Autobronzeador – Como funciona e passo a passo de como usar.

A pele bronzeada com a marquinha perfeita é o maior desejo de algumas mulheres. Durante a estação do verão as pessoas aproveitam para se bronzear, porém essa atitude pode levar a fatores de risco.

A luz solar é fonte de vitamina E e promove vários benefícios fundamentais para a saúde e funcionamento do corpo. No entanto, a exposição em excesso e durante certos períodos do dia, pode resultar em malefícios a saúde.

Geralmente as pessoas que vão à praia decidem fazer isso no período mais quente do dia (das 10 às 16 horas), onde existe maior emissão dos raios ultravioletas que podem causa o câncer de pele.

Para fugir dos riscos dá exposição inadequada ao sol, muitos recorrem ao bronzeamento artificial, podendo esse ser feito por meio do autobronzeador.

O autobronzeador possui uma variedade de produtos que propõem a pele bronzeada sem necessidade de recorrer a luz solar.

Este artigo abordará o que é um autobronzeador, como funciona, como usar, quais as melhores marcas, vantagens e desvantagens e efeitos colaterais.

Saiba mais sobre o autobronzeador e esclareça suas dúvidas com relação ao assunto.

O que é autobronzeador

É um método que pode ser usado por uma variação de produtos, eles são responsáveis por promover a pigmentação da pele sem ser necessária à exposição ao sol.

autobronzeador o que é
Autobronzeadores são produtos que podem te ajudar a se bronzear sem a luz do sol

Esse produto pode ser oferecido nas formas de: lenço, creme, spray ou gel.

A maior questão da utilização do autobronzeador é conseguir obter a cor da pele em um tom uniforme. O melhor resultado se dá mediante a tecnologia do produto, prática e dicas de alguns profissionais.

Com o passar do tempo às marcas foram aperfeiçoadas e desenvolvidas para oferecer produtos de qualidade, com acabamento uniforme, cheiro e facilidade de uso.

Certos autobronzeadores possuem uma ação hidratante por mais tempo, sendo desnecessária a utilização de creme hidratante.

Como funciona

O efeito gerado pelo autobronzeador é proporcionado pela atuação da dihidroxiacetona, também chamada de DHA, ela reage por meio dos aminoácidos presentes nas células mortas da camada mais superficial da pele, criando uma cor amarelada.

O bronzeado do autobronzeador possui duração em média de 7 dias após o uso, pelo fato das células da pele se renovar. Para resultados mais duradouros é indicado o uso diariamente até alcançar a cor desejada.

A manutenção pode ser feita mediante reaplicação do produto em 1 ou 2 vezes por semana.

Como usar

O autobronzeador pode ser encontrado através de várias marcas e formas de apresentação.

Antes de usá-lo será necessário realizar o teste, onde deve ser aplicada uma pequena quantidade dele em uma parte do corpo, isso a fim de identificar se haverá alguma alergia, além de saber qual é a coloração que ficará na pele, pois a pigmentação pode variar de pessoa para pessoa.

Modo de uso:

1º Remova os pelos grossos das áreas em que o produto será aplicado:

Os pelos podem atrapalhar a aplicação uniforme. A depilação pode ser feita por cera ou lâmina para assegurar o melhor resultado final do bronzeado.

2º Esfolie sua pele:

Independente do tipo de pele é preciso que seja feita uma esfoliação antes da utilização do produto. Se não for feito esse processo, será mais difícil aplicar o produto, pois a pele possui regiões secas e descamadas, o que não resultará em uma aparência bonita.

3º Esteja completamente seco: é muito importante secar toda a pele.

4º Agende um tempo para realizar a aplicação: o bronzeamento por meio do autobronzeador se realizado com pressa, pode deixar manchas na mão e roupa, como também algumas áreas poderão ficar sem a quantidade certa do produto.

5º Use luvas de látex: desse jeito você evitará que as suas mãos fiquem laranja.

6º Aplique o autobronzeador nas pernas, tronco e braços: pegue uma pequena quantidade do produto e espalhe-o em movimentos circulares. Utiliza o autobronzeador em uma parte do corpo por vez, isso para não esquecer de nenhuma área.

7º Unir o autobronzeador com qualquer creme hidratante: essa combinação feita em torno dos tornozelos, pulsos, joelhos e cotovelos resultarão numa aplicação mais clara e natural.

8º Passe o produto no rosto e pescoço: aplique uma pequena quantidade do autobronzeador nessas regiões do corpo, dessa maneira a pele ficará com a cor mais uniforme.

9º Aguarde: procure não ter contato com qualquer material ou pessoa no período de 15 minutos após a aplicação, a roupa somente deve ser vestida depois de 1 hora.

10º Você pode reaplicar o produto se faltou alguma área: deve ser colocada outra luva e a quantidade do produto precisa ser bem pequena.

11º Mesmo que o produto tenha fator de proteção solar, não deixe de usar o protetor solar convencional: a quantidade do protetor precisa ser em camadas mais grossas, porém o autobronzeador necessita de uma aplicação mais fina, não protegendo dos raios ultravioletas.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Melhores marcas

Existem algumas marcas que são referência no mercado, oferecendo qualidade e diversos preços. Algumas delas são:

Bernard Cassière

Promete um bronzeado natural, pele hidratada, resultado prolongado e possui cheiro de coco. A embalagem contém 75 ml.

Garnier

Engloba o produto Body Summer com hidratante bronzeador e o Ambre Solaire Perfect Bronzeur que promove uma aparência luminosa e uniforme.

Nívea Sun

Sua linha possui o Sun Touch Creme autobronzeador para o rosto, Sun Touch loção autobronzeadora e o Sun Touch Spray autobronzeador para o corpo.

L’oréal Paris

A marca contém o Body-Expertise NutriBronze, ele possibilita um bronzeado gradual e hidratação, a L’oréal ainda possui o Dermo-Expertise Sublime Bronze, ele tem um autobronzeador com efeito alisante.

Piz Buin

Apresenta uma loção autobronzeadora hidratante para o corpo e rosto, também tem a loção Sun Dial e no formato spray existe o Autobronzeador Multiposições.

Caudalie

O Teint Divin Soin Autobronzant faz parte dessa marca, sendo um produto bastante nutritivo com proteção para combater o envelhecimento da pele.

Lancaster

Sua linha possui o Legendary Self Tan Shimmering Bronze Creamy Gel, ele é um gel cremoso que seca rápido, outro produto é o Satin Bronze Dry Oil Spray SPF 6.

Clinique

Dentre os seus produtos de autobronzeamento, encontram-se: o Body Airbrush Spray, o Body Tinted Lotion, Face Tinted Lotion e o Body Daily Moisturizer.

Clarins

A marca apresenta o Mousse Exquise.

Vantagens de usar o autobronzeador

O autobronzeador possui vantagens bem atrativas, elas podem ser:

  • Pele bronzeada sem exposição ao sol;
  • Bronzeamento com aparência natural, se aplicado da forma correta;
  • São excelentes para as pessoas que tem dificuldades em se bronzear;
  • Resultado rápido;
  • Variação de marcas;
  • Variação de produtos;
  • Diversidade de preço;
  • Pode ser usado em qualquer momento;
  • De fácil aplicação;
  • Evita doenças de pele decorrente ao sol em excesso.

 

autobronzeador vantagens
Poderá se bronzear sem ter os perigos de uma queimadura por exposição ao sol ou manchas na pele

Desvantagens de usar o autobronzeador

Apesar das inúmeras vantagens, esse produto também apresenta algumas desvantagens, podendo ser:

  • Alergia ao produto;
  • Se não aplicado corretamente pode deixar marchas na pele, além de uma aparência nada natural;
  • Até a cor sair completamente, o produto na pele pode fica com aspecto desagradável e meio manchada.

Efeitos colaterais

O efeito negativo que o autobronzeador pode causar, ocorre por meio da crença que esse produto dispensa o uso de filtros solares, o que é um enorme equívoco, pois mesmo se ele contém fator de proteção solar, pelo fato de ser usado em pequena quantidade não emprega total proteção à pele contra os raios ultravioletas.

Portanto, mesmo se aplicar o autobronzeador é necessário usar o protetor solar para evitar queimadura ou causar danos mais graves como o câncer de pele.

Espero que este artigo sobre autobronzeamento tenha lhe ajudado e esclarecido as suas dúvidas e curiosidades, se gostou deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto!

Gostou deste conteúdo sobre autobronzeador? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 27 votes