Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Água Alcalina – O que é, 11 benefícios e como fazer em casa.

Água Alcalina – O que é, 11 benefícios e como fazer em casa.

A água alcalina ou água ionizada está muito em alta pelos benefícios que ela pode proporcionar. No entanto há pessoas que começam a fazer uso da água alcalina de maneira incorreta e até sem saber para o que ela realmente serve.

Além de seus benefícios, a água alcalina é muito saborosa. Pois contém um leve azedo do limão e isso é uma das principais características que agradam a maioria das pessoas.

O que é água alcalina?

Quando o corpo passa a produzir muito mais ácido que o normal traz muitos prejuízos para o organismo. O principal deles é a falta de oxigenação celular, o que torna o indivíduo mais vulnerável a agentes como vírus e bactérias. A água ionizada é feita justamente para isso, para regular a acidez em excesso.

agua alcalina o que é
A água acalina possui substâncias que nos ajudam a regular o nosso organismo e até evitar doenças

O organismo humano tem o PH de 7,35 a 7,4, a água alcalina é uma bebida que tem como objetivo manter esse equilíbrio do PH, fazendo com que o corpo fique mais forte e resistente.

11 benefícios da água ionizada

Prevenção de doenças cardiovasculares

A água ionizada possui uma taxa muito alta de magnésio, este nutriente ajuda a proteger as artérias e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, já que age na diminuição da pressão arterial.   

Proteção para os ossos

O organismo para combater a acidez elevada no corpo pode utilizar o cálcio e magnésio presentes no corpo. Esse processo pode fazer com que as células ósseas acabem perdendo muito desses minerais que são essenciais para o fortalecimento e saúde dos ossos.

Com a água ionizada esse problema está resolvido. Ela pode agir então no combate a osteoporose, já que ao invés do organismo utilizar os seus próprios minerais para os ossos, ele recebe mineral externo para essa estabilização do PH.

Retarda o envelhecimento

Auxilia na melhora da oxigenação celular, fazendo com que haja eliminação de toxinas que fazem as células envelhecerem de forma mais rápida. Além disso, a água alcalina ajuda a combater os radicais livres presentes no corpo humano, que são responsáveis por muitas doenças e o envelhecimento precoce.

Aumenta a disposição

Essa água ajuda a aumentar a disposição, pois melhora de forma considerável o desempenho do organismo e seus processos biológicos. Ela faz com que os nutrientes que as células necessitam cheguem de forma mais rápida.

Previne muitas doenças

Além da osteoporose e doenças cardiovasculares, há muitas outras doenças que podem ser prevenidas com a utilização da água alcalina. Diabetes, colesterol alto, artrite crônica, hepatite, dermatite e até mesmo o câncer podem ser prevenidos.

Melhora o sistema imunológico

A água ionizada ainda traz como benefício o fortalecimento do seu sistema imunológico. Ele se torna mais forte e resistente para combater vírus e bactérias, além de prevenir outras possíveis doenças.

Alto poder de hidratação

O seu alto poder de hidratação é justamente pelo fato das células do organismo receberem os nutrientes essenciais de forma mais rápida. Isso ajuda na eliminação de toxinas e componentes presentes na urina, como o ácido úrico e nefrólitos.

Ajuda a emagrecer

O magnésio é um componente importante no organismo para estimular a perda de gordura e manter a massa magra no corpo. Então, para quem deseja emagrecer com saúde essa água é uma boa opção.

ajuda a emagrecer agua alcalina
A água acalina pode ser uma excelente auxiliar na hora de perder alguns quilinhos acumulados

Interfere no sistema neurológico

Como as células passam a receber os nutrientes de forma mais rápida, o sistema neurológico também se beneficia. Ela aumenta a capacidade cognitiva, fazendo com que o raciocínio fique mais rápido e os reflexos aos estímulos do ambiente também.

Atua no sistema digestivo

Pelo limão se tornar alcalino no estômago combatendo a sua acidez excessiva, ele ajuda diretamente a melhorar o sistema digestivo e consequentemente o intestinal também. Atua na prevenção de gastrites, prisões de ventre, úlceras, diarreia e outros problemas que podem afetar essas regiões.

Diminui a retenção de líquido

Por eliminar toxinas e trazer o equilíbrio para o PH do corpo humano, a água ionizada diminui a retenção de líquido corporal, fazendo com que o inchaço vá embora.

Como fazer a água alcalina em casa

É fácil fazer a água alcalina em casa, basta utilizar o limão para isso, que é barato e saudável. Pegue um limão lavado e corte em 8 partes, não esprema e nem tire a sua casca. Em seguida você deve deixar ele descansar em 2 litros de água filtrada por 8 horas.

Assim, a sua água já estará alcalina, pois o limão fará o organismo conseguir chegar no PH ideal e como sabemos, o limão no estômago se torna alcalino equilibrando assim a acidez.

Também é possível fazer a água alcalina de duas outras formas. A primeira é com gotas alcalinizantes, que podem ser encontradas em lojas e até no mercado. Basta ler o rótulo com atenção e verificar qual a quantidade de gotas necessárias para a quantidade de água.

Já a segunda receita de água alcalina envolve o bicarbonato de sódio. Essa receita não é muito recomendada, pois ela pode elevar consideravelmente a pressão arterial e ainda causar desequilíbrio do PH intestinal.

A receita com bicarbonato de sódio é igual a do limão, basta substituir o ingrediente ou utilizar os dois juntos (a quantidade de bicarbonato de sódio é de meia colher de chá para 4 litros de água). Dentre as três receitas a mais recomendada é a do limão, pois é um ingrediente totalmente natural.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Posso tomar a água alcalina todos os dias?

Apesar de ser ótima para a saúde e trazer inúmeros benefícios para o organismo, a água ionizada deve ser consumida com cautela, pois o nosso corpo não foi feito para somente consumir esse tipo de água.

Beber muita alcalina pode fazer com que ela tenha um efeito contrário. Existem doenças que podem atingir o organismo pela falta de acidez ideal. Além disso, o organismo muito alcalino pode fazer com que a capacidade de digerir alimentos seja comprometida.

Então a recomendação é não beber diariamente a água alcalina para não comprometer o organismo e gerar uma série de problemas. Utilize uma água pura, como as que são filtradas em carvão ativado, por exemplo e de vez em quando faça o consumo da bebida ionizada alcalina.

 

Gostou deste conteúdo sobre água alcalina? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …