para que isso aconteça é preciso que seu consumo esteja associado a algum exercício físico.

● Combate à diabetes: a diabetes ocorre pela produção insuficiente de insulina, o que pode acontecer pela resistência de nosso corpo em produzi-la. Dietas ricas em TCM (presente no óleo de coco) protegem contra esta resistência.

● Melhora a prisão de ventre: o óleo regulariza a ação do intestino e age rapidamente nesse sentido. Isso acontece pois ele é facilmente absorvido por nosso corpo.

Os nutrientes do óleo de coco

Os seguintes nutrientes estão presentes no óleo de coco.
● Carboidratos;
● Proteínas;
● Gorduras (saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas);
● Cálcio;
● Potássio;
● Ferro;
● Fósforo;
● Magnésio;
● Ômega 6 e Ômega 9;
● Sódio;
● Zinco;
● Ácido láurico (o mesmo presente no leite materno);
● Vitaminas E, K;

Além de ter a presença de todos estes nutrientes, o óleo conta com 0% de sódio, carboidratos, proteínas e colesterol.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada para o consumo do óleo de coco pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o seu objetivo. Sempre ao inserir algum tipo de alimento em sua dieta consulte um médico ou um nutricionista, pois eles conseguirão tirar o máximo de proveito para a sua saúde.
De forma geral a sugestão de uso é consumir 1 colher de sopa, sempre 15 minutos antes de cada refeição. Este consumo pode ser feito de forma pura ou misturado em algum tipo de alimento.
Além do produto em sua forma líquida, muitas farmácias vendem o óleo de coco em cápsulas. Ele é indicado para pessoas que não se adaptam ao gosto do óleo ou até mesmo por sua consistência. Neste caso se sugere a ingestão de 1 ou 2 cápsulas de 1 grama do produto, também 15 minutos antes de cada refeição.
Riscos do uso excessivo
O óleo de coco não possui nenhuma contraindicação. Qualquer pessoa pode fazer o seu consumo, porém, sempre é indicado consultar um médico ou um nutricionista para adaptar o consumo do óleo em sua alimentação.
Os riscos do uso excessivo do óleo de coco estão relacionados ao ganho de peso. Mas como assim? O óleo de coco não emagrece? Ele não auxilia na perda de peso e na eliminação da gordura abdominal?
A resposta é: sim! Ele tem todos estes benefícios, entretanto, o óleo de coco não age sozinho e jamais deve ser utilizado como se fosse algum tipo de “fórmula mágica”.
O principal problema do óleo está no que diz respeito a quantidade de calorias. 100 gramas de óleo de coco possuem cerca de 862 calorias. O consumo indicado, que é de 1 colher de sopa, possui aproximadamente 130 calorias. Utilizar o óleo sem uma dieta balanceada e sem a prática de qualquer exercício físico, pode trazer um efeito inverso ao desejado.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como usar o óleo de coco

O consumo do óleo de coco na alimentação pode ser feito de várias formas. Na alimentação, a indicação dos nutricionistas é sempre usar o óleo de coco em sua forma natural. Mas se você optar pelas cápsulas, tenha em mente apenas de escolher uma empresa confiável, pois dependendo de sua procedência, as cápsulas podem incluir outros tipos de produtos, de forma a reduzir o seu preço no mercado.

Outra possibilidade de uso é substituindo o óleo de fritura. Sabemos dos malefícios da ingestão de frituras para o nosso organismo, principalmente se utilizarmos neste processo óleo de soja, margarina ou manteiga de porco. Para reduzir este dano é possível utilizar o óleo de coco para fritar os alimentos, mantendo assim uma alimentação saudável. O óleo de coco pode ser aquecido em até 176º, suportando temperaturas maiores que os outros tipos de óleo. Além disso, o sabor do alimento fica mais suave, o que faz com que seja muito utilizado na culinária asiática e indiana.

óleo de coco para os alimentos
O óleo de coco pode fritar os alimentos e deixa-los mais saborosos, ajudando assim a ingerir essa substância benéfica para a sua saúde

Além do seu uso culinário, o óleo de coco pode ser usado como removedor de maquiagem, hidratante para o corpo, limpador de pincéis de maquiagem, protetor labial, esfoliante, tratamento de estrias e celulite (graças as suas propriedades desintoxicantes) e até mesmo como óleo de massagem.

Onde encontrar óleo de coco

O óleo de coco é encontrado em qualquer farmácia comum ou de manipulação, em supermercados ou até em lojas de cosméticos. Você poderá adquirir o produto até mesmo pela internet.
As principais marcas de fabricante no mercado brasileiro são o óleo de coco Copra, Qualicoco, Pazze, Global Suplementos e Biovea.
O preço do óleo de coco pode variar bastante de acordo com a loja onde você irá comprar ou mesmo de acordo com a marca do fabricante. Você encontra o produto a valores a partir de 10 reais para embalagens de 200ml, mas poderá encontrar o produto até em baldes de 3 litros, com preços a partir de 100 reais.

Gostou deste conteúdo sobre óleo de coco? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no Facebook!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here