Breaking News
Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Vitamina C ajuda a emagrecer e a combater o envelhecimento precoce

Vitamina C ajuda a emagrecer e a combater o envelhecimento precoce

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma das vitaminas mais conhecidas quando se fala em combater gripes e resfriados, isso porque ela tem grande participação no sistema imunológico — e não é só!

Já é sabido que a vitamina C tem muitos outros benefícios, como combater os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce e proteger a pele da poluição ambiental e do stress, mas, além disso a vitamina também pode ajudar a emagrecer.

Quer conhecer todos os benefícios da vitamina C e o que acontece se o seu organismo não receber uma quantidade relevante dessa poderosa vitamina? Continue acompanhando nosso conteúdo, que vamos abordar tudo sobre o ácido ascórbico.

O que é vitamina C?

É uma vitamina hidrossolúvel, essencial para fortalecer o sistema imunológico, combater os radicais livres pela sua ação antioxidante e fazer as células crescerem sadias.

Para que serve a vitamina C?

Todas as vitaminas são importantes para o nosso organismo e desempenham papéis não muito diferentes, mas que a falta de uma delas já acarretaria problemas.

Vitamina C para que serve
A vitamina C pode ser uma arma muito eficiente contra o envelhecimento e ajuda no funcionamento do organismo

A vitamina C, por exemplo, é reconhecida como uma poderosa vitamina C porque ela desempenha várias funções no organismo.

Dentre elas, destacam-se a capacidade de retardar o envelhecimento da pele, pois a vitamina C é desintoxicante e antioxidante, ajuda a absorver o ferro, reduz níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, e protege o organismo contra doenças provocadas por um sistema imunológico baixo.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Benefícios da vitamina C

Os benefícios da vitamina C são:

  • Fortalece o sistema autoimune;
  • Previne contra o envelhecimento precoce;
  • Torna ossos e dentes mais fortes;
  • Atua em tratamentos antialérgicos;
  • Ajuda a absorver o ferro;
  • Evita problemas oculares;
  • Favorece a perda de peso;
  • Ajuda a ganhar massa muscular;
  • Combate os efeitos do stress.

Vamos entender a atuação da vitamina C em nosso corpo para que ela seja tão benéfica para uma saúde vital.

Fortalece o sistema autoimune

Um dos principais benefícios da vitamina C é a sua atuação no sistema imunológico, capaz de prevenir gripes, resfriados e outras infecções, graças aos anticorpos que o nutriente ajuda a produzir.

Entretanto, nem sempre a vitamina C pode impedir que uma pessoa sofra de uma gripe, mas pode, por exemplo, evitar que uma gripe ou resfriado se prolongue. Para isso, é necessário ingerir regularmente a vitamina, que a longo prazo ela surtirá mais efeito.

Combate os radicais livres

Por sua ação antioxidante, a vitamina C previne o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres, substâncias encontradas em nosso organismo e que também podem causar diversas doenças crônicas, como o mal de Alzheimer.

Os radicais livres também degradam o colágeno, um dos componentes da pele que a mantém firme. Para evitar uma pele flácida antes do tempo, é necessário repor os níveis de vitamina C.

Resistência aos ossos e dentes

Ainda sobre o colágeno, a produção dessa proteína através da vitamina C não só beneficia a pele como também oferece firmeza aos dentes, ossos, tendões, cartilagens e as paredes dos vasos sanguíneos.

É possível associar a vitamina C a outras proteínas a fim de potencializar os efeitos contra o envelhecimento das células, o que implica também na perda de colágeno.

Tais proteínas incluem a Vitamina E (óleo de girassol, amendoim, castanha-do-pará), o Licopeno (tomate, aspargos, pimentão vermelho) e o Betacaroteno (cenoura, beterraba, couve).

Vitamina C contra alergias

A vitamina C também é anti-histamínica e antialérgica, isso significa que o nutriente é capaz de lutar contra os germes causadores de alergias.

Quem sofre de sinusite ou asma precisa se proteger da poeira e do pólen que levam a crises alérgicas. Para tanto, basta ingerir de forma regular os alimentos que contenham vitamina C.

As vias respiratórias podem ficar suscetíveis a eventos alérgicos não só pela poluição mas também influenciados pela má alimentação e o estresse, que tornam o sistema autoimune debilitado.

Evita a anemia e controla o açúcar no sangue

Graças a absorção de ferro, é possível livrar-se de problemas como a anemia, o desânimo e o raciocínio lento, que podem afetar diretamente o desempenho nos estudos e no trabalho.

Além disso, quem luta contra a diabetes pode fazer uso da vitamina C, pois ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

A vitamina C colabora na absorção do ferro, principalmente em crianças, cuja deficiência pode retardar o desenvolvimento cognitivo.

Contribui para a saúde dos olhos

A vitamina C é um dos nutrientes que contribui para uma boa visão. Como os olhos são mais expostos à luz do sol, eles são mais atacados pelos radicais livres e envelhecem mais rápido.

O resultado é uma visão prejudicada, com risco de desenvolver a catarata ou outras doenças oculares.

Ajuda a perder peso

Quem consome vitamina C, cuida da alimentação geral (evitando alimentos muito calóricos) e pratica exercícios físicos, tem muito mais chance de queimar gorduras e perder peso.

Há pessoas que praticam muitos exercícios, não obtém sucesso e não entendem o motivo. Pode ser necessário, então, a ingestão da vitamina C para ajudar na perda de calorias.

Isso também ocorre porque a vitamina reduz os níveis de açúcar no sangue e favorece a queima de gorduras para que, assim, haja energia.

Favorece o aumento da massa muscular

Outro benefício da vitamina C é que ela, ao combater os radicais livres, promove maior aproveitamento para quem é atleta.

Isso ocorre porque níveis de vitamina C no organismo reduzem o hormônio Cortisol, que em excesso é responsável por efeitos nocivos no corpo, como dor nos músculos após treinos mais pesados. Com a redução do Cortisol, aumenta-se o hormônio Testosterona, responsável pelo crescimento dos músculos.

Reduz os níveis de stress

O stress é um dos fatores que contribuem para o envelhecimento precoce, mas nem sempre evitá-lo é possível.

O hormônio Cortisol regula algumas funções no corpo, como as proteínas, carboidratos e gorduras que são ingeridas. O problema é quando os níveis de Cortisol aumentam por causa do stress, causando aumento da pressão sanguínea, aumento de açúcar no sangue e ganho de peso.

Portanto, consumir vitamina C ajuda o organismo a lidar melhor com o stress, perder peso e ter uma vida mais saudável.

Quantidade recomendada de vitamina C

Nem todas as pessoas precisam da mesma quantidade de vitamina C, isso vai depender do sexo, idade e peso.

Contudo, de um modo geral, bebês de 7 a 12 meses precisam de 50 mg de vitamina C por dia. A partir de 1 ano até os 13 anos, a dosagem varia de 15 a 45 mg. Mulheres e homens até os 18, necessitam de 65 e 75 mg respectivamente.

Acima de 18 anos, a recomendação é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. Já as grávidas necessitam de 85 mg diárias, mas esse valor sobe para 120 mg quando em fase de amamentação.

Deficiência de vitamina C

Como a vitamina C não é sintetizada pelo organismo, é necessário consumi-la através dos alimentos, principalmente por ser uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, ela não permanece no organismo como as lipossolúveis. Isso indica que não podemos deixar de consumir a vitamina C sequer por um dia.

A deficiência de vitamina C é rara se a pessoa tiver boa saúde e se alimentar adequadamente, caso contrário, os sintomas da falta da vitamina C são:

  • Anemia;
  • Fraqueza muscular;
  • Gripes e resfriados frequentes;
  • Pele e cabelos ressecados;
  • Mau humor e cansaço.

Em casos de deficiência severa de vitamina C, é possível ser acometido pelo escorbuto, uma doença que impede a cicatrização de feridas, favorece ao sangramento de gengivas e, até mesmo, a perda de dentes.

Onde encontrar a vitamina C

A vitamina C é facilmente encontrada em diversos alimentos e estão fortemente presentes nas frutas cítricas, mas há outras fontes ricas de vitamina C. Conheça algumas:

Frutas

  • Laranja
  • Limão
  • Kiwi
  • Manga
  • Abacaxi
  • Morango
  • Melancia
  • Goiaba
  • Acerola.

Verduras e vegetais

  • Espinafre
  • Brócolis
  • Couve
  • Rúcula.

A vitamina C também pode ser encontrada no tomate, nas batatas, na abóbora moranga e nos pimentões verdes e vermelhos.

Riscos do excesso de vitamina C

É quase impossível alguém ingerir uma quantidade superior ao recomendado por dia, mas esse risco de ter uma overdose de vitamina C pode acontecer em quem faz uso de suplementos do nutriente.

Enquanto alguns especialistas afirmam que o excesso de vitamina C é prejudicial para quem sofre de cálculos renais, outros sugerem que a overdose em nada interfere.

Para pessoas saudáveis, não há riscos quanto a doses elevadas por dia, já que o excesso de vitamina C é excretado pela urina. Contudo, caso a overdose provoque sintomas adversos, esses geralmente podem ser náuseas, indigestão e insônia.

Receitas saborosas e ricas em vitamina C

Aprenda a incrementar a vitamina C em seu dia a dia com essas duas receitas saborosas e fáceis de fazer:

  • Suco de couve e laranja

Você vai precisar do suco de 8 laranjas geladas, suco de 1 limão e duas folhas de couve. Bata tudo no liquidificador.

  • Salada com brócolis, rúcula e aspargos
suco de couve e laranja vitamina C
O suco de couve com laranja pode ser uma ótima fonte natural de vitamina C e é muito fácil de fazer

Faça uma salada para o almoço usando uma xícara de rúcula, uma xícara de aspargos, 1 tomate e uma xícara de brócolis. Para acompanhar, um suco de 3 acerolas. Você vai consumir 700 mg de vitamina C.

Agora que você já conhece os benefícios e consequências da falta da vitamina C, não deixe de consumi-la diariamente. As vitaminas são essenciais para uma vida saudável.

 Gostou deste conteúdo sobre vitamina C? Então curta agora mesmo nossa página  O universo da saúde no facebook!

 


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …