Home / Beleza / Ácido hialurônico – O que é, como usar e dicas.

Ácido hialurônico – O que é, como usar e dicas.

É natural a todos envelhecer e junto com esse processo surgem algumas transformações e modificações no corpo. A pele é uma das que mais sofrem com o avanço da idade, isso faz com que principalmente as mulheres comecem a desejar e procurar meios de deixar a pele mais jovem e bonita.

Para atender essa necessidade muitas empresas têm produzido cosméticos para a pele com o propósito de deixá-las mais rejuvenescida, firme e hidratada.

Algumas substâncias são produzidas artificialmente para se tornarem produtos de beleza, uma delas é o ácido hialurônico, esse elemento é feito para o tratamento de rugas, elasticidade e perda do volume facial.

O ácido hialurônico é bastante usado e recomendado pelos médicos dermatologistas em consultas clínicas.

Esse ácido não estar apenas presente em criações laboratoriais, mas também é gerado pelo corpo humano, ele possui grande capacidade de armazenamento de água nas células, resultando na hidratação e elasticidade da pele.

Este artigo esclarecerá o que é ácido hialurônico, quais são as suas indicações, contraindicações, explicar se grávida pode ou não usar esse tipo de ácido, como deve usar, cuidados e dicas para usar.

Saiba mais sobre o ácido hialurônico e esclareça suas dúvidas com relação ao assunto.

O que é

Ácido hialurônico é um elemento localizado no corpo humano e também no organismo de animais.

o que é acido hialuronico
O ácido hialurônico é a substância mais utilizada no tratamento de rugas e problemas de pele

Ela faz parte de todas as peças da estrutura corporal, porém a pele possui a maior porcentagem dessa substância em relação aos outros. A atuação desse ácido se dá através do preenchimento entre as células resultando em uma pele mais macia e firme.

Esse elemento é capaz de manter bastante água, isso acaba por resultar em uma hidratação a pele chegando até nas partes mais fundas. Devido a isso muitas empresas do ramo de cosméticos para a pele tem usado bastante o ácido hialurônico como parte da composição de seus produtos.

Nesses produtos de beleza o elemento funciona da seguinte maneira, como a molécula do ácido hialurônico é grande, a pele não é capaz de absorvê-la, de modo que ela permanece sobre a epiderme, capturando a água e ao mesmo tempo realizando a hidratação da mesma.

Acontece que o produto cosmético composto do ácido hialurônico permanece na pele até que o indivíduo tome banho, desse modo ele deve ser sempre reaplicado para manutenção do efeito.

O ácido quando produzido sinteticamente pode ser apresentado por meio de gel injetável, creme ou cápsulas.

A produção desse ácido nos laboratórios ocorre pela obtenção de origem animal ou através da fermentação de bactérias.

Alguns profissionais fazem a utilização para fins de reabilitação da artrose. Nas clínicas de estética o popular é usar o ácido hialurônico no tratamento de rugas, onde esse é realizado por meio da aplicação de injetáveis na pele.

Nesse caso o paciente pode receber um tipo específico de anestesia podendo ser por meio de um creme a ser escolhido pelo responsável na execução do procedimento. Caso o local apresente inchaço é liberado fazer compressas de gelo para amenizá-lo.

Indicações

É recomendado o uso do ácido hialurônico para melhorias na firmeza e maciez da pele, minimizando rugas e linhas de expressões.

Se a técnica for realizada através da utilização de injeções, podem ser aplicadas ao redor do rosto, nos lábios, olheiras, rugas, mão e outras áreas do corpo.

Outro procedimento que envolve essa substância é para dar volume à face, utilizada nas cochechas, mandíbula e contorno do rosto, sendo aplicada antes uma anestesia local. É recomendado o uso dessa técnica para pessoas que com o decorrer da idade perderam o tecido de regiões do rosto.

Outras indicações para a utilização do ácido hialurônico são:

  • Diminuir dores articulares;
  • Evitar rugas;
  • Evitar o aparecimento de sinais na pele decorrente do envelhecimento;
  • Promover regeneração da pele;
  • Minimizar manchas;
  • Evitar o surgimento da osteoartrite, osteodistrofia e artrite reumatoide.

Contraindicações

Antes de realizar o tratamento com o ácido hialurônico é importante se atentar para as suas contraindicações.

O uso através de cápsulas não é recomendado para pessoas que possuem hipersensibilidade a qualquer composição presente na produção do produto.

Para mulheres gestantes ou lactantes, antes da utilização é necessário fazer uma consulta com um médico que irá avaliar a situação e recomendar ou não.

Ainda dentro das contraindicações não é liberado o uso para pacientes que apresentem problemas na coagulação do sangue.

Caso o indivíduo possua doença de pele, irritação ou ferimento não deve ser usado dentro ou próximo da região lesionada.

Se tiver implante permanente no local, o ácido hialurônico não poderá ser aplicado.

Grávida pode usar?

Quanto ao uso por grávida não existe contraindicação se o ácido for usado em creme.

Ainda não existe confirmação através de estudos que indiquem que gestante não pode utilizá-lo, não sabendo então se é seguro ou não.

