Termogênicos naturais – Saiba os 8 melhores termogênicos naturais.





Os termogênicos naturais são aqueles que além de alimentar oferecem a capacidade de aceleração do metabolismo do individuo.

Dada estrutura e formação corporal humana, o corpo tem capacidade de estabelecer um equilíbrio entre a temperatura interna e o ambiente externo (produção ou dispersão de calor conforme as diferentes necessidades), tal fenômeno recebe o nome de termogênese, dito isso, conclui-se que os termogênicos naturais atenuam este processo.

Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre termogênicos naturais, citando diversos exemplos dos alimentos que possuem esta funcionalidade.

O que são

Existem algumas substâncias contidas em diversos alimentos que possuem a capacidade de elevar a temperatura do corpo, isso faz com o que o metabolismo seja acelerado e por consequência há a queima de lipídeos. Isso ocorre porque a termogênese é um processo que é regulado pelo sistema nervoso e qualquer interferência no processo pode ajudar pessoas que procuram o emagrecimento.

Os alimentos termogênicos gastam mais energia para serem metabolizados que os demais, e induzem o organismo a trabalhar de forma mais rápida. Significa dizer que o consumo de termogênicos naturais utiliza a própria digestão a seu favor.

Quais as restrições para o consumo e os possíveis efeitos colaterais:

Os termogênicos naturais não são indicados nos seguintes casos:

– Pessoas que tenham hipertireoidismo;

-crianças; gestantes;

-pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias;

Caso sejam consumidos em excesso estes alimentos provocam sintomas como: dor de cabeça, insônia, tontura, dor de cabeça, problemas gástricos e intestinais. Lembrando que é sempre recomendável procurar um nutricionista para correta orientação do uso destes alimentos.

Termogênicos naturais

Existem diversos alimentos que atuam como termogênicos naturais, sendo os principais:

  1. Pimenta vermelha

Ao ser consumida a pimenta vermelha, eleva-se a temperatura do corpo e induz ao maior gasto calórico, aumentando em cerca de 20% a ação metabólica, além de ser benéfica para outros fins, os quais: alimento de baixo teor calórico (10 calorias a cada 100g), contribui para redução da gordura corporal, benéfica para as funções cardiovasculares, contribui no colesterol, possui ação anti-inflamatória, melhora a imunidade, contribui para o sistema digestivo e urinário e é rica em fibras.

Mas atenção, não deve ser consumida por pessoas que tem resistência às pimentas e não deve ser consumida em excesso, pois causa danos ao intestino.

  1. Chá verde

É um dos termogênicos naturais mais conhecidos, dado seu poder emagrecedor e por ser saudável. Este chá auxilia na melhora da disposição do individuo e contribui para perda de peso. Os principais benefícios deste são: acelera o metabolismo, previne doenças como diabetes, controla a pressão arterial, promove saciedade, tem ação antioxidante, reduz o colesterol, melhora o humor, auxilia no sistema digestivo e contribui para imunidade.

Deve ser consumido de 1 a 4 xícaras do chá diariamente e preparo por infusão de 3-5 minutos.

  1. Gengibre

O gengibre atua especialmente na aceleração do processo de digestão. Esta raiz é muito utilizada para detox (eliminação de radicais livres) do organismo, promove saúde, emagrecimento e disposição ao individuo que o consome, além de ter os seguintes benefícios: ação bactericida e anti-inflamatória, auxilia o funcionamento intestinal, auxilia no desempenho dos sistemas biológicos, elimina problemas gástricos, ajuda no tratamento de males respiratórios e contribui para redução do sódio na culinária.

Sugere-se o consumo de 2 a 4 gramas diariamente e não é recomendado para grávidas e lactantes.

  1. Canela

A canela possui excelente ação termogênica, pois atua no sistema digestivo, eleva o calor corporal e induz a queima de gorduras, além de ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de trazer outros benefícios: controle de diabetes, redução do colesterol, redução das taxas de triglicérides, age contra resfriados, auxilia no sistema imunológico, combate a obesidade e tem efeito antioxidante.

Uso não deve ultrapassar 5g diárias, e também não deve ser usado por grávidas e lactantes, nem por pessoas hipertensas ou com problemas nos rins e fígado.

Você também pode gostar destes conteúdos:

  1. Cafeína

O café é um dos mais eficientes termogênicos naturais, por contribuir em diversos aspectos, principalmente por sua ação estimulante que oferece a pessoa mais disposição na pratica de exercícios físicos, o que amplia a força e resistência dos músculos com o passar do tempo. Outros benefícios da cafeína são: ação antioxidante, aumenta a concentração, melhora a capacidade cognitiva, previne doenças degenerativas, evita problemas respiratórios, ajuda no combate da depressão e tem efeito desintoxicante.

Diversas pesquisas mostram os inúmeros benefícios da cafeína, o consumo diário varia de pessoa para pessoa, mas é importante que não use em excesso. Grávidas devem diminuir o consumo.

  1. Óleo de coco

Em primeiro momento deve ser dizer que o óleo de coco deve ser do tipo extravirgem, pois, este óleo possibilita a quebra de moléculas de gordura no tecido adiposo, também contribui para o aumento da massa magra, que promove maior queima de mais calorias. Possui também outros benefícios, os quais: possui ação antibiótica e anti-inflamatória, contribui para prevenção e tratamento de trombose, auxilia no transito intestinal, melhora a elasticidade da pele, auxilia na eliminação de toxinas e radicais livres, hidrata a pele e o cabelo e promove saciedade.

O consumo não deve ultrapassar uma colher de sopa diária, pode ser utilizados de inúmeras maneiras, porém, recomenda-se que não seja levado ao fogo.

  1. Alho

É um dos temperos mais usados na culinária brasileira, além de seu gosto e aroma agradável, o alho faz bem a saúde e é considerado um termogênico natural, além disso, há outros motivos para consumir este tempero: combate a hipertensão, diminui o colesterol, melhora gripes e resfriados, tem ação antioxidante, melhora o paladar e estimula a liberação de adrenalina do corpo, a qual contribui para aceleração metabólica.

Não há restrições quanto o uso diário do alho, porém, seu consumo em excesso pode trazer desconfortos como gases, por exemplo.

  1. Chá de Hibisco

Outro excelente termogênico natural é o chá de hibisco, além de ser um grande aliado da saúde é também um bom emagrecedor, isso porque estimula o funcionamento do metabolismo, promovendo a queima calórica. Possui ainda os seguintes benefícios: facilita o processo digestivo, evita a retenção de líquidos (causador do inchaço), possui antocianina (que combate as toxinas do corpo,evitando o envelhecimento celular), tem ação estimulante, possui vitamina C, fonte de cálcio, previne doenças respiratórias e melhora o sistema imunológico.

O consumo recomendado é de 1 litro ao dia, podendo ser quente ou gelado e deve ser preparado por infusão.

Por fim, existem também outros alimentos que possuem ação termogênica (capazes de elevar a temperatura corporal), tais como:

Chá mate: rico em cafeína, possuindo os mesmos benefícios, e deve ser consumido da mesma forma; vinagre de maça e mostarda: possuem ação semelhante a da pimenta vermelha, recomenda-se o uso em temperos e saladas; água gelada: acredita-se que o organismo gasta bastante energia para equalizar a temperatura da mesma no corpo, mas é um efeito leve, quando comparado a outros, recomenda-se o consumo de 8 copos diários; alimentos ricos em ômega 3: encontrado em peixes e oleaginosas, aumenta o metabolismo basal, melhorando a retenção de líquidos e facilitando as comunicações celulares.

Tendo também os termogênicos artificiais que são comercializados em diversas farmácias, o principio é o mesmo dos naturais, o que ocorre é que esta indústria copia a natureza dos naturais no momento de criação dos fármacos, além de concentra-los e potencializa-los. Estes geralmente são fornecidos em cápsulas, o seu consumo é recomendado para pessoas que queiram resultados mais rápidos, porém, é indicado consultar um médico para correta orientação.

Gostou deste artigo sobre termogênicos naturais? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here