Home / Beleza / Reconstrução capilar – Como é feita e indicações.

Reconstrução capilar – Como é feita e indicações.

Volta e meia aparecem novidades no mundo da estética fazendo com que todos os olhares das pessoas se virem para entender do que se trata o novo salvador de todos, não é muito diferente com a reconstrução capilar.

Isso por que esse tratamento de reconstrução capilar com queratina trabalha suprindo uma necessidade que muitas pessoas tinham sem saber como resolver, a de dar vida nova aos cabelos.

Como muitas pessoas ainda não sabem como fazer reconstrução capilar nem para que serve reconstrução capilar, preparamos um conteúdo a respeito dela e de todas as dúvidas que a cercam.

Você entenderá como funciona e como fazer uma reconstrução capilar potente, que lhe trará de volta todo o brilho e maciez perdido dos cabelos. Boa leitura.

O que é?

A reconstrução capilar é um tipo de tratamento estético voltado para os fios que tem sido um verdadeiro boom dentro dos procedimentos já existentes.

reconstrução capilar o que é
A reconstrução capilar é um procedimento para nutrir os cabelos e acabar com problemas de queda e fios quebradiços

Isso por que ela tem verdadeiras características salvadoras dos cabelos nas condições mais instáveis que se pode imaginar, sejam secos, sem brilho ou quebradiços. A reconstrução, como o próprio nome diz, trabalha na reestruturação dos cabelos.

Em muitos casos, trabalhando em cabelos que foram muito agredidos por outros tratamentos não tão bem executados, tinturas ou até mesmo a ação do tempo sem proteção, a reconstrução cuida de garantir a renovação capilar através dos nutrientes que todo cabelo precisa.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como é feita a Reconstrução Capilar

Muita gente se pergunta como é feita a reconstrução capilar e que tipo de produtos são utilizados para conferir todas as características capazes de renovar o aspecto e saúde dos seus cabelos.

Muita gente também se questiona se é possível fazer todo esse processo em casa e um fato é que muitos já estão fazendo. O passo a passo da reconstrução capilar não é curto, mas pode ser feito com tranquilidade se respeitado.

Além disso, muitas pessoas optam por comprar os produtos em casa e fazer a reconstrução caseira, que em muitos casos com uma boa procura de preço, pode custar mais barato do que a ida a um salão profissional.

Além, é claro, da comodidade e conforto de não precisar sair de casa para realizar um tratamento desse tipo no seu cabelo. Mas atenção, é importante seguir todos os passos corretamente e ter sempre alguém experiente para dar uma ajuda se preciso for.

A reconstrução deve ser feita em quatro passos básicos e bem simples de executar. Esteja em um ambiente que te permite fazer a lavagem dos cabelos durante os processos de aplicação dos produtos. Vamos aos passos.

O primeiro consiste em preparar o cabelo para o que será aplicado nele, como em qualquer procedimento estético existe a necessidade de limpar a superfície de aplicação do produto para a melhor ação do mesmo.

A limpeza do cabelo e do couro cabeludo não se dá através de uma lavagem com um shampoo comum, ela exige o uso de um shampoo antirresíduo. Esse tipo de shampoo é muito fácil de encontrar em farmácias e supermercados.

O shampoo antirresíduo trabalha justamente limpando os cabelos de forma minuciosa, abrindo-os e removendo qualquer tipo de sujeira acumulada que poderia atrapalhar o processo da reconstrução.

O próximo passo consiste na aplicação da queratina no cabelo. É a queratina aliás um dos pilares que garante a reconstrução e a saúde do cabelo de volta aos seus fios. Ela pode ser encontrada tanto em gel, líquido ou creme, você pode pedir indicações de pessoas que confia.

A aplicação da queratina deve ser feita em todo o cabelo, exceto na raiz, e você deve deixar ela agir pelo tempo descrito na embalagem do produto. As propriedades da queratina trarão segurança a seus fios que estarão menos expostos, retendo água e nutrientes muito importantes para que se mantenham saudáveis.

Todo esse processo de retenção de nutrientes acaba acarretando numa espécie de camada protetora do cabelo contra algumas ações do tempo e da natureza, além de garantir brilho e maciez.

Lave os cabelos novamente dessa vez retirando todo o produto presente, é preciso enxaguar com cuidado para que de fato reste o mínimo de produto possível. Seque os cabelos com uma toalha, retirando o excesso de água.

Feito isso aplique a ampola ou máscara reconstrutora que garantirão ainda mais propriedades no seu cabelo, sobretudo a de recuperar tudo o que foi perdido com qualquer química aplicada anteriormente.

O tempo de ação da máscara reconstrutora, ou da ampola, escolhida deve ser como o descrito na embalagem do produto.

