óleo de menta

Óleo de Menta: 12 principais Benefícios para a Saúde

O óleo de menta é um produto versátil, muito conhecido pelo seu aroma refrescante e seu poder curativo para diversos problemas, principalmente as dores musculares.

Extraído da hortelã-pimenta, o óleo de menta tem propriedades:

  • Antimicrobianas;
  • Antissépticas;
  • Antiespasmódicas;
  • Estimulantes;
  • Analgésicas.

Ainda, é útil como aromatizante e fragrância, devido ao mentol em sua composição.

O óleo de menta é rico em ácidos graxos, vitamina A e C, cálcio, ácido fólico, manganês, ferro e potássio, importantes nutrientes que contribuem para diversos benefícios, que vamos conhecer neste conteúdo.

1. Analgésico natural contra dores musculares

O óleo essencial de menta é um relaxante e analgésico naturais muito eficaz contra dores musculares, dores nas costas, tensão e fibromialgia, considerada uma doença reumática.

óleo de menta beneficios
Este remédio natural combate dores musculares e traz dezenas de benefícios, ajudando a acabar com o desconforto muscular

O óleo também alivia dores de cabeça provocadas por tensão, bastando friccionar o produto natural sobre as têmporas ou nuca. Dores nas articulações, como artrite, artrose e tendinite também são curadas pelo óleo de menta.

2. Alivia o estresse

De ação energizante, o óleo de menta inalado ou diluído em água ajuda a relaxar, acalmar os nervos e acabar com a fadiga mental.

Pesquisas afirmam que o seu efeito é semelhante aos psicoestimulantes receitados por médicos, ou seja, drogas capazes de estimular a atenção e a vigília, útil para quem sofre de sono excessivo.

Falando em sono, se você sofre com problemas de insônia o Óleo de Lavanda pode ser a solução ideal.

3. Repelente natural

Por não ser um produto tóxico, o óleo de menta é um ótimo remédio natural contra insetos, mas não apenas contra os pernilongos e mosquitos.

O aroma predominante do óleo essencial é capaz de afastar carrapatos, piolhos, aranhas, ratos e formigas, de forma segura a não prejudicar crianças, animais e pessoas alérgicas.

Molhe um algodão no óleo de menta e deixe-o em locais de infestação de formigas. Para afastar aranhas e pernilongos, misture o óleo com água e pulverize em paredes, portas e janelas. Para os piolhos, massageie uma a duas gotas desse óleo no couro cabeludo. Já para carrapatos, pulverize rodapés.

4. Óleo de Menta é bom para Sinusite, Gripes e Resfriados

Óleo de menta também é expectorante! Quem já está gripado ou resfriado, o óleo essencial é um ótimo remédio natural para aliviar os sintomas de problemas respiratórios.

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

Alergias como a sinusite também podem ser aliviadas pelo uso da menta, bastando massagear uma gota desse óleo nas faces e na área externa do nariz, além de inalar o aroma do óleo essencial de menta.

Quem não gosta de aromas fortes, recomenda-se não usá-lo, principalmente se sofrer de asma ou bronquite.

5. Alivia a coceira

Aquela coceira causada por picada de inseto ou alergias cutâneas que podem gerar feridas e até infecções são amenizadas pelo óleo essencial de menta.

Misture com óleo essencial de lavanda para aliviar a coceira de qualquer alergia que causa as erupções cutâneas.

6. Óleo de Menta é hidratante natural

O óleo de menta atua como hidratante na pele e lábios ressecados, além de acalmar áreas com queimaduras de sol, psoríase ou eczema, já que o óleo essencial também é um anti-inflamatório.

Apesar de ser um produto natural bom para o ressecamento da pele, o óleo de menta também é eficaz para regular a produção de sebo no rosto, evitando a acne.

Mais sobre acne:

7. Óleo de menta melhora crescimento dos cabelos

Fazer o cabelo crescer nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível contar com a ajuda de óleos essenciais, no caso, o óleo de menta.

Adicionar 3 gotas de óleo de menta ao shampoo ou ao creme de massagem contribui para um cabelo mais nutrido, com fios mais grossos e menos frisados.

O uso da menta também facilita o crescimento capilar, pois estimula o couro cabeludo e ainda alivia a caspa e acaba com os piolhos.

Sobre cabelos:



8. Funciona como antisséptico bucal

Mais poderoso que os antissépticos bucais comprados em farmácias, o óleo essencial de menta ajuda a reduzir a incidência de cáries e a refrescar o hálito, protegendo toda a boca muito mais que a cloredixina, um componente atuante de antissépticos convencionais.

Misturado à água, a menta também alivia dores de dentes em crianças e ameniza a sensibilidade nas gengivas.

Mas cuidado, as dores e incômodos podem ser sintomas de gengivite. Se for gengivite você pode utilizar remédios caseiros para diminuir as dores.

9. Eficaz contra problemas intestinais e estomacais

Tomar água com uma gota de óleo de menta antes das refeições ajuda a aliviar as dores estomacais, a indigestão, cólicas abdominais e o intestino preso.

É devido ao mentol, componente mais forte da hortelã e presente no óleo essencial, que os espasmos musculares que atingem o intestino e o estômago são reduzidos, aliviando dores e facilitando a evacuação.

10. Óleo de Menda reduz a febre

Outro benefício do óleo de menta é que ele é antitérmico, ajudando a resfriar a pele naturalmente e diminuir a febre, tanto em adultos como em crianças.

Existem outras opções para tratamento da febre, aproveite para conferir em nosso conteúdo sobre remédios caseiros para febre.

Para substituir medicamentos com esse efeito, misture o óleo de menta ao óleo de coco e massageie a sola dos pés e na área do pescoço.

11. Evita náuseas

Um dos sintomas após o tratamento da quimioterapia é a náusea, mesmo com o uso de medicamentos, nem todos os efeitos são combatidos. Porém, o óleo essencial de menta é capaz de reduzir as náuseas nesses pacientes.

Pode ser usado para aromatizar o ambiente, beber a água com uma gota do óleo de menta ou massagear atrás das orelhas.

12. Ajuda a perder peso e medidas

A inalação do óleo essencial de menta pode ser capaz de controlar a fome, pois ocorre uma sensação de saciedade.

benefícios óleo de menta
Dentre os benefícios do óleo de menta você pode perder peso, excelente opção natural que não prejudica a sua saúde

É importante salientar que é preciso ter uma alimentação saudável para que a perda de peso não se torne um problema. A ideia é evitar o alto consumo de alimentos provocados por uma fome descontrolada, e não deixar de comer.

Efeitos colaterais e contraindicações do óleo de menta

Os efeitos colaterais — azia, dor de cabeça, rubor na pele — costumam ocorrer em caso de ingestão de cápsulas à base de óleo de menta. A causa está ligada ao revestimento protetor que pode se romper caso a pessoa sofra de acloridria, uma doença estomacal que não produz ácido clorídrico.

O uso concomitante de medicamentos para azia e refluxo gástrico também podem fazer aparecer tais efeitos colaterais.

Para diabéticos, pessoas com hérnia hiatal, problemas de vesícula e refluxo gastroesofágico, é necessário consultar um médico antes de fazer uso do óleo essencial de menta.

Já para mulheres grávidas, lactantes e crianças abaixo dos 7 anos a indicação é usar o óleo de menta apenas diluído em água. Nestes casos, você pode utilizar outras opções de remédios caseiros para grávidas.

Gostou deste artigo sobre óleo de menta? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!