10 Principais Causas da Apneia do Sono

causas apneia do sono
A apneia do sono é uma doença que causa dificuldade respiratória durante o sono. Conheça as causas da apneia e saiba como prevenir.

São várias causas possíveis para a apneia do sono e devem ser observadas tanto quanto os sintomas para saber por onde começar o tratamento e como forma de prevenir o desenvolvimento crítico da apneia do sono.

Diabetes, doenças cardíacas, acidentes de trabalho causados pela sonolência e perda de memória são algumas consequências de não tratar a apneia do sono. Por isso a busca no tratamento é tão importante e necessária. Contudo, conhecendo as causas da apneia do sono, é possível reduzir os riscos de ocorrência, prevenir e evitar todo o tratamento e cuidados.

Otorrino, pneumologista e neurologista são alguns dos especialista que podem tratar a apneia do sono. Embora, geralmente seja tratada por uma equipe com vários profissionais. Conheça as principais causas da apneia do sono:

Causas da Apneia obstrutiva do sono

Existem 2 tipos de apneia do sono, a mais comum é chamada de apneia obstrutiva do sono e acontece quando os músculos internos do pescoço relaxam e obstruem a entrada e saída de ar, causando a apneia (falta de ar).

Veja as causas mais comuns de apneia obstrutiva do sono.

Causa da apneia do sono 1 – Excesso de peso

Excesso de peso é uma das causas da apneia obstrutiva do sono. O aumento da gordura corporal provoca um crescimento dos músculos na região da língua, o que ocasiona em um maior volume próximo a traqueia.

Durante o sono, este volume comprimi a garganta, deixando a respiração mais difícil e causando a apneia do sono.

Essa é a causa mais comum em adultos e agrava principalmente nos homens, os quais possuem maior facilidade para acumular gordura neste local (próximo a garganta), enquanto as mulheres acumulam mais gordura na região dos quadris.

A dificuldade para se virar também é maior nos obesos, isso causa um esforço e cansaço desnecessário na hora de dormir, provocando a apneia do sono.

Causa da apneia do sono 2 – Circunferência do pescoço

Circunferência grande no pescoço, acima de 42,5 cm nos homens e 37,5 cm nas mulheres são causadores da apneia obstrutiva do sono.  O pescoço curto, muitas vezes causados pela obesidade, também provoca a falta de ar durante o sono.

Causa da apneia do sono 3 – Estreitamento das vias aéreas

Algumas pessoas podem ter as vias aéreas mais estreitas geneticamente ou tê-las estreitadas pelo aumento das amigdalas e adenoides, dificultando ainda mais a respiração, principalmente ao dormir, