Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Vinagre de maça orgânico – principais nutrientes, benefícios e como fazer.

Vinagre de maça orgânico – principais nutrientes, benefícios e como fazer.

O vinagre de maçã orgânico, muitas vezes, pode ser ignorado nas prateleiras dos supermercados, mas ele contém propriedades muito nutritivas, usadas para favorecer a pele e até a saúde mental.

Diferente da maçã cultivada tradicionalmente, a maçã orgânica tem 90% a menos de toxicidade e muito mais nutrientes, como cálcio, naus de manganês e magnésio, contendo surpreendentemente, 300% a mais de lítio, um dos fatores primordiais para a manutenção da saúde do cérebro.

Sendo assim, o vinagre de maçã orgânico é aliado de quem sofre com a depressão e transtorno bipolar, tem ação diurética, ajuda na perda de peso, alivia dores nas articulações e ajuda a evitar problemas digestivos.

Neste conteúdo, vamos abordar os principais nutrientes, benefícios e outras informações importantes sobre o uso do vinagre de maçã orgânico.

Principais nutrientes do vinagre de maçã orgânico

O vinagre de maçã orgânico é um antioxidante, graças às suas substâncias favoráveis ao organismo — ácido acético, quercetina, catequinas, enzimas — que atuam junto de outros nutrientes como o betacaroteno, as fibras solúveis e o potássio (além de outros minerais).

Conheça a atuação de alguns desses nutrientes presentes no vinagre de maçã:

Ácido acético — Bloqueia a absorção de amido e açúcar, ou seja, contribui para que os carboidratos, como sacarase, amilase, lactase e maltase sejam liberados direto no trato digestório, impedindo o ganho de peso.

Betacaroteno — Elimina os radicais livres, protegendo a visão e a pele.

Quercetinas e catequinas — Antioxidantes que atuam para fortalecer as nossas defesas e evitar alergias e inflamações, já que inibem os efeitos da histamina.

Fibras solúveis — Outro nutriente que colabora com a perda de peso, graças a pectina, que absorve gorduras, sacia e evita a prisão de ventre.

Potássio — Considerado o melhor nutriente para quem sofre de hipertensão. O potássio ajuda a reduzir a pressão arterial.

Benefícios do vinagre de maçã orgânico

Sabendo dos nutrientes e alguns efeitos do vinagre de maçã em nosso organismo, listamos todos os benefícios deste vinagre que tem muito mais vantagens que o vinagre que conhecemos. São eles:

  • Reduz o colesterol e a pressão alta;
  • Controla as taxas de glicose;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Regula o PH sanguíneo;
  • Contribui para o trato digestivo e intestinal;
  • Protege contra problemas hepáticos;
  • Fortalece músculos;
  • Confere brilho e força aos cabelos;
  • Combate a acne;
  • Reduz o mau hálito;
  • Combate a depressão devido a reposição de lítio.
mau halito vinagre de maça organico
Mau halito pode ser tratado com o vinagre de maça orgânico, mas sem exceder na sua quantidade para não piorar o problema

O vinagre de maçã orgânico pode não ser eficiente se usado puro nos cabelos, mas é possível usá-lo para potencializar cremes de tratamento e eliminar os frizz e a porosidade capilar.

Vinagre de maçã orgânico é bom para a pele?

Não há estudos que confirmam a ação benéfica do vinagre de maçã na pele, porém sua composição tem propriedades que podem ser aliadas para uma pele bonita.

O ácido acético tem ação antibactericida e antisséptica, ideal para livrar a pele de bactérias que estejam causando a acne. Além disso, atua para evitar desequilíbrios da flora bacteriana, oleosidade excessiva e ainda faz uma leve esfoliação, conferindo uma pele sem manchas.

Quantidade recomendada do vinagre de maçã orgânico

Recomenda-se diluir duas colheres de sopa de vinagre de maçã em 300 ml de água e beber diariamente. É possível tomar 3 vezes ao dia, sendo a última antes de dormir.

Como usar/tomar o vinagre de maçã orgânico?

Você pode substituir o vinagre habitual nas saladas pelo vinagre de maçã orgânico. Use 1 colher de chá na comida em cada refeição.

Se preferir, adicione 2 colheres de sopa do vinagre de maçã em um copo de água, mas não beba o vinagre puro.

Prefira comprar o vinagre de maçã orgânico que contenha uma fina teia boiando no líquido, pois trata-se de enzimas que atuam no processo de fermentação. Lembra também de prestar atenção se o vinagre de maçã é não pasteurizado e não filtrado.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Riscos ao consumir em excesso

Como o vinagre de maçã orgânico contém acidez alta (em torno de 4 a 5%), o consumo em excesso pode irritar o estômago, além de causar problemas hepáticos e no duodeno.

O excesso do vinagre de maçã também pode alterar o PH sanguíneo e levar ao óbito, mas felizmente, isso só será possível se você ingerir uma quantidade exagerada de vinagre de maçã orgânico, o equivalente a uma garrafa num dia.

Há também um estudo em que aponta o lítio em excesso como causador de problemas na tireoide, como hipotireoidismo. Como o vinagre de maçã orgânico contém 300% de lítio a mais que as maçãs convencionais, é melhor evitar consumir em grandes quantidades.

Contraindicações do vinagre de maçã orgânico

Quem faz uso de medicamentos diuréticos, contra a diabetes e doenças cardiovasculares e laxantes devem evitar o vinagre de maçã orgânico, uma vez que pode haver interação e reduzir os efeitos dos medicamentos.

Pacientes que sofrem de úlceras ou qualquer outro problema gástrico também precisam restringir o uso do vinagre de maçã, bem como evitar qualquer bebida ácida, como refrigerantes e café.

contraindicações vinagre de maça organico
Fique de olho nas contraindicações do vinagre de maça orgânico para que não acabe piorando a sua saúde ao invés de melhora-la

Aprenda a fazer o vinagre de maçã orgânico

Você pode preparar seu próprio vinagre de maçã, além de ser mais econômico também é fácil de fazer. Veja como:

Ingredientes:

  • 6 maçãs orgânicas e, de preferência, da variedade fuji;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 2 litros de água sem cloro.

Depois de lavar as maçãs (é muito importante lavar muito bem para garantir a integridade do vinagre), corte-as, mas não descarte as cascas nem as sementes.

Coloque as maçãs, o açúcar e a água no liquidificador e bata bem. Passe a mistura para um recipiente e cubra com pano.

Durante os próximos dias, mexa com uma colher de pau ou agite de vez em quando para ajudar na fermentação e estimular a atividade microbiana. Quando a mistura começar a borbulhar, mexa ou agite 1 vez ao dia.

Passado 1 semana, o gosto já deverá ficar amargo. Coe e transfira para uma garrafa somente após cessar o borbulhamento, caso contrário, o vinagre pode sofrer pressão e estourar a garrafa.

Você sabia de todos esses benefícios do vinagre de maçã orgânico? Se você não tem problemas quanto ao seu uso, substitua hoje mesmo o seu vinagre tradicional e garanta mais qualidade de vida.

 

Caso este artigo sobre vinagre de maçã orgânico tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …