Bepantol- Saiba sobre esse medicamento hidratante para pele e cabelo.

Bepantol é bastante conhecido e principalmente indicado para pessoas que buscam pele e cabelos hidratados e bonitos.

Bepantol, com textura suave e com propriedades altamente hidratantes, passou a ser muito conhecido no combate a assaduras e na recuperação da pele após tatuagens, porém seu uso vai muito além.

Neste artigo, você saberá tudo sobre o Bepantol, para que ele é mais indicado, como usá-lo corretamente e conhecer seus possíveis efeitos colaterais.

O que é o Bepantol?

Bepantol é o nome comercial para os produtos compostos por Dexpantenol (vitamina B5), substância química farmacêutica que o laboratório inicialmente fez uso apenas para tratar de assaduras em bebês criando o Bepantol Baby.

Porém, devido a sua textura suave, confortável e agradável, e sua fácil utilização, o Bepantol passou a ser usado para outros fins além do combate a assaduras.

Há dois principais laboratórios que desenvolvem o produto, o laboratório Roche e o Bayer.

O produto mais conhecido é a pomada Bepantol composta por Dexpantenol, encontrada em bisnaga de 30 gramas.

A garantia de hidratação do produto se dá pelo fato do Dexpantenol reter a água da pele e dos fios de cabelo, mantendo então a hidratação e regenerando pele e fios naturalmente.

Devido à grande versatilidade de seu uso, o laboratório Bayer passou, então, a desenvolver outros produtos para fins diversos relacionados à hidratação, criando a linha Bepantol Derma.

Bastante curioso, um dos produtos que faz parte da linha Bepantol Derma é sua forma líquida. Obviamente se trata de uma solução de Dexpantenol com outros componentes e é utilizada principalmente para hidratação capilar, pois a aplicação é muito mais fácil e prática do que aplicar a solução em forma de pomada. Porém, também pode ser utilizada na pele, mais indicada na prevenção de estrias. Você encontra esse produto em frascos de 50 ml.

Indo além, o laboratório também desenvolve a mesma solução líquida em forma de spray, sendo muito mais prática a aplicação. Também é encontrada em frascos de 50 ml.

Você ainda encontra na linha Bepantol Derma o Bepantol Derma Creme, para áreas ressecadas, cutículas e região dos olhos e o creme para hidratação labial.

Bepantol pomada não é um produto caro, o que lhe garantiu sucesso e fama. Você pode encontrar a pomada de 30 gramas pelo valor médio de R$22,00.

Porém, há produtos genéricos com valores mais acessíveis. Um exemplo é a pomada Bepantriz, composta por Dexpantenol, produzida pelo laboratório Cimed, encontrada pelo valor médio de R$9,00.

Mas para que o Bepantol é indicado?

Como mencionado anteriormente, Bepantol foi inicialmente utilizado no combate a assaduras em bebês. Contudo, passou a ser usado para diversas finalidades. Reunimos aqui as principais indicações do uso do Bepantol para que você fique por dentro.

Bepantol indicações
Conheça as indicações do bepantol e veja quais são os seus benefícios para a saúde

Assaduras e queimaduras: Primeiramente o produto foi desenvolvido para assaduras em bebês, pois contém Dexpantenol que se trata de uma propriedade higroscópica, que absorve água do ambiente. Além deste composto, Bepantol também tem em sua fórmula lanolina e óleo de amêndoas.

Desta forma, a pomada passa a hidratar e pele ressecada tanto pela assadura ou queimadura por ter propriedade higroscópica, retém essa água na pele, o que faz que a pele se regenere naturalmente.

Tatuagens: Tatuadores, cientes dos benefícios do Bepantol na hidratação e cuidado da pele, passaram a recomendar aos seus clientes o uso da pomada na cicatrização após a realização de uma tatuagem. Além de hidratar a pele, funciona como um antibactericida.

Ressecamento: Como já mencionado, Bepantol tem alto poder de hidratação devido à propriedade higroscópica e por manter a água na pele. Então, é bastante utilizado em áreas ressecadas, como joelhos, calcanhares e cotovelos. A linha Bepantol Derma traz o Bepantol Derma Regenerador Labial, que regenera a pele dos lábios por conter vitamina-E, conhecida por ser antioxidante, hidrata e protege.

Hidratação: Além da hidratação da pele garantida pela pomada, é muito usado, em sua forma líquida, na hidratação de cabelos.

Clareamento: Acredita-se que Bepantol é indicado para o clareamento de olheiras, axilas, estrias e virilha. Todavia, dermatologistas afirmam que não é um creme clareador. Entretanto, recomendam o uso de cremes hidratantes por reconstruírem a barreira cutânea, evitando assim a pigmentação da área agredida por depilação, como exemplo. Desta forma, Bepantol pode agir de maneira indireta no clareamento.

Já para estrias, mesmo não tendo o poder de clareá-las, a linha apresenta o Bepantol Mamy, que além de trazer os benefícios dos componentes básicos, apresenta em sua fórmula glicerina e centella asiática, que auxiliam na elasticidade da pele evitando o surgimento de estrias.

Além destes usos, Bepantol também pode ser utilizado para fortalecer as unhas, sobretudo quando começam a escamar.

Há também quem use Bepantol para o crescimento do cabelo.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como fazer uso eficaz do Bepantol

Reunimos aqui várias formas que você pode usar Bepantol para hidratação e embelezamento da pele e dos cabelos, entre outros. Confira as melhores dicas de uso desse famoso produto.

Hidratação da pele: Para hidratar áreas ressecadas por depilação, assaduras, queimaduras e cicatrização de tatuagens, basta usar Bepantol creme. Limpe a área afetada e passe a pomada.

Hidratação do cabelo: Muitas pessoas não se dão bem com máscaras hidratantes para cabelos, principalmente pela aplicação difícil. Siga aqui nossa dica prática para hidratar seus cabelos com Bepantol.

Primeiramente você deve estar com seus cabelos limpos, lavados com shampoo. Então, coloque um pouco de Bepantol Derma Solução nas mãos e esfregue espalhando nas palmas das mãos. Então, aplique no cabelo da metade dos fios para baixo. Deixe agir por alguns minutos, recomendamos 20 minutos, e então enxágüe. Seu cabelo ficará brilhoso e sedoso e fácil de pentear.

Você também pode usar o Bepantol Derma Solução como finalizador, após lavar os cabelos. Com os cabelos ainda molhados, ponha um pouco da solução liquida nas mãos e esfregue. Então, passe nas pontas do cabelo. Como é uma solução muito leve, não deixa o cabelo oleoso e é indicado para qualquer tipo de cabelo. Ah, por se tratar de um hidratante que retém água nos fios, serve perfeitamente como termo-protetor antes de fazer escova ou chapinha.

Agora, a alegria para as mulheres. Bepantol também pode ser usado como leave-in (cremes para pentear), porém com a vantagem de não ter um cheiro de creme forte. O processo também é passar um pouco nas mãos, esfregar e então passar no comprimento do cabelo e pentear. Assim você poderá sair de casa sem o cheiro forte dos cremes para pentear.

Bepantol como usar
Veja como deve usar o bepantol para que possa aproveitar todos os seus benefícios

Preparar a pele para maquiagem: Importante hidratar a pele antes de se maquiar. Lave bem o rosto e então aplique uma fina camada de Bepantol. Pronto! Agora você pode usar a maquiagem e com a pele hidratada, o efeito da maquiagem ficará muito melhor.

Usos curiosos do Bepantol: Como mencionado anteriormente, Bepantol está sendo utilizado de diversas formas. Apresentaremos aqui alguns usos curiosos, mas bastante úteis.

  • Amaciar couro dos sapatos novos: Comprou um sapato novo e está com medo que ele lhe dê calos? Passe um pouco de Bepantol na parte de dentro do sapato e então não haverá bolhas.
  • Quer pintar seus cabelos e não quer manchas indesejáveis? Aplique um pouco no couro cabeludo.
  • Está com o zíper emperrado? Coloque um pouco de Bepantol, espere por alguns instantes e então pode puxar.
  • Quer dar brilho aos seus sapatos de couro e não tem nenhum produto para polir? Passe um pouco de Bepantol com uma flanela e ele ficará brilhando!
  • Não se desespere se grudaram chiclete no seu cabelo. Passe bastante Bepantol na parte que está grudada com chiclete e espere por 05 minutos. Então, bem devagar, vá puxando os fios e tirando o chiclete.
  • Usou aquele batom escuro lindo, mas que não sai facilmente? Passe Bepantol e deixe por uns 03 minutos. Então, com um algodão, tire o batom. Além de ajudar a tirar o batom, irá hidratar seus lábios.

Tem mais curiosidade sobre os usos do Bepantol? Deixe uma pergunta para nós nos comentários que traremos a resposta para você.

Efeitos colaterais

O uso de Bepantol é bem livre de contra-indicações, pois poucos casos de sintomas insatisfatórios são encontrados após seu uso.

Entretanto, podem ocorrer reações alérgicas em pessoas sensíveis aos compostos contidos no Bepantol.

Os sintomas mais comuns são coceira, irritação, queimação e erupções na pele.

Gostou deste conteúdo sobre Bepantol? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 36 votes