Breaking News
Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Reeducação Alimentar – Para que serve, passos para uma alimentação melhor.

Reeducação Alimentar – Para que serve, passos para uma alimentação melhor.

Há um bom tempo a reeducação alimentar vem sendo um dos tópicos mais citados por profissionais da área de saúde e por quem procura uma melhor qualidade de vida através de uma boa alimentação.

A reeducação alimentar é a mudança de hábitos de determinado indivíduo em sua alimentação. Com a reeducação alimentar é possível ensinar a pessoa como se alimentar bem, de forma saudável e sem ter que se privar de todas as coisas que gosta.

Para que serve a reeducação alimentar?

A reeducação alimentar serve para muitas coisas, mas a sua essência é levar para as pessoas uma alimentação mais equilibrada e saudável, proporcionando assim uma melhora da qualidade de vida e consequentemente a saúde.

Pessoas que desejam emagrecer também adotam a reeducação alimentar como um hábito de vida, já que ela proporciona a perda de gordura corporal de uma forma não tão rigorosa e saudável. Além de pessoas que desejam perder peso, existem as que precisam ganhar massa corporal, podendo assim também adotar uma dieta na reeducação alimentar específica para isso.

Quem deseja reduzir o colesterol ruim, glicose e prevenir algumas doenças como a obesidade, por exemplo, aderem a reeducação alimentar. Por isso também pessoas que farão a cirurgia bariátrica, devem adotá-la antes e após a cirurgia.

Passos para começar uma reeducação alimentar

– Quantidade de água diária

O corpo é constituído em sua maior parte por água, ela é o componente mais importante para o organismo humano. Beber água é fundamental para manter o corpo hidratado e eliminar com mais facilidade as toxinas do organismo.

reeducação alimentar quantidade de água diária
A quantidade de água diária é muito importante, pois ela serve para regular o organismo e desintoxica-lo para acabar com as impurezas

É recomendado que ocorra de forma diária, no mínimo, a ingestão de 2 litros de água. Não é necessário que você beba isso tudo de vez, você pode ir bebendo aos poucos. Além da água você pode adicionar no seu dia a dia algum chá de sua preferência, mas eles devem ser consumidos sem açúcar.

Se você acha que não consegue ingerir toda essa quantidade de líquido no dia, você pode dar sabor à água para que ela se torne mais ‘’interessante’’ ao seu paladar. Coloque o suco de meio limão em uma garrafa de água gelada ou acrescente um pedaço de gengibre.

– Horários para comer

Ao adotar a reeducação alimentar é importante que a alimentação ocorra de 3 em 3 horas. Assim o nível da glicose no corpo estará sempre estável e você estará sempre saciado. Para comer de 3 em 3 horas é necessário que se divida bem a alimentação e seus respectivos horários.

Durante cada refeição é necessário comer em quantidade reduzida, pois se você comer muito no café da manhã, por exemplo, você pode não sentir fome para comer o lanche da manhã e no almoço estará com muita fome, o que fará você comer mais e até de forma descontrolada. Então é bom equilibrar bem os horários na reeducação alimentar.

– Reeducação do paladar

Quando inicia-se a reeducação alimentar o passo mais difícil pode ser a adaptação do paladar aos novos sabores. Como o paladar está saindo de um ambiente onde havia muita ingestão de alimentos industrializados, pode ser difícil ter que cortá-los e viver com uma alimentação mais saudável.

Para reeducar o paladar de forma mais fácil você pode temperar legumes e vegetais de forma natural, com um pouquinho de sal, alho e temperos de sua preferência.

Outra dica para uma adaptação mais fácil é consumir os alimentos em sua forma natural e se necessitar cozinhar dê preferência ao vapor, pois ele preserva o sabor do alimento natural, deixando dessa forma o sabor mais gostoso.

Você pode também ir alterando o seu cardápio aos poucos, não é necessário muda-lo todo de vez. Experimente novas receitas com alimentos saudáveis, use a criatividade na combinação de sabores e o seu paladar vai se surpreender.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Cardápio para reeducação alimentar

Existe um amplo cardápio para quem deseja começar a fazer uma reeducação alimentar. Há uma ampla possibilidade de alimentos que proporcionam inúmeras combinações deliciosas. Veja a seguir um cardápio simples, saudável e delicioso.

Café da manhã

–  Pão integral com um pouco de manteiga ou requeijão light com uma fatia de peito de peru ou queijo branco;

– Um copo de suco natural da fruta ou um café com leite desnatado e pouco açúcar;

Outros alimentos que podem ser consumidos são iogurte desnatado com frutas, salada de frutas com cereais integrais, suco detox, torradas integrais, coalhada desnatada, chás, 2 ovos mexidos;

Com esses alimentos você pode montar um cardápio também com combinações de sua preferência. Você pode acrescentar ainda a aveia, linhaça e mel em iogurtes, por exemplo.

Lanche da manhã

– 3 biscoitos integrais ou 1 torrada integral;

– Uma xícara pequena de chá sem açúcar;

Você também pode comer uma fruta como lanche da manhã, um potinho de iogurte desnatado ou um mix de frutas de sua preferência.

Almoço

– Salada de sua preferência com folhas, vegetais e legumes, com duas colheres de arroz integral, uma concha rasa de feijão e alguma proteína que pode ser carne vermelha, frango ou peixe;



– Gelatina ou sorvete de frutas para a sobremesa;

Há uma grande variação de saladas e combinações que podem ser feitos no almoço. Além disso você pode também fazer um purê de aipim ou mandioquinha e comer uma colher de sopa cheia e substituir as sobremesas citadas acima por alguma fruta.

Lanche da tarde

– 1 copo de suco natural;

– 3 torradas integrais;

– Uma fruta;

Algumas pessoas costumam consumir barrinhas de cereais. O problema no seu consumo é que elas não alimentam verdadeiramente, elas apenas são mais práticas e ‘’enganam’’ a fome.

Então dê preferência aos alimentos integrais e naturais, iogurtes desnatados, salada de frutas, sanduíches naturais e outros alimentos.

Jantar

– Salada de sua preferência;

– 1 concha de estrogonofe com molho de soja e frango;

– 2 colheres de sopa de arroz integral;

Se você quiser pode repetir o almoço no jantar ou comer algo mais leve como um sanduíche com pão sírio e requeijão light ou uma sopa.

Ceia

– Vitamina de banana com aveia;

reeducação alimentar cardápio
Fazer um cardápio deve ser a sua prioridade para começar uma reeducação alimentar, já que deve balancear a quantidade de alimentos ingeridos

Outras opções para a ceia são chás com 1 torrada integral, iogurte desnatado com alguma fruta e outros alimentos leves.

Gostou deste conteúdo sobre reeducação alimentar? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …