Sintomas da Menopausa- Dicas de como amenizar

Algumas mulheres pensam que menopausa e climatério tem o mesmo significado, mas não é bem assim.

A menopausa costuma chegar em torno dos 45 a 55 anos de idade e tem período bem determinado, tanto para o início quanto para o fim.

Já o climatério refere-se a mudança que acontece tanto no físico, quanto no mental, devido à cessação de produção dos hormônios pelo ovário, estabelecendo assim o fim do estágio reprodutivo da mulher.

Portanto, este artigo tratará dos sintomas do climatério, já que é errado dizer sintomas da menopausa, pois a menopausa é somente o fato de parar o ciclo reprodutivo da mulher.

É preciso ressaltar que existem mulheres que sequer sentem quaisquer sintomas do climatério, e com isso passa este período com a maior tranquilidade.

Sintomas do climatério

Vários são os sintomas do climatério, abaixo listaremos alguns que trazem um enorme desconforto para o dia a dia da mulher.

Ondas de calor – Também conhecido como fogacho ou afrontamento.  Este é um dos sintomas que ocorre com mais frequência nas mulheres.  Estas ondas de calor são causadas pela redução dos estrogênios, fazendo com que o corpo fique sem controle quanto ao termostato.  O fogacho começa na pré-menopausa e dura até 2 anos após a menopausa, porém há mulheres que sentem estas ondas até os 70 anos de idade.

onda de calor sintomas da menopausa
Ondas de calor podem ser um dos sintomas mais comuns da menopausa

Normalmente, este calor intenso ocorre no tórax e no rosto e dura mais ou menos em torno de 4 minutos.  Além disso, também são sentidas palpitações e há uma transpiração excessiva, tremores, entre outros.  As ondas de calor, ocorre com mais frequência à noite.

Insônia ou distúrbios do sono – Muitas mulheres acabam tendo insônia ou tem um sono perturbado durante a noite.  Este problema acontece com mais frequência em mulheres que são ansiosas ou deprimidas.

Depressão – É outro sintoma que atinge muitas mulheres e em acompanhada dos fogachos e distúrbios de sono. Normalmente, após transcorrido o prazo de um ano do climatério, há a tendência de ser reduzida a depressão.

Ansiedade – Este sintoma é constante também em muitas mulheres e isso acontece por causa da redução da serotonina e dopamina.

Secura Vaginal – Este sintoma inicia na pré-menopausa, porém no climatério é mais intenso.   Além disso, o tecido da vagina depende do estrogênio, com a redução da sua produção, há esta secura vaginal que pode até causar do quando houver o ato sexual.

Você também pode gostar destes artigos:

Redução da libido – Com o climatério, há a redução da libido, e isso também é uma consequência da secura vaginal.

Memória fraca – O estrogênio é muito importante para o cérebro, com a sua redução, a mulher passa a ter problemas de memória, mas nem todas passam por estes sintomas.  Este sintoma acontece muito nas mulheres que sofrem de depressão, as que vivem com stress frequente, assim como também aquelas que ficam muito cansadas.

Dificuldade de concentração – Devido à redução do estrogênio, a mulher passa a ter dificuldade em se concentrar, inclusive, isso torna-se mais complicado, porque sempre vem acompanhado de outros sintomas do climatério, como insônia, cansaço, ansiedade, entre outros.

Dor nas articulações – Muitos dos sintomas que surgem no climatério, costumas desaparecer logo após este período, porém o mesmo, não acontece com as dores nas articulações.  Este tipo de sintoma é mais sentido por pessoas obesas ou com excesso de peso.

Pele Seca – Este sintoma tem relação com a redução do estrogênio que tem ligação direta com a produção da elasticidade, ou seja, do colágeno, que é o responsável em manter a pele bonita e apresentável.

Quebra do cabelo – A queda do cabelo também está ligada ao estrogênio e ao colágeno e isso tende de acontecer antes mesmo do climatério, e quando chega nesta fase, há um agravamento na quebra dos fios capilares.

Fraqueza nas unhas – A fraqueza das unhas é um dos sintomas também relacionados a redução do estrogênio e colágeno.  Inclusive, é possível haver a quebra das unhas facilmente.

Fadiga – A falta de disposição, o cansaço extremo para o dia a dia são uns dos sintomas do climatério mais comuns, já que há a desregulação hormonal, a insônia.

cansaço intensivo sintomas da menopausa
A fadiga pode ser o sintoma que mais afeta as mulheres na menopausa

Ganho de peso – É normal ganhar peso, por causa da redução do gasto calórico, já que com o sintoma do cansaço, há a tendência de diminuir as atividades, com isso, há o ganho de gordura na barriga e na cintura.

Dor de cabeça – É sintoma que muitas mulheres também possuem no climatério e até mesmo antes da menopausa.

Dor na Mama – Este sintoma é sentido nos anos anteriores a menopausa e quando entra no climatério, esta dor na mama desaparece.

Palpitações – Este sintoma está relacionado a depressão, a insônia e as ondas de calores.  Há mulheres que sentem somente antes da menopausa e outras no período do climatério.  As mulheres ansiosas tendem até palpitações com maior frequência.

Infecção urinária – Tem relação com a secura vaginal, o que faz com que o canal fique menos elástico e irritado, permitindo assim que as bactérias surjam.  A situação pode ser melhorada com a aplicação de estrogênio.

Osteoporose –  Com a ausência de estrogênio, há a tendência de os ossos ficarem mais frágeis, propiciando assim, fraturas, como a do colo do fêmur, entre outros.  De todo modo, com o envelhecimento, há esta possibilidade, mas com o climatério, há a antecipação deste sintoma e com isso são necessários cuidados especiais, para tentar evitar a osteoporose.

Pelos faciais – Como há o aumento dos hormônios masculinos poderá haver o surgimento de pelos no rosto da mulher, seja no queixo, nas bochechas, peito e até mesmo no abdômen ou pelos, como bigode.

Dicas para amenizar os sintomas

Existem dois tipos de tratamentos para o climatério que são mais eficazes:  A consumação de remédios naturais e a reposição de hormônios.

Tratamento hormonal

O tratamento para o climatério pode ser feito através da consumação de medicamentos hormonais, que é o método tradicional, porém há a necessidade de orientação médica, já que há mulheres que não devem consumir esta medicação, como por exemplo, as portadoras do câncer de mama ou de endométrio, lúpus ou que já tenham tido AVC.

A realização deste tratamento de reposição hormonal traz vário efeitos colaterais para a mulheres, como problemas de infarto, a trombose e o AVC.

Tratamento natural

O tratamento natural é considerado o melhor, já que é realizado por meio de plantas ou frutas com efeitos medicinais.  É o mais aconselhável, porque não há contraindicação. O tratamento natural é o que os médicos mais indicam para as mulheres, porque ameniza, evita ou elimina os sintomas do climatério, sem efeito colateral a saúde.

Caso este artigo sobre sintomas da menopausa tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!