Triptofano – Saiba os principais benefícios desse aminoácido.

Existem nutrientes fundamentais para o organismo que ajudam a mante–lo resistente e saudável. Nessa lista está um que se destaca, é o triptofano.

O triptofano é conhecido L triptofano e está presente em vários alimentos. Ele auxilia no tratamento de doenças mentais e físicas e na síntese protéica que mantém a estabilidade do organismo.

Como funciona o triptofano e o que é essa substância tão importante para a saúde humana?

O que é triptofano?

O triptofano é um aminoácido essencial para nosso organismo e o nosso organismo não é capaz de produzi–lo, o que torna necessário buscar esse aminoácido nos alimentos e suplementos.

Os aminoácidos são moléculas orgânicas fundamentais para formação das proteínas que, por sua vez, são importantes para o funcionamento do organismo.

O triptofano é usado na produção de outros aminoácidos e combinado com o magnésio e as vitaminas B3 e B6 formam a serotonina, neurotransmissor que controla o humor e o sono das pessoas, evitando processos depressivos e a insônia.

Benefícios do triptofano.

Os principais benefícios do triptofano são:

  • Combate à depressão;
  • Controle da ansiedade;
  • Aumento do humor;
  • Melhora da memória;
  • Regulação do sono;
  • Controle do peso;
  • Estimula a produção do hormônio do crescimento, o GH;
  • Controle da TPM
  • Melhora do desempenho em atividades físicas.
triptofano combate a depressão
O triptofano pode auxiliar no combate a depressão, portanto é um nutriente importantíssimo para adicionar a sua dieta

O triptofano e o sono

O triptofano vai induzir o sono sem prejudicar o rendimento físico e mental e não produz dependência. A importância do triptofano está na necessidade dele para produção da serotonina.

A serotonina é chamada de “hormônio da felicidade” porque, na quantidade certa, estabiliza os níveis de ansiedade e melhora a qualidade do sono que se torna mais tranquilo e contribui para uma maior “descanso recuperador” do cérebro que passa a ter maior rendimento.

A serotonina ajuda na formação da melatonina que regula o relógio biológico do organismo, daí a importância do triptofano que, em níveis baixos, faz reduzir os níveis de serotonina que diminui os níveis de melatonina, desencadeando uma desorganização do funcionamento do corpo, gerando fraqueza, desânimo, mau humor e insônia.

Consumir triptofano antes de dormir, poderá criar um estado de alerta maior, mais concentração e lucides mental.

O uso do triptofano no combate à depressão e ansiedade

A depressão e a ansiedade são doenças que afetam o comportamento das pessoas, gerando alterações dos estados mentais e físicos e ocorre por uma alteração na neurotransmissão de impulsos dos neurônios para o sistema nervoso central, que controla o comportamento humano.

Essa alteração está ligada a deficiências nutricionais importantes. Um organismo com equilíbrio nutricional é mais resistente às doenças e saudável.

Assim como nos distúrbios do sono, a depressão e ansiedade podem ser ligadas aos baixos níveis do triptofano no organismo, que desregula a produção da serotonina, que é a principal neurotransmissora responsável pelo equilíbrio emocional do ser humano.

O triptofano e a boa memória e bom humor

O desequilíbrio funcional do organismo prejudica a memória e afeta a estabilidade emocional do ser humano. O aumento do stress por conta da vida corrida nos dias atuais, não possibilita uma alimentação balanceada que favorece a estabilidade do organismo.

Como já dito anteriormente, a falta de substâncias essenciais trazem muitos prejuízos à saúde e especialmente à saúde emocional e a memória das pessoas.

O triptofano ajuda na formação de vários aminoácidos e na produção de serotonina que influencia no aspecto emocional do ser humano. Ele vai ajudar a memória também, pois vai dar vitalidade a essa parte do cérebro, fundamental para aprendizagem e desenvolvimento cognitivo humano.

Quanto maior os níveis de serotonina, maior os níveis de melatonina que produz um sono que descansa,  esse descanso mental que o sono traz, é essencial para uma memória mais duradora e excelente para um bom humor.

Você também pode gostar destes conteúdos:

O triptofano e o controle de peso.

A serotonina é a principal reguladora do humor e do apetite. Ela age como supressora natural da fome, pois estimula a saciedade.

O triptofano é fundamental na produção de serotonina e sua presença na alimentação colabora para controlar o apetite em pessoas com bulimia e problemas de compulsão alimentar. Ele vai reduzir a vontade de consumir carboidratos e estimula a produção de leptina, hormônio produzido durante o sono que ajuda no controle do apetite.

O controle da ansiedade feito com níveis de serotonina adequados, ajuda no controle da compulsão alimentar que é normal nas pessoas ansiosas e depressivas.

Elas comem para suprir suas carências emocionais, por isso aumentar a serotonina no organismo é muito importante e isso só acontece com o aumento do consumo de alimentos ricos em triptofano.

Quantidade de triptofano a ser consumida.

O aminoácido triptofano não é produzido pelo nosso organismo e para obte – lo é necessário uma alimentação rica dessa substância.

A quantidade diária que deve ser ingerida de triptofano varia de acordo com diversos fatores como idade, sexo e estado de saúde.

O recomendado de forma geral, é uma dose de 4,0 mg de triptofano por cada quilo de peso corporal. Se for utilizar os suplementos para aquisição da quantidade necessária, o recomendado é um comprimido de até 500mg 30 minutos antes das refeições.

Para melhoria da qualidade do sono, o recomendado é o uso de 1 ou 2 comprimidos de suplemento de triptofano, cerca de 1 hora antes de ir dormir.

A dosagem deve ser avaliada por um médico especialista que vai recomendar a quantidade certa de acordo com o estado de saúde do paciente.

Risco de consumo em excesso do triptofano.

Apesar de essencial para saúde do corpo, o consumo em excesso de triptofano pode causar:

  • Náuseas;
  • Diarreias;
  • Agitação;
  • Nervosismo;
  • Alterações na pressão arterial;
  • Sonolência;
  • Perda de apetite;
  • Dores de cabeça;
  • Boca seca;
  • Fraqueza muscular;
  • Gases;
  • Vômitos.

O consumo em excesso ocorre principalmente pelo consumo abusivo dos suplementos, por isso é importante a avaliação de um especialista.

O triptofano é contraindicado, em forma de suplementos, durante a gravidez, no aleitamento e em pessoas que conduzem máquinas.

Pode haver interação medicamentosa entre o triptofano e alguns remédios como antidepressivos, que pode gerar problemas cardíacos quando consumidos através de suplementos e alimentos ao mesmo tempo.

Outros medicamentos que podem interagir com o aminoácido e gerar problemas são os sedativos. A concentração em excesso do aminoácido no organismo, pode causar sonolência excessiva devido ao relaxamento e aumento do sono proporcionado pelo triptofano.

Deficiência de triptofano.

A deficiência de triptofano provoca desequilíbrio emocional com aumento da ansiedade, transtornos de humor, depressão e uma desorganização geral do funcionamento do organismo.

A principal causa da deficiência de triptofano é uma alimentação pobre desse aminoácido. Ele não é produzido pelo organismo e a principal forma de obte – lo é com uma dieta rica em triptofano ou em suplementos do aminoácido.

Fontes de triptofano.

Como a alimentação é a principal fonte do aminoácido, os principais alimentos que contém triptofano são: queijo, amendoim, castanha de caju, carne de frango, ovo, ervilha, feijão, pescada, amêndoa, abacate, couve – flor, batata, banana e frutos do mar.

triptofano alimentos
Os alimentos que contêm triptofano podem ser adicionados a sua dieta para regular a quantidade desse nutriente em seu organismo

Os suplementos também são fontes de triptofano, porém, deve ser consumidos com moderação devido a concentração do aminoácido. É preciso orientação de um especialista para consumir os suplementos e evitar o risco do excesso.

Ter uma alimentação saudável, balanceada e diversificada combinada com prática de atividades físicas, é fundamental para a saúde corpo e da mente.

Gostou deste artigo sobre triptofano? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here