Sabe-se que nos primeiros três meses do início da gravidez, o ácido hialurônico não é recomendado, após esse período não há uma proibição total. Orienta-se que as mulheres gestantes procurem um médico da área ou aquele que já está acompanhando o período gestacional para receber uma liberação.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como usar

Normalmente com o avançar da idade a pele envelhece junto, para recuperá-la é necessário o uso do ácido hialurônico, ele a tornará mais bonita, lisa, hidratada e elástica.

O uso dessa substância pode ser por meio de creme, cápsula ou injetáveis. Para cada forma existe uma orientação de uso. Seguem elas:

1º Injetável:

Esse tipo é apresentado em gel, recomendado especialmente para preenchimento de rugas, rachaduras na superfície da pele (sulcos) e linhas de expressão, a incidência maior dessas características ocorrem em áreas como contorno dos olhos, redor dos lábios e também na testa.

Outro propósito para utilização do ácido é para dar volume aos lábios e bochechas, além de atuar na diminuição de olheiras, manchas e cicatrizes.

A aplicação da substância acontece através de um profissional especializado, sendo ele o dermatologista ou cirurgião plástico. O médico usará anestesia local para reduzir a dor e a sensibilidade, após fará pequenas picadas na região onde irá inserir o ácido hialurônico.

A técnica normalmente ocorre dentro de meia hora, não havendo necessidade de internação do paciente.

A resposta ao tratamento aparece logo que finalizada a técnica e perdura de 6 meses a 2 anos, o tempo do resultado irá variar de pessoa para pessoa, dependendo também da situação que levou ao procedimento.

Alguns efeitos negativos podem surgir quando finalizado o método, eles são: dor, inchaço e hematoma na região. Esses sinais sumirão dentro de 1 semana.

O profissional recomendará algumas compressas frias de 15 minutos no local diariamente.

2º Creme:

Quando o ácido hialurônico é composto de um creme, o seu objetivo principal é hidratar a pele, então ele armazena bastante água para resultar nesse efeito hidratante.

O uso em creme é recomendado especialmente para mulheres e homens de 45 anos acima.

A sua aplicação é bastante fácil é só retirar o produto e passá-lo na pele. O seu uso pode acontecer de 3 a 4 vezes na semana.

A resposta do uso em creme ocorre na prevenção de rugas ou hidratação quando o indivíduo já as possui.

Normalmente não existe efeito negativo à utilização desse produto, apenas no caso da pessoa ter alergia, resultando na pele vermelha ou algum tipo de coceira, caso sejam apresentados esses sinais o uso deve ser suspenso, se persistidos o médico deverá ser consultado.

3º Cápsulas

Quando o ácido hialurônico vem por meio de cápsulas a sua intenção maior é agir como um antienvelhecimento para a pele, reparando e tornando ela mais firme. Seu segundo objetivo é ajudar no tratamento de problemas nos ossos e olhos.

Semelhante aos injetáveis somente devem ser obtidas quando receitadas pelo médico.

A cápsula deve ser tomada uma vez ao dia junto a uma alimentação, o período para usá-la dependerá da indicação do profissional que recomendou, no entanto, geralmente o tempo limite é de três meses. Esse tipo não apresenta efeito negativo ao uso.

Cuidados

Antes e depois de usar o ácido hialurônico é necessário ter alguns cuidados, abaixo estão listadas algumas orientações do que precisa ser feito pré e pós-utilização:

Antes de usar o ácido hialurônico você precisa:

  • Primeiramente deve ser feito uma entrevista durante a consulta pelo médico responsável;
  • Realizar exames laboratoriais para verificar se o paciente não apresenta contraindicação ao procedimento;
  • Devem ser evitadas bebidas alcoólicas em grande quantidade cerca de um dia antes da aplicação;
  • Se o indivíduo usa algum tipo de ácido no período da noite esse deve ser suspendido na véspera e no dia do tratamento;
  • Remédios anticoagulantes devem ser suspensos uma semana antes do procedimento;
  • O protetor solar precisa ser passado antes e após o tratamento.

Depois de usar o ácido hialurônico você precisa:

  • É indicada a realização de uma massagem na região com as pontas dos dedos por alguns dias, caso apareça manchas roxas depois do procedimento essa massagem não é recomendada;
  • Não se exponha ao sol no caso de surgirem hematomas;
  • São indicadas compressas geladas na área.

 

ácido hialurônico aplicação
A aplicação de ácido hialurônico diretamente deve ser realizada apenas por profissionais qualificados

Dicas para usar

Seguem algumas dicas para usar o ácido hialurônico:

  • Quando for usá-lo em creme primeiro é necessário fazer uma limpeza de pele para então aplicá-lo;
  • No caso das cápsulas e injetáveis, lembre-se de sempre usá-las sobre recomendação médica para não ter nenhum efeito indesejado.

 

Espero que este artigo sobre ácido hialurônico tenha lhe ajudado e esclarecido as suas dúvidas e curiosidades, se gostou deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto!

 

Gostou deste artigo sobre ácido hialurônico? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …