Shampoo Cetoconazol – Para quem é indicado, como usar e tipos





É um antifúngico e anti-inflamatório encontrado na forma de creme, comprimido, shampoo e pomada.

A versão em shampoo mostrou eficiência contra a calvície e outros tipos de queda de cabelo.

O Shampoo Cetoconazol está sendo muito utilizado no combate contra a queda de cabelo, e também é indicado para caspa, dermatite seborreica e micose, ele também ajuda a combater quadros inflamatórios e reduz a oleosidade do couro cabeludo.

Para que é indicado

Este medicamento é indicado principalmente para evitar e tratar a queda de cabelo. No entanto, antes de utilizá-lo é preciso ter certeza de que a causa da sua queda de cabelo esteja relacionada com dermatite seborreica, pano branco, fungos e bactérias localizados no couro cabeludo e que prejudicam o desenvolvimento dos fios. Se não for este o caso, o medicamento é inútil.

Onde ele pode ser encontrado?

Os shampoos de Cetoconazol são de fácil acesso. Eles podem ser encontrados em quase quaisquer farmácias e não possuem um custo diferente dos shampoos tradicionais. Caso necessite de uma fórmula mais forte, leve a receita de seu médico até uma farmácia de manipulação.

Além disso, o shampoo normalmente não é utilizado todos os dias. Quando necessário é usado somente uma pequena dose por dia, então uma embalagem de 100 ml pode durar entre um período de até 2 e 3 meses. O produto também pode ser encontrado em versões genéricas, de valor mais acessível.

Como usar

Comprimidos

O uso de comprimidos Cetoconazol para adultos deve ser tomado em conjunto com a refeição e varia com a causa, sendo que no caso de candidíase vaginal deve-se administrar de 200 a 400 mg de Cetoconazol, em dose única diária, durante 5 dias e no caso de pano branco administrar 200 mg em dose única diária, por um período de 5 a 10 dias.

shampoo cetoconazol como usar
O shampoo de cetoconazol possui uma versão em comprimidos, que pode facilitar o tratamento rápido dos cabelos

Além disso, em alguns casos pode ser indicado 200 a 400 mg, em dose única diária.

No caso de crianças acima de 2 anos, também deve ser tomado com a refeição, sendo que varia com o peso:

  • Até 20 kg: Administrar 50 mg de Cetoconazol (1/4 do comprimido), em dose única.
  • De 21 a 40 kg: Administrar 100 mg de Cetoconazol (metade do comprimido), em dose única.
  • Acima de 40 kg: Administrar 200 mg de Cetoconazol (comprimido inteiro), em dose única.

Creme

O creme deve ser aplicado 1 vez ao dia, sendo que também devem ser praticadas medidas de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação e reinfecção. Desta forma para adultos recomenda-se aplicar o creme nas regiões afetadas 1 vez ao dia; por, aproximadamente, 2 a 4 semanas e nas crianças não se possui informação.

Shampoo

O uso de shampoo em adultos está recomendado e deve-se aplicar o shampoo, deixando agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar, sendo que no caso de dermatite seborreica e caspa é indicada 1 aplicação, 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais variam com a forma de uso, sendo que no de comprimido pode provocar vômito, náusea, dor de barriga e diarreia. No caso de pomada pode provocar coceira, irritação local e sensação de picadas.

E em shampoo para uso capilar pode levar a queda de cabelo, irritação, mudança na textura do cabelo, coceira, pele seca ou oleosidade e feridas no couro cabeludo.

Contraindicações

Cetoconazol é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer componente da formulação.

Os sintomas de maior sensibilidade são a coceira e a vermelhidão da pele após o uso de cetoconazol.


Riscos

Quando utilizado como um Shampoo o Cetoconazol é muito bem tolerado, não associado com os efeitos nocivos da formulação oral. As reações mais comuns são:

  • Pele seca
  • Erupção
  • Irritação
  • Textura do cabelo anormal.

O shampoo pode causar irritação nos olhos e, por isso, se o contato acidental acontece, deve-se imediatamente enxaguar os olhos.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Precauções

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico sobre a sua lista atual de medicamentos, produtos sem prescrição médica (por exemplo, vitaminas, suplementos de ervas, etc.), alergias, doenças pré-existentes, e as condições de saúde atual (por exemplo, gravidez, cirurgia recente, etc.). Alguns problemas de saúde podem torná-lo mais suscetível aos efeitos colaterais da droga. Tome conforme indicado pelo seu médico ou siga a instrução impressa na embalagem do produto. A dosagem é baseada na sua condição. Informe o seu médico se a sua condição persistir ou piorar. Pontos de aconselhamento importantes estão listados abaixo.

  • Limitar o consumo de álcool
  • Tome antiácido 1 hora antes ou 2 horas após este medicamento
  • Têm ou história de insuficiência hepática, predisposição à insuficiência adrenocortical

Tratamento

O produto diminui os níveis de DHT – Di-Hidrotestosterona, substância que é sintetizada em várias partes do corpo, inclusive nas glândulas sebáceas, que são responsáveis por lubrificar os fios do nosso cabelo. Ademais, o DHT é bastante lipofílico, o que permite a sua associação a substância oleosas com mais facilidade.

Cetoconazol em compromidos

O Cetoconazol em forma de comprimido elimina os problemas que causam a queda de cabelo por meio da corrente sanguínea.

A duração do tratamento não deve ultrapassar um mês (4 semanas) para garantir a saúde do organismo. De acordo com as informações da bula do Cetoconazol cada tipo de indicação contém um tempo de duração diferente. São eles:

  • Para quem possui Tinea Captis – a utilização deve durar 4 semanas
  • Foliculite – o tratamento varia de 2 a 4 semanas
  • Candidíase Mono cutânea – pode ser recomendado entre 2 a 4 semanas
  • Pitiríase versicolor – nesse caso o tratamento dura 4 semanas

Diagnóstico

Existem inúmeros fatores que podem estar ocasionando o caimento dos seus fios, e investigar a causa do problema é o primeiro passo para acertar no tratamento. Além disso, há fatores externos e internos que podem causar a queda.

No primeiro caso estão principalmente as agressões físicas aos fios, como exposição ao sol, poluição, uso excessivo de chapinhas e tinturas.

Entre os fatores considerados internos, estão causas hereditárias, como a calvície, problemas nutricionais, como falta ou excesso de algumas vitaminas, o uso de algum medicamento, doenças ou problemas de saúde e, até mesmo, distúrbios psicológicos – como o estresse emocional.

shampoo cetoconazol resultado
O shampoo de cetoconazol pode reviver os seus fios e deixar os seus cabelos mais hidratados e menos quebradiços

Por isso quando notar a queda de cabelos com mais frequência que o normal, marque uma consulta com seu médico dermatologista. Somente ele poderá prescrever o melhor tratamento em cada caso.

 

Gostou deste artigo sobre shampoo cetoconazol? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here