Sintomas de gravidez: descubra 10 sinais de que você está grávida!

Você sabia que os primeiros sintomas de gravidez podem ser semelhantes aos sintomas da TPM?

Mulheres que sonham em engravidar certamente conseguem perceber os sinais sutis de que um bebê está a caminho, mas aquelas que estão mais desatentas, talvez, não tenham notado as mudanças no corpo, que vão desde o atraso da menstruação a variações de humor.

Os sintomas de gravidez que serão relatados aqui não invalidam um teste de farmácia, nem a ida ao ginecologista, mas serve como alerta para que você possa ir se preparando.

Para que você possa aprender a identificar as mudanças que estão ocorrendo com o seu corpo e saber se você está grávida, listamos os 10 primeiros sintomas de gravidez. Acompanhe!

1. Enjoos e vômitos

Um dos primeiros sintomas de gravidez é a clássica dupla enjoos e vômitos. O enjoo matinal pode surgir a partir da 6ª semana de gestação e continuar durante toda a gravidez.

Ter enjoos e vômitos por aversão a cheiros fortes também é comum. A futura mamãe não suporta nem o aroma mais suave do próprio perfume, menos ainda o cheiro de produtos de limpeza.

2. Mudança de humor

As alterações hormonais são responsáveis pela drástica variação de humor nas grávidas, que costuma ser muito maior do que durante a TPM.

sintomas de gravidez
As alterações hormonais são responsáveis pela drástica variação de humor nas grávidas

Essas variações tendem a piorar quando se tem a certeza da gravidez, pois existe a tensão causada pela responsabilidade de carregar um bebê em seu ventre, as mudanças na rotina diária, os cuidados extras com a própria saúde e a ansiedade provocada pela proximidade do parto.

3. Corrimento vaginal rosa

Outro sintoma de gravidez é um corrimento vaginal rosado logo após o contato íntimo ou até 3 dias depois.

Isso acontece porque o espermatozoide fecundou o óvulo, que foi deslocado até o útero. O corrimento rosado, na verdade, são vestígios de sangue.

4. Cansaço

É comum, nas primeiras semanas de gestação, a mulher sentir um cansaço inexplicável. Na verdade, tem explicação. A progesterona é responsável por provocar um extremo cansaço, pois esse hormônio aumenta em mais de 500% durante a gestação.

Além disso, mesmo as mulheres mais ativas costumam ficar exaustas facilmente, com sono excessivo, porque a grávida gasta muita energia para gerar a placenta que vai garantir a nutrição do bebê.

5. Dor de cabeça e tontura

A tontura é outro sintoma de gravidez, acompanhado ou não de dores de cabeça.

Esses sintomas estão relacionados a diminuição de açúcar no sangue, a pressão arterial baixa e a alimentação ruim causada por constantes vômitos.

6. Seios inchados e doloridos

Talvez você esteja sentindo seus seios mais sensíveis, inchados e suas as aréolas mais escuras. Isso quer dizer que os hormônios, possivelmente, estão atuando em suas glândulas mamárias para a futura amamentação, além disso, as mamas podem doer nos primeiros dias.

As aréolas escurecidas também podem ser sintomas de gravidez, pois significa que há fluxo sanguíneo constante na área.

Você também pode gostar destes artigos:

7. Espinhas

Já sabemos que durante a gravidez, os hormônios ficam alterados, modificando o nosso humor e o nosso corpo, então é normal que a pele tenha mais oleosidade.

Cravos e espinhas podem ser sintomas de gravidez e surgem por conta desse aumento de oleosidade, mas o uso de produtos específicos, como sabonetes para pele oleosa e hidratantes corretos ajudam a aliviar os sintomas.

8. Inchaço abdominal e cólica

Um dos primeiros sintomas de gravidez é o abdômen inchado, causado pelas alterações pélvicas. Nem toda mulher tem esse sintoma, que costuma aparecer nas primeiras semanas de gestação.

Já a cólica pode ser mais comum. A região pélvica sofre um aumento de fluxo sanguíneo após o óvulo ser fecundado, por conta disso, os hormônios trabalham para preservar o embrião, causando uma cólica semelhante ao período menstrual e, em alguns casos, uma leve perda de sangue.

9. Alteração gustativa

Assim como a mulher sentir aversão a cheiro forte pode indicar um sintoma de gravidez, a alteração no paladar também pode ser um claro sinal de gestação.

A mulher grávida sente vontade de comer coisas que não tolerava ou combinar duas comidas que, em outra ocasião, não seriam ingeridas juntas, o que é chamado de desejo de grávida.

Vale destacar que nenhum alimento requerido e não acatado pelo desejo da grávida mudará as feições da criança. Isso é um mito! O que pode acontecer é que, a mulher emocionalmente sensível nesta fase da vida, se sentirá menos querida, causado pela alteração hormonal.

10. Frequência urinária e prisão de ventre

Dois sintomas de gravidez comuns é a frequente ida ao banheiro para urinar e a dificuldade em evacuar.

sintomas de gravidez
A gravidez eleva os níveis de progesterona, afrouxando os tecidos corporais da mulher

A gravidez eleva os níveis de progesterona, afrouxando os tecidos corporais da mulher e, assim, expandindo o útero. Esta ação colabora para um intestino mais lento, ocasionando na constipação intestinal (prisão de ventre).

Sintoma de gravidez pode ser confundido com atraso menstrual?

É muito comum associar o atraso da menstruação com um sintoma de gravidez, mas nem todas as mulheres podem usar isso como certeza de gestação.

Uma leve perda de sangue durante uma cólica de gravidez pode confundir com menstruação, mas também pode indicar algum problema de saúde.

Portanto, é sempre bom ficar atenta às mudanças do corpo, por mais sutis que sejam. Ás vezes, a ansiedade em ficar grávida não deixa a mulher perceber que os sintomas não são de algo agradável que está por vir.

Os primeiros sintomas de gravidez relatados neste conteúdo nem sempre ocorrem em todas as mulheres, assim como, em casos raros, a gravidez nas primeiras semanas não causam sintoma algum.

Ainda que os sintomas iniciais da gravidez sejam evidentes, tanto nos primeiros dias quanto nas 3 primeiras semanas, é importante ressaltar que somente um teste de farmácia ou exame de sangue poderá confirmar se você está grávida.

Quando posso fazer o teste de gravidez?

Você pode realizar o teste no primeiro dia de atraso menstrual e repetir 3 a 5 dias depois, caso der negativo. Se o atraso continuar por vários dias e o teste de gravidez der negativo, busque orientação médica para descobrir a causa da menstruação atrasar.

Em caso do teste de farmácia der positivo, faça um teste de gravidez de laboratório para medir a quantidade de hormônios Beta HCG na corrente sanguínea, pois a presença desse hormônio é indicativo de gestação. Depois, procure um médico para dar início ao acompanhamento da gravidez.

Caso este artigo sobre sintomas de grávidez tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!