É importante escolher produtos que você conheça, ou receba indicação confiável, de marcas que se preocupam de fato com a qualidade dos cabelos. É possível encontrar produtos bons com preços acessíveis.

O último passo consiste em terminar com o finalizador, que funciona muito semelhante a uma selagem capilar, dando brilho e vida ao cabelo depois de todo o processo.

Indicações

A reconstrução capilar trabalha com a renovação dos fios dos cabelos, dando-lhes uma nova vida e restaurando suas funções e características originais. Portanto, esse tratamento é indicado para qualquer pessoa que esteja com os cabelos frágeis e sem vida.

Pessoas que não tem o hábito de cuidar do cabelo e não tem muita preocupação com que tipo de shampoo usar, ou quando lavar o cabelo, deixando apenas limpo, sem se preocupar com brilho, maciez e até com a suavidade dos fios.

Em contraponto, para pessoas que se preocupam demais com os cabelos e acabam exagerando em suas mudanças. Pessoas muito adeptas a aplicação de químicas variadas, sem intervalo de tempo entre elas ou prescrição profissional.

Esse tipo de situação é dos mais comuns entre as pessoas que procuram a reconstrução capilar, como forma de saída para algo que deu errado no cabelo ou algum procedimento que não alcançou a expectativa desejada e acabou gerando uma danificação dos fios.

Pessoas que trabalham em ambientes muito suscetíveis a ação da natureza sem devida proteção, como em casos de ambientes abertos com intensa ação do sol sobre o cabelo sem qualquer produto com filtro solar para os fios.

Ou ambientes mais expostos a resíduos, como obras de construção civil onde o cabelo inevitavelmente perde a maciez e a vida.

Contraindicações

Em contrapartida ao grupo de pessoas que se indica fazer a reconstrução capilar, as contraindicações são para pessoas que estão com seus cabelos cheios de saúde e vida, sem precisar desse tratamento estético.

Pode parecer algo sem sentido, mas a busca pela beleza atinge padrões inesperados e exagerados o que não torna incomum quando pessoas que já estão com seus cabelos limpos e macios optam por fazer um tratamento desse tipo.

O resultado não pode ser bom, o que acaba gerando efeito contrário. A reconstrução capilar tem em si uma química, até por isso deve ser feita de quinze em quinze dias no mínimo, faze-la mais que o necessário é um caminho sem volta.

Muito se questiona se há ou não uma contraindicação para as mulheres grávidas e a resposta é que não há. No entanto, deve-se observar os componentes dos produtos utilizados detalhadamente para que não haja uma reação pelo organismo da grávida.

contraindicação reconstrução capilar
Não há qualquer tipo de contraindicação ou riscos para mulhheres que estejam em gestação e queiram fazer este procedimento

Em casos de dúvida, não custa nada consultar ao seu médico se você pode ter contato com aquele tipo de produto. O mesmo cuidado vale para pessoas que possam apresentar reações alérgicas durante o contato.

Cuidados Pré-Reconstrução Capilar

É sempre bom lembrar que apesar de parecer simples esse é um procedimento estético onde se utilizam produtos com química específica e como todos os procedimentos e fórmulas, deve ser feita uma análise prévia sobre a utilização.

A vantagem de quem faz esse tratamento direto no salão, e não de forma caseira, é contar com o auxílio do profissional em tempo real que verá como o cabelo se comportará na medida que os produtos vão sendo aplicados.

Mesmo que você opte por não fazer em salão, é importante encontrar algum profissional de confiança, de preferência que já conheça seu cabelo e como ele se comporta, para te indicar os melhores produtos e com a composição certa.

Cuidados Pós-Reconstrução Capilar

Os cuidados após a reconstrução são muito semelhantes aos citados acima. Existem produtos específicos para manter a reconstrução, mas assim como todos os outros não são poucos os tipos.

Assim sendo, a possibilidade de você utilizar um produto que não se adequa ao seu tipo de cabelo, podendo ser muito mais forte – como falaremos a respeito nos riscos – existe. O aconselhamento de um profissional nesse caso se faz muito importante.

Riscos do Procedimento

Os riscos são então exatamente esses, por falta de uma pesquisa maior ou até de um aconselhamento profissional, acontecer a escolha errada de determinados produtos.

Outro risco é o de fazer a reconstrução capilar caseira, ela é indicada para pessoas que já tenham algum conhecimento sobre cabelos e não tem problema em testar o treino em casa.

Caso você não se sinta seguro ou à vontade para iniciar o tratamento sozinho e sem auxílio profissional, é mais aconselhável que procure um salão mesmo que o custo possa ser mais caro.

A escolha errada de produtos, ou método errado de fazer o tratamento, resultará em frios quebradiços, secos e sem vida.

Gostou deste conteúdo sobre reconstrução capilar? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …