Tratamento Natural: 8 Remédios Caseiros para Hemorroida

As hemorroidas são, independente do tipo, extremamente incomodas, e infelizmente são muito mais comuns do que se imagina. Muitos remédios caseiros para hemorroida podem ajudar a diminuir os sintomas e reduzir o incomodo.

A maioria desses remédios caseiros para hemorroida tem a mesma ação cicatrizante que as medicações e pomadas normalmente utilizadas, com o benefício de serem naturais e não possuírem efeitos colaterais (na maioria dos casos).

O remédio caseiro para hemorroida também age no combate das dores incomodas no dia a dia e o sofrimento agudo no momento de evacuação.

São chás, plantas e alimentos com capacidades medicinais incríveis, que atacam diretamente na raiz dessas inflamações, agindo de forma muito eficiente, vale a pena conhecer esses remédios caseiros para hemorroida, abaixo temos 8 tratamentos naturais para lhe ajudar.

1 – Chá de Cebola para Banho de Assento (indicado para gestantes)

O chamado “banho de assento” é um método que consiste em sentar num recipiente grande o suficiente para que as nádegas sejam imersas na água, numa espécie de repouso para a ação do banho.

Como remédio caseiro para hemorroida na gravidez, é recomendado o chá de cebola. A cebola apesar da primeira impressão mais cítrica, apresenta propriedades anti-inflamatórias que aliviam todo o desconforto causado pela dor das hemorroidas e diminui o inchaço.

Infelizmente, devido ao aumento do peso e da pressão pélvica, as hemorroidas são comuns em mulheres grávidas, sobretudo, quando se faz força ao evacuar, por exemplo. Nesse caso recomenda-se o chá de cebola como banho de assento.

Ingredientes do Chá de Cebola:
– 1 (uma) cebola de tamanho grande;
– 1 (uma) bacia de água fervente.

Como fazer:

É preciso encher a bacia com a água fervente e jogar a cebola cortada em pedaços, com a casca, dentro da bacia. Essa mistura deverá atingir uma temperatura morna, suficiente para a gestante se sentar nua durante aproximadamente quinze minutos.

O processo pode ser repetido até o alívio das dores. É importante lembrar que, na persistência dos sintomas, é importante procurar a ajuda profissional da obstetra responsável.

2 – Remédios caseiros para hemorroida com linhaça

A linhaça, tão presente em dietas e conteúdos voltados à boa alimentação e emagrecimento, também é um ativo importante como remédio caseiro para hemorroidas. A característica que a coloca nesses quesitos é a mesma, seu benefício e harmonia no sistema intestinal.

linhaça remédios caseiros hemorroida
Linhaça para ajudar no tratamento de hemorroidas

A linhaça cuida de suavizar a matéria fecal, regularizando-a, o que reflete numa menor dor no momento de evacuação, o que nos casos de hemorroida faz total diferença.

3 – Babosa

A babosa é uma das plantas mais populares e abrangentes no quesito medicinal, curativo e estético, suas propriedades cicatrizantes, hidratantes e secativas a coloca num grande expoente entre os remédios caseiros para hemorroidas externas.

A planta, apesar de originar outros agentes que também tem função útil para o alívio dessas dores (como falaremos a seguir), também pode ser utilizada em sua forma natural.

O que você vai precisar:
– 1 (uma) folha de babosa.

Como fazer:

O modo de preparo é simples, mas requer atenção aos espinhos da folha e remoção completa dos mesmos. Feito isso, recomenda-se a lavagem minuciosa da folha e, só então o corte em sua extremidade para a extração de sua polpa interna.

Esse líquido pode ser aplicado na área da hemorroida, e é indicado como remédio caseiro para hemorroida que sangra, pois diminui consideravelmente o sangramento até a cicatrização completa.

4 – Aloe Vera

O Aloe Vera é um derivado da planta da babosa e, graças às suas funções, hoje tem um sucesso internacional. A dica do aloe vera é como uma alternativa mais fácil e acessível em toda farmácia para aqueles que não tem a planta da babosa.

É possível comprar algum gel de aloe vera e aplicar na área da hemorroida, o gel tem características calmantes que irão aliviar a dor e cicatrizantes. É recomendado passar durante a noite e testar antes em algum ponto da pele para que não haja reação alérgica.

5 – Mirtilo como remédio caseiro para hemorroida

No caso de remédios caseiros para hemorroidas, o mirtilo se torna fundamental por que ajuda na circulação sanguínea e essa é a causa pela qual o problema das hemorroidas está relacionado.

Logo, os mirtilos agem no alívio das hemorroidas, mas também nas cólicas, varizes e problemas derivados da circulação. Então recomenda-se a ingestão normal de mirtilos para a ação interna, mas entre as possibilidades, devido as características anti-inflamatórias da fruta, também é possível usá-la como agente externo.

Você vai precisar de:
– 5 (cinco) mirtilos;
– 1 (uma) gaze.

Como fazer:

Triture os mirtilos em um pequeno recipiente de forma que eles fiquem líquidos. Aplique esse líquido em uma gaze e deixe-a agir diretamente sobre as hemorroidas, aliviando o inchado e as dores.

6 – Amora

A amora, que tem muitas características estéticas semelhantes ao mirtilo, também é uma boa opção como remédio caseiro para hemorroida que sangra. As mais recentes pesquisas comprovam as relações dessas pequenas frutas de polpa macia, as duas tem, inclusive, ativos anticancerígenos.

Mas engana-se quem pensa que somente a amora é aproveitável, aqui usaremos as folhas de amora verde, que também contém inúmeras propriedades efetivas, inclusive podendo ser usadas como compressas.

O que você vai precisar:
– 2 (duas) colheres de sopa de folhas de amoreira;
– 1/4 (um quarto) de xícara de chá de água.

Como fazer:

Corte as folhas de amoreira da maneira mais fina possível, indica-se tritura-las em multiprocessador ou até mesmo em liquidificador, sem bater muito. Jogue-as por trinta segundos na medida de água solicitada que deve estar quente.

Após isso, retire as folhas e coloque-as em um pano limpo. Leve esse pano a região da hemorroida e o deixe agir por volta de vinte minutos.

Você também pode gostar destas matérias:

7 – Caroço de Manga

Como remédio para hemorroida interna inflamada, temos como opção a semente de manga. Apesar de super popular como fruta, o caroço da manga não é tão amplamente conhecido em suas propriedades.

Caroço de manga remédios caseiros hemorroida
Caroço de manga para ajudar a reduzir os incômodos da hemorroida

A verdade é que ele tem capacidades hidratantes e combatentes de doenças como a diabetes, o colesterol e até mesmo o alívio da diarreia. A receita é simples e pode trazer resultados efetivos no combate a hemorroida.

O que você vai precisar:
– 1 (um) caroço de manga;
– Mel.

Como fazer:

Triture por completo o caroço de manga, você pode utilizar um multiprocessador, uma vez que é necessário que todo caroço se torne uma espécie de farinha. Esse pó deverá ser ingerido duas vezes por dia em quantidade bem reduzida, recomenda-se duas gramas com um pouco de mel.

8 – Compressas

Uma alternativa semelhante aos banhos de assento, mas em menor escala, são as compressas, com possibilidade de serem feitas intercaladamente. É possível colocar, após o banho de assento ou não tendo o feito, compressas quentes ou frias na região da hemorroida.

É indicado que as temperaturas quente e fria sejam divididas para que aconteça justamente o contraste de temperatura, que terá resultado semelhante ao contraste de temperatura em inflamações em geral, uma vez que melhora o fluxo sanguíneo da área, reduzindo o inchaço e as dores.

Você vai precisar de:
– 1 (uma) toalha;
– Água.

Como fazer:

Mergulhe a toalha completamente na água em temperatura desejada e a torça sem tirar por completo o líquido absorvido. Deixe agir na área por aproximadamente quinze minutos e repita o processo por volta de três vezes ao dia, sempre com atenção aos resultados.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para hemorroida tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!