Home / Remédios / Adesivo anticoncepcional – Como funciona e preço

Adesivo anticoncepcional – Como funciona e preço

O anticoncepcional em adesivo é um método contraceptivo alternativo às tradicionais pílulas e que possuem a mesma eficácia destes. É uma excelente opção se você tem dificuldade de se lembrar diariamente, visto que deve ser utilizado apenas uma vez por semana.

Se você está em busca de um método contraceptivo de fácil adaptação, certamente irá se apaixonar pelo anticoncepcional em adesivo, também conhecido como adesivo transdérmico.

Veja como funciona o adesivo contraceptivo, conheça seus efeitos colaterais e o preço do adesivo anticoncepcional no mercado brasileiro.

O que é

O anticoncepcional em adesivo é um método contraceptivo na qual a mulher cola na sua pele um adesivo transdérmico e através dele recebe os hormônios necessários para evitar a gravidez. Sua eficácia é de 99,4%, comparável aos métodos contraceptivos mais tradicionais, como os em pílula.

adesivo anticoncepcional o que é
O adesivo anticoncepcional é considerado um dos únicos métodos contraceptivos que não causa o aumento de peso

O único método contraceptivo no formato de adesivo no mercado brasileiro é o Evra. Cada adesivo do Evra contém 6 mg de norelgestromina e 0,60 mg etinilestradiol, sendo que a cada 24 horas, um adesivo transdérmico libera em média 203 mcg de norelgestromina e 33,9 mcg de etinilestradiol. Um adesivo possui tamanho de 4,5 cm de largura e 4,5 cm de altura.

Ao contrário do que ocorre com outros métodos contraceptivos, o adesivo não engorda.

As principais vantagens deste método são a baixa quantidade de hormônio, menor risco de acne, alta eficácia contraceptiva, o fato de não precisar se lembrar diariamente (o adesivo é trocado uma vez por semana) e menos riscos de desconforto gástricos comuns nos contraceptivos em pílula.

As desvantagens deste método é o fato do adesivo ficar visível, poder cair (não é comum, mas pode acontecer), causar vermelhidão ou coceira no local da aplicação e as alterações de humor normais de qualquer método hormonal, embora nos adesivos isso ocorra com menos intensidade.

Onde colar

Os locais mais indicados para colar o adesivo são nas costas, nos braços, no bumbum e no abdômen. É importante que a cada semana você vá trocando a posição do adesivo para evitar que a cola que sobra na sua retirada possa causar pouca aderência ao novo adesivo.

O adesivo deve ser aplicado numa região lisa da pele, livre de pelos ou de qualquer tipo de hidratante ou protetor solar.

Uma dica é deixar ele numa região visível, para que você possa verificar se não há nenhuma avaria ou descolamento dele. O adesivo possui excelente aderência e não sai no banho e nem mesmo na piscina.

E se o adesivo anticoncepcional descolar? Apesar de serem mínimos os riscos de descolamento do adesivo, se isso ocorrer dentro das últimas 24 horas você poderá reposicionar ele, caso ainda esteja aderindo. Se não, cole um novo adesivo para garantir sua máxima eficácia, lembrando que deverá trocar o adesivo no dia do ciclo normal.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como funciona

Quem nunca usou o adesivo deve colocar no primeiro dia de menstruação. Este adesivo dura uma semana. Se você colocou na segunda-feira, por exemplo, na próxima segunda-feira você irá remover o adesivo e colar em outro local.

Você deve fazer este procedimento para os 3 adesivos que vem na embalagem. Na quarta segunda-feira, você removerá o adesivo e ficará sem utilizar por uma semana. Na próxima segunda-feira, o procedimento deverá ser repetido com uma nova embalagem.

Testes realizados com contraceptivo feminino adesivo mostraram menos eficácia em usuárias com peso acima de 90 kg. Caso este seja o seu caso, consulte seu médico para avaliar outro método contraceptivo.

Muitas mulheres se questionam, pelo fato de ser um método de certa forma diferente, se o adesivo anticoncepcional realmente funciona. Quando usado corretamente, estudos clínicos comprovam que a chance de engravidar foi menor que 1% no primeiro ano de uso. A gravidez ocorre geralmente pelo mal uso do anticoncepcional, como atrasos na hora da aplicação.

Efeitos colaterais

Os eventos adversos mais comuns relatados pelo uso de adesivo contraceptivo são dores mamárias (por este motivo não se indica a aplicação do adesivo na região dos seios), dor de cabeça, incômodo no local da aplicação do adesivo e náuseas.

Pelo fato de ser uma terapia hormonal, pode haver ainda alterações no apetite ou desequilíbrio hormonal, porém, a quantidade de hormônios é menor se comparados a outros métodos contraceptivos.

Adesivo anticoncepcional contraindicações
Os efeitos colaterais são fáceis de controlar e não devem mudar a sua opinião sobre usar ou não o adesivo anticoncepcional

Lembre-se de que você é livre para discutir com o seu médico qual o melhor método contraceptivo, mas jamais escolha por sua própria conta um novo método. Cada organismo se comporta de uma forma e determinados tipos de métodos podem não ter eficácia para o seu caso.

Preço

Infelizmente o mercado brasileiro dá uma única opção de anticoncepcional contraceptivo: o Evra do laboratório Janssen. Isso faz com que não exista concorrência, dificultando a baixa do preço em decorrência disto.

O preço do Evra nas farmácias está em torno de 75 reais para a embalagem com 3 adesivos. Esta embalagem dura 1 mês, já que se faz a pausa de 1 semana.

 

Gostou deste conteúdo sobre adesivo anticoncepcional? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …