Home / Uncategorized / Bicicleta Ergométrica – Saiba qual escolher e como funciona.

Bicicleta Ergométrica – Saiba qual escolher e como funciona.

Muita gente que está começando a praticar exercício tem a dúvida se bicicleta ergométrica emagrece mesmo, alguns também comparam para saber se bicicleta ergométrica emagrece mais que esteira e a resposta pode ser variável.

Um fato é que sim, bicicleta ergométrica emagrece e tudo dependerá do tipo de exercício que se pratica, sua duração e principalmente sua intensidade. É muito comum, por exemplo, pessoas que preferem a bicicleta ergométrica por saberem que a bicicleta ergométrica emagrece mais que caminhada.

Por isso preparamos esse conteúdo muito objetivo que trata não somente da questão do emagrecimento, como também dos diferentes tipos de bicicleta que muitas vezes confundem as pessoas embora apresentem funcionalidades completamente distintas entre si.

É importante conhecer bem cada tipo de aparelho antes de comprovar na prática que bicicleta ergométrica emagrece mesmo. No conteúdo abaixo você entenderá melhor seu modo de funcionamento e também que tipo de bicicleta ergométrica escolher e que riscos cada uma pode trazer. Boa leitura!

Bicicletas verticais ou reclinadas?

Quando as pessoas se perguntam se bicicleta ergométrica emagrece mesmo é comum que a resposta imediata seja sim. Isso pode variar de caso pra caso mas a verdade é que esse tipo de aparelho é de fato muito eficaz no que se refere ao condicionamento corporal.

 

bicicleta ergométrica emagrece tipo
O tipo de bicicleta que vai utilizar para os seus exercícios pode não diferenciar muito no resultado final, apenas o seu esforço e disposição vão te ajudar a emagrecer

Seguindo a lógica, qualquer exercício físico feito corretamente e com disciplina, seguindo de uma alimentação balanceada, terá uma perda considerável de calorias comparado ao sedentarismo muito comum entre as pessoas.

No entanto, além da questão se bicicleta ergométrica emagrece, é comum que a dúvida exista em relação ao tipo de bicicleta. Sabemos que existem as bicicletas verticais, onde se pratica o exercício todo em pé, e as reclinadas, mais semelhantes as bicicletas comuns oferecendo comodidade.

Essas bicicletas reclinadas tendem a ser mais confortáveis de fato e mais indicadas para pessoas que não tem o hábito de fazer exercício. A diferença entre elas é muito semelhante a dúvida se bicicleta ergométrica emagrece mais que esteira, os parâmetros são semelhantes.

Isso por que, no caso da esteira vertical a pessoa se coloca numa posição onde seus músculos estão trabalhando mais com esforço maior, diferente que na bicicleta reclinada.

A bicicleta ergométrica reclinada, através do seu conforto e posicionamento, querendo ou não favorece partes do seu corpo como suas costas e até mesmo seu pescoço. Diferente da vertical que se mostra muito mais intensa e tem ação em diferentes músculos do corpo.

Por isso, quanto a dúvida se bicicleta ergométrica emagrece e qual utilizar entre os dois tipos, opte de acordo com seu condicionamento físico. Caso você seja sedentário sem qualquer relação com atividade física, esteja acima do peso ou seja gestante, comece pela bicicleta ergométrica reclinada.

Computadorizada ou não?

Boa parte das pessoas que perguntam se bicicleta ergométrica emagrece, estão dispostas a conhecer melhor o aparelho, além de se entregarem de fato a ele caso aconteça de fato algum resultado capaz de provocar o emagrecimento.

É possível que o emagrecimento seja acelerado com um tipo de bicicleta específica, a computadorizada, também conhecida como spinning.

É importante dizer que nenhuma bicicleta tem a função direta do emagrecimento, elas trabalham tonificando os músculos, perdendo calorias e isso sim pode ter uma perca de peso como consequência.

As bicicletas ergométricas computadorizadas podem ser definidas como uma espécie de evolução da bicicleta ergométrica vertical, no que diz respeito a intensidade do seu exercício, tendo como meta a alta performance de fato.

Muita gente que se questiona se bicicleta ergométrica emagrece mais que esteira, ainda não conhece a bicicleta computadorizada que tem uma ação muito parecida as funcionalidades da esteira, podendo emagrecer o mesmo ou mais que o aparelho.

Nas bicicletas ergométricas computadorizadas é possível controlar não somente seu tempo, perca de calorias e alteração das cargas, como também através de botões e de maneira muito simples, alterar a inclinação da bicicleta, numa simulação de subida muito semelhante ao que acontece nas esteiras.

Nesse modo a bicicleta ergométrica emagrece mais que caminhada, por exemplo, embora seja indicada a pessoas que já tenham uma iniciação nos exercícios físicos.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Duração do exercício

A duração do exercício que coloca em prática a máxima que bicicleta ergométrica emagrece costuma se basear em exercícios de meia hora a uma hora, dependendo do condicionamento físico de quem o faz.

O que importa mais que a duração do exercício para que possamos avaliar a fortalecimento dos músculos, a perda de caloria e consequentemente de peso é a intensidade do exercício.

Nas bicicletas ergométricas existem as cargas, que são totalmente importantes na ação do exercício no seu corpo. Um treino de meia hora numa carga alta pode ter efeito muito superior em relação ao de uma hora numa carga baixa.

É importante conhecer o funcionamento da bicicleta ergométrica de sua academia, com o personal trainer, ou de sua casa, através do manual, para entender como se dividem as suas cargas.

Normalmente as cargas se dividem em três níveis, onde os primeiros seriam mais leves para iniciantes, se intensificando e tornando mais intenso o exercício e o trabalho muscular.

Por isso é muito comum treinos mais curtos de grande intensidade que vem se tornando cada vez mais populares.

Perdendo peso com o exercício

No comparativo se bicicleta ergométrica emagrece mais que esteira, é possível que a esteira emagreça mais devido a suas funções de inclinação, presentes somente na bicicleta ergométrica computadorizada que nem sempre é tão acessível.

No entanto, é preciso colocar na balança que tipo de disposição você está disposto a entregar ou sacrificar para descobrir se bicicleta ergométrica emagrece mesmo.

 

bicicleta ergométrica emagrece perda de peso
A perda de peso é garantida com a bicicleta ergométrica, porém, deve fazer um certo tempo de exercício para que os efeitos comecem a aparecer

Já na comparação se bicicleta ergométrica emagrece mais que caminhada, é possível que a bicicleta apresente um resultado mais satisfatório, dependendo da duração do exercício obviamente.

Por exemplo, é fato conhecido que nos casos dos exercícios feitos com inclinação, seja na bicicleta ergométrica ou na esteira, o corpo está muito mais sujeito a lesões do que em aparelhos comuns ou na bicicleta reclinada, por exemplo.

Por isso é sempre importante contar com o apoio de um preparador físico ou personal que possa te auxiliar no equilíbrio entre perder peso e fazer esforço exato para o que seu corpo aguenta.

Gostou deste artigo sobre bicicleta ergométrica? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

 

 


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …