Home / Remédios / Biotina – Conheça os principais benefícios dessa vitamina

Biotina – Conheça os principais benefícios dessa vitamina

A biotina tem se tornado famosa por ser uma vitamina excelente na manutenção da pele, dos cabelos e ainda ajuda a perder peso, mas você conhece todos os benefícios deste poderoso nutriente?

Também conhecida pelo nome de vitamina B7, a biotina é capaz de metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas, e sua deficiência é muito rara. Entretanto, nem sempre conseguimos atingir os níveis diários de biotina em nosso organismo, dificultando o aproveitamento de seus efeitos benéficos.

Para que você possa entender a importância da biotina em seu organismo, vamos explicar do que se trata, seus benefícios e onde você pode encontrá-la.

O que é biotina?

Biotina é a vitamina B7 ou H e pertence ao grupo de vitaminas hidrossolúveis, nos quais também se encontram outras vitaminas do complexo B e a vitamina C.

A biotina é produzida no intestino, mas não permanece em nosso corpo por muito tempo, por isso deve-se complementar com alimentos que contenham biotina. É um nutriente importante no processo metabólico de gorduras, proteínas e carboidratos, contribuindo para a saúde e boa forma.

Para que serve a biotina?

A biotina é excelente para evitar a queda dos cabelos, o ressecamento da pele e as unhas quebradiças. Além disso, é um forte aliado para quem quer emagrecer, mas sem deixar de lado a massa muscular.

Listamos abaixo os principais benefícios da biotina em sua dieta.

1. Melhora a saúde dos cabelos e da pele

Talvez você não saiba, mas a vitamina H tem esse nome por causa de duas palavras alemães: Haar e Haul, termos que significam cabelo e pele.

biotina benefícios para os cabelos
A biotina pode restaurar a raiz dos seus cabelos e até aumentar o seu crescimento natural

A biotina contribui para a saúde dos cabelos e das unhas porque ela atua na produção de queratina, principal proteína que impede a fraqueza e a quebra dos cabelos e unhas. Além disso, a pele também se beneficia, evitando muitos problemas dermatológicos, como dermatite e acne.

2. Biotina ajuda a perder peso

Perder peso é outro benefício da biotina, pois a vitamina exerce funções no metabolismo. Uma dessas funções é a absorção os nutrientes necessários para que não haja aumento exacerbado de apetite nem acúmulo de gordura.

Porém, para que o organismo consiga absorver os nutrientes, a biotina precisa ser ingerida com outras vitaminas do complexo B.

3. Reduz o colesterol e os triglicerídeos

Um benefício da biotina muito importante é a sua atuação no sistema circulatório e do coração, o que representa uma redução dos níveis de colesterol ruim e dos triglicerídeos.

Enquanto altos índices de colesterol aumenta o risco de hipertensão e arteriosclerose, o aumento de triglicerídeos favorece a diminuição do colesterol bom (HDL)

4. Biotina reduz e previne a diabetes tipo 2

Quem tem diabetes tipo 2 pode se beneficiar com a biotina, pois a vitamina controla os níveis de açúcar no sangue, evitando seu excesso ou escassez. Desta forma, os níveis de insulina diminuem, e o risco de ter diabetes tipo 2 ou piorar o quadro se tornam bem difíceis.

5. Aumenta a massa muscular

O ganho de massa muscular é possível graças a ação da biotina no reparo de tecidos do corpo e na produção de energia para a síntese proteica, um fator importante para os músculos crescerem.

O reparo dos tecidos danificados também inclui as células nervosas, além de depender da biotina o crescimento da medula óssea.

Alimentos que contêm biotina

A biotina é normalmente produzida pelas bactérias no intestino, mas também podem ser encontradas facilmente em alimentos. Conheça alguns:

  • Peixes
  • Fígado
  • Gema de ovo
  • Aveia
  • Batata
  • Espinafre
  • Banana
  • Soja
  • Nozes
  • Leite
  • Arroz integral
  • Tomate
  • Amendoim
  • Cenoura
  • Cebola

Também é possível encontrar biotina em algumas frutas, na carne vermelha, na couve-flor e nas sementes.

Mas é bom saber que a absorção da biotina pode ser impedida pelo consumo de álcool e cigarro, além de agredir a pele, prejudicar os cabelos e as unhas. Portanto, abandone essas substâncias tóxicas se quiser melhor aproveitamento da biotina.

Suplementação da biotina

Pessoas com deficiência hereditária de biotina podem necessitar de suplementação da vitamina, mas é preciso consultar um médico para não errar na dose.

Para todas as outras pessoas, o suplemento é desnecessário, visto que sua deficiência é muito rara. De qualquer maneira, é bom saber que a biotina em forma de creme não melhora o aspecto da pele, pois a vitamina não é absorvida desta forma.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Deficiência de biotina

A deficiência de biotina é rara, mas quando acontece as consequências são variadas, incluindo seborreia, colesterol alto, anemia, queda de cabelos, unhas quebradiças, desânimo e, até mesmo, depressão.

Entretanto, nem todos esses sintomas são necessariamente da falta de biotina no organismo. Consulte um médico para descobrir as causas e, assim, saber a dose correta do suplemento vitamínico.

Efeitos colaterais e contraindicações

Apesar do excesso de biotina não ser um problema para a saúde, o risco está na dosagem da suplementação. Quem toma suplementos em excesso, ainda que doses acima do normal possam ser excretados pela urina, podem sofrer com alguns efeitos colaterais. Dentre eles:

  • Alergias

Erupções na pele, náuseas, dor no peito, inchaço na garganta e no rosto são alguns dos efeitos colaterais do excesso de biotina.

  • Acne
efeitos colaterais biotina
A acne pode ser uma consequência da biotina, mas não é algo tão grave assim

A acne que surge na linha da mandíbula e no queixo podem ser do excesso de suplementos de biotina. Recomenda-se ingerir bastante água quando tomar a vitamina.

  • Sudorese

Uma dosagem alta de biotina pode favorecer a uma frequência alta de suor e vontade de urinar.

Apesar dos efeitos desagradáveis, é bom lembrar que o excesso de biotina raramente causará efeitos colaterais, mas deve-se ter cuidado com doses de suplementos, principalmente porque é contraindicado para um grupo de pessoas, tais como:

  • Grávidas;
  • Lactantes;
  • Crianças abaixo de 12 anos;
  • Idosos;
  • Pacientes hipersensíveis aos componentes da fórmula.

Portanto, adotar uma dieta rica em biotina ainda pode ser melhor solução para manter cabelos, pele e unhas bonitas, perder alguns quilos e ter saúde e boa forma.

Consulte um médico caso o seu problema não seja resolvido com boa alimentação. Somente ele poderá receitar um suplemento na dose certa.

 

Gostou deste artigo sobre biotina? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …