Plástica no nariz – Tipos de cirurgia e preço

Rinoplastia, mais conhecida como plástica no nariz, é uma cirurgia onde o cirurgião corrige o nariz do paciente podendo aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais, desentortá-lo, etc;

Também é feita com fins funcionais: como corrigir funções prejudicadas, problemas respiratórios, traumas, e até diminuir a giba óssea, que é como os médicos chamam o “osso” ou “calo” do nariz.

Desenvolvida no final do século 19 e início do século 20, essa prática é muito antiga, e podem ser feitas dois tipos de rinoplastia, a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal).

Na rinoplastia aberta, é feito um corte na pele da columela. A columela é, então, descolada da cartilagem. Em seguida, é utilizado um gancho para levantar a pele do nariz.

Na rinoplastia fechada o médico realiza a rinoplastia sem nenhum campo de visão; e a parcial, em que são feitas algumas incisões a mais no interior do nariz, trazendo as cartilagens da ponta nasal para fora das narinas, de modo a deixá-las expostas, possibilitando a visualização parcial das alterações que estão sendo feitas.

Indicações

Indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz.  A cirurgia pode também ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia (retirada de partes dos cornetos nasais), e também a retirada da carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite.

 Tipos de cirurgias no nariz

 Rinoplastia de redução

Pode ser feita para reduzir o tamanho ou largura, tanto da ponta, quanto dos ossos que formam o dorso do nariz, ou das asas nasais.

Por acharem seu nariz desproporcional em relação ao resto de suas faces, a pessoa acaba buscando essa cirurgia.

 Ressecção de Asas Nasais

É a retirada de parte do tecido das asas do nariz. Há pessoas que possuem asas nasais largas e grossas demais, a ponto de serem desproporcionais em relação à face, nesse caso, que esta espécie de cirurgia plástica no nariz é indicada.

Redução do dorso nasal

No caso da rinoplastia de redução, as situações mais comuns são: dorso muito alto; muito largo; ou com giba também chamado de calombo ou curvinha.

redução de dorso nasal cirurgia no nariz
Veja para que serve a cirurgia de dorso nasal e saiba se este procedimento é ou não indicado para você

Rinoplastia de aumento

Feita para aumentar as dimensões do nariz. Razões para isso podem ser as seguintes: subdesenvolvimento nasal congênito; perda de parte do nariz após acidentes; tecido em demasia do nariz, deixando-o em formato de cela; ou mesmo por uma simples desproporção que o paciente acredite em ter.

 Elevação do dorso nasal

Esta cirurgia é mais comumente feita em descendentes de asiáticos e africanos, devido a suas características genéticas, entre as quais está a raiz e o dorso baixos e a falta de definição do nariz. Alguns asiáticos possuem o dorso tão baixo que não conseguem nem mesmo apoiar os óculos, neste caso, a rinoplastia é não só estética, mas também funcional.

Rinoplastia étnica

Esse termo acabou sendo adotado para definir a cirurgia plástica no nariz feita por grupos étnicos que se caracterizam por possuírem narizes com curvas mais suaves, como os africanos, a população da Ásia Oriental e povos da Oceania e seus descendentes.

Rinoplastia pós-traumática

É comum que lesões sofridas na região do nariz causem danos aos ossos e cartilagens, alterando, com isso, sua estética e funcionalidade. As alterações mais comuns são desvios no septo (deixando o nariz torto e causando problemas respiratórios e congestões nasais) e assimetrias.

Cirurgia Plástica no nariz para correção de columela

As imperfeições na columela, apesar de serem comuns, são pouco conhecidas pelas pessoas, que, em sua maioria, não conseguem descrever o que lhes incomoda na estética de seu nariz, por não conhecerem a anatomia do nariz e os termos técnicos.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Columela pendente (grande)

É denominada “pendente” ou “pendurada” a columela que, ao contrário da retraída, se sobressai, sendo seu tamanho desproporcional ao tamanho do nariz como um todo.

Neste caso, a rinoplastia visa a redução do tamanho da columela, com a retirada de parte da cartilagem e pele da região.

  Nariz caído ao sorrir

O procedimento para correção da ponta do nariz caída ao sorrir resume-se a romper a ligação existente entre a ponta e o lábio superior. Esta técnica é utilizada, inclusive, para corrigir o problema do sorriso gengival.

Projeção e rotação da ponta do nariz

Para se obter um nariz arrebitado, é preciso fazer com que a ponta se projete e/ou rotacione para cima. O procedimento resume-se a realizar suturas reposicionando, remodelando e simetrizando a ponta nasal. Além disso, em muitos casos, principalmente em narizes negroides, é necessário realizar um enxerto cartilaginoso na columela para ajudar no efeito arrebitado.

Cirurgia Plástica para Nariz Torto

Normalmente, para se corrigir nariz torto com rinoplastia, é necessário provocar a fratura do mesmo. Todavia, isso, por si só, não é suficiente para corrigir a assimetria na maioria dos casos.

cirurgia plastica para nariz torto cirurgia plastica no nariz
A cirurgia plastica para ajustar o nariz torto pode ser uma das mais buscadas entre os brasileiros

A correção da assimetria é algo delicado e requer, em muitos casos, a colocação de enxerto no lado que aparenta estar abaulado, de modo a disfarçar o desvio do nariz.

 Contraindicações á plásticas no nariz

A rinoplastia é contraindicada para pacientes que apresentem doenças em fase aguda, mulheres em fase de amamentação e pessoas com uso de medicamentos anticoagulantes.

 Tipos de anestesia

A anestesia para rinoplastia pode ser geral ou local.

Na anestesia local, o paciente irá ouvir barulhos um tanto perturbadores, afinal, não é nada agradável ouvir o médico mexendo em seus próprios ossos e cartilagens.

Em alguns casos, quando o procedimento demora várias horas, o paciente tem o sono induzido para ficar mais tranquilo e confortável.

Na anestesia geral, o paciente será entubado e respirará com auxílio de aparelhos durante a operação. Além disso, deverá ficar internado por um certo período, que costuma ser de 24 horas.

 Riscos de plásticas no nariz

Os riscos de cirurgias plásticas no nariz são hematomas e edema (inchaço), sangramento, infecção, obstrução das vias nasais (em decorrência do próprio edema), necrose do tecido operado, sensação de dormência nos dentes, abertura no septo (cartilagem que faz a divisória entre as mucosas nasais) e complicações pós-anestésicas. Há também o risco de o paciente ficar insatisfeito com o resultado ou a cirurgia ser má sucedida. Isso irá depender da habilidade e qualificação do cirurgião, e também das expectativas do paciente.

 Preços de plásticas no nariz

Várias coisas podem determinar o preço de uma rinoplastia. Elas vão desde quantidade até a complexidade do procedimento, renome do médico, despesas hospitalares, etc. Com todas estas coisas, o procedimento fica entre dois e sete mil reais.

A coisa mais importante que você deve saber, além destas informações sobre a cirurgia plastica é que elas não substituem uma consulta com um bom cirurgião plástico.

Observação

  • Este procedimento só deve ser feito em pessoas que já tenham o nariz completamente formado, isso ocorre pelos 15 ou 16 anos em meninas e pelos 18 anos nos meninos.
  • No primeiro mês após a cirurgia, o nariz ficará bem inchado e desinchará ao longo de três meses. Contudo, ele só perderá completamente o inchaço após cerca de 1 ano ou mais contados da operação, e isso é ainda mais acentuado ao recém acordar. O resultado definitivo só pode ser visualizado após um período compreendido entre 8 meses a 1 ano da cirurgia.

Caso este artigo sobre Plástica no nariz tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!