Calmante natural- 37 melhores para aliviar o estresse

Utilizado para tratar várias condições de saúde como a ansiedade, o estresse, a depressão, o nervosismo e a insônia. Relaxa o sistema nervoso e o cérebro, não possui efeitos colaterais, e as pessoas que o consomem não ficam sentindo-se cansadas e sem energia, o calmante natural também acalma a tensão muscular. Possui propriedades sedativas, anti-inflamatórias e cardíacas.

Recomendado também para as pessoas que sofrem de angústia, tristeza, tremores leves, dores de cabeça e outras condições que afetam a saúde mental.

O calmante natural funciona amenizando os sintomas da ansiedade, que é uma condição de origem emocional. Abaixo irei abordar diversos calmantes naturais e explicar para oque cada um deles serve.

Ansiodoron

É um calmante natural indicado para tratamento da ansiedade, irritabilidade e insônia e apresenta ótimos resultados no tratamento a longo prazo. Ele ajuda inclusive no sono, é composto por três plantas que já são tradicionalmente usadas no controle da ansiedade, que são a Avena Sativa, a Passiflora e a Valeriana. Ele não causa dependência.

 Maracujáx

O Maracujáx tem como principal ingrediente a polpa de maracujá, mas também apresenta berinjela e maçã em pó, em sua composição. Sendo assim, possui propriedades calmantes e flavonoides, alcaloides e saparinas, que são substâncias que agem no sistema nervoso central.de alivia sintomas de ansiedade e depressões leves, auxiliando no tratamento sem causar efeitos colaterais ou vícios como a maioria dos medicamentos.
É utilizado também no tratamento de dores de cabeça, quando causadas pela tensão e o estresse, permitindo que a pessoa fique mais tranquila, mais relaxada, pois ele reduz levemente a pressão arterial e melhora a oxigenação do corpo.

Valeriana

Este medicamento possui ação sedativa, calmante e tranquilizante sendo útil nos desequilíbrios do sistema nervoso, é indicado para quem tem dificuldade em pegar no sono, acorda várias vezes durante a noite, acorda com a sensação de não ter dormido o suficiente, tensão emocional, agitação e irritabilidade.

Calman

Utilizado para a ansiedade, distúrbios comportamentais do sono na criança, distúrbios neurovegetativos, enurese de origem não orgânica, hipertensões leves, insônias e irritabilidade.

Bioderm

Auxilia no tratamento de insônia, depressão e tensões nervosas. Reduz a ansiedade, ajuda a relaxar, diminuindo os níveis de estresse e tensão nervosa. Induz o sono e o relaxamento de forma natural, sem causar dependência.

Pasalix

Serve para diminuir a ansiedade, tem ação calmante e funciona também contra insônia, causando sono e ajudando a melhorar sua qualidade de vida.

Crataegus

Planta composta por fitoquímicos e flavonoides com propriedades cardiotônica, diurética, sedativa e hipotensora, muito útil para o tratamento de doenças cardiovasculares, hipertensão leve, insuficiência cardíaca congestiva leve, angina e aterosclerose.

SeaKalm

É um medicamento composto basicamente do extrato do maracujá, uma fruta conhecida por suas propriedades calmantes e por isso é indicado no tratamento de estresse, ansiedade e irritação.

Como é um medicamento natural, ele não causa dependência e caso você queira ver os seus resultados de forma mais efetiva, tome o remédio por pelo menos dois meses.

Calmaclin

É um calmante natural a base de Melissa (erva-cidreira), Passiflora (maracujá) e valeriana, que atua na melhoria do sono, controle da ansiedade e estresse.

Recalm

É indicado como sedativo moderado, como agente promotor do sono e no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade

Papoila

Semente que funciona como um ótimo relaxante do sistema nervoso, podendo ser usada no caso de ansiedade.

Camomila

Essa planta é uma das mais populares dentre os calmantes naturais. Pois ajuda a ter uma melhor noite de sono. Contém a cumarina (um antioxidante), e a glicenia, (substância que exerce o poder calmante sobre os nervos).

Ginseng

Bom para acabar com o stress é vendido em pó nas farmácias fitoterápicas.

Lúpulo

É uma planta medicinal muito usada para tratar diversos problemas de saúde pois possui propriedades relaxantes, calmantes, anafrodisíacas, antibacterianas, antissépticas, diuréticas, entre outras.

Hortelã

Possui propriedades que acalmam e relaxam.

Cardamomo

Usado para distúrbios nervosos é uma erva aromática que contém ferro, cálcio, magnésio, vitamina A, B e C. É ótima para digestão, para a imunidade, tem efeito laxante e expectorante. Exerce um poder calmante no aparelho digestivo muito usado para tratar gastrite e dispepsia.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Cenoura

A cenoura ajuda a combater as crises de ansiedade.

Ostras

São uma fonte natural de zinco, que é um mineral com efeito calmante.

Laranja

Possui uma dose muito grande de vitamina C, que é excelente para combater o estresse do dia a dia.

laranja calmante natural
A laranja pode ser um calmante natural prático que já pode ter em sua casa

Erva-doce

É um ótimo tranquilizante que pode tanto ser ingerido juntamente com diversas receitas, quanto como chá.

A erva-doce, é rica em potássio, vitamina C, B6, ácido fólico, riboflavina, niacina, tiamina, ferro, cobre, magnésio, manganês, selênio, zinco e cálcio, atua também como relaxante na indução do sono.

Tília

Ajuda a dormir melhor, diminuir a tensão e acalma.

Valeriana

Ajuda a diminuir a ansiedade o nervosismo, a dormir melhor, a combater a ansiedade e a relaxar.

Cebola

Além de ser um excelente calmante para o nervosismo e ansiedade, a cebola também auxilia no combate à insônia, dores musculares e reumatismo, ajuda a tratar a anemia, reduz o mau colesterol e aumenta o colesterol bom. Possui propriedades anticoagulantes que ajudam a reduzir o risco de ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares.

Previne o câncer do cólon, reduz o risco de desenvolvimento de tumores e outros tipos de câncer, como o câncer de esôfago, estômago e da próstata.

Ajuda a tratar constipações e fortalece o corpo, devido à sua surpreendente riqueza em vitamina C, e ainda poderá favorecer imenso o combate e na proteção contra gripes e outras doenças infecciosas.

Ajuda a tratar a queda de cabelo, impede a perda prematura dos dentes. Possui também propriedades diuréticas, evita a retenção de líquidos e o acúmulo excessivo de gases e constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre.

Alface

Com suas folhas calmantes, pode tanto ser colocado na alimentação, quanto para se fazer chá.

Arruda

Ajuda a controlar a ansiedade, atuando com tranquilizante.

Alfazema

Controla a ansiedade e combate a insônia.

Abacate

Rico em vitamina B, ajuda a manter a calma. Deve ser consumido no meio da alimentação.

Frutas vermelhas

Ajudam a combater o estresse por serem ricas em vitaminas.

Melissa

Um ótimo calmante. Se você tem dificuldade de dormir, meia hora antes de deitar, beba um chá quentinho de erva cidreira que o sono será muito melhor.

Erva de São João

Ótimo antidepressivo também é uma planta muitas vezes usada como laxante, diurético, para tratamento de insônias, dores de cabeça etc. Contém hipericina e seus fitos complexos possuem ação calmante, mas deve ser prescrita por médicos.

Passiflora

Vinda do maracujá, essa substancia atua no combate de crises de ansiedade e crises de depressão. Possui ação analgésica, antiespasmódica, relaxante, antidepressiva, sedativa e hipotensora. Perfeita para quem está muito ansioso ou tem dificuldade para dormir. Além disso, combate infecções por fungos, dificuldade de concentração, hiperatividade, cólicas menstruais e problemas gástricos de origem nervosa

Alecrim

É bastante eficaz no auxílio da diminuição do estresse e no tratamento dos nervos, além de aliviar os sintomas da depressão.

Alecrim calmante natural
O alecrim pode ser um ótimo calmante natural para qualquer hora

Úlmaria

Possui propriedades sedativas e calmantes para os nervos.

Boldo

Possui efeitos sedativos e calmantes.

Aveia

Ajuda a reduzir o estresse.

Linhaça

Ajuda a reduzir a ansiedade, irritabilidade, depressão e melhora a qualidade de sono

Ômega 3

Ajuda a evitar crises de ansiedades.

Nunca tome nenhum medicamento sem orientação médica.

Caso este artigo sobre calmante natural tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!

 

5 (100%) 21 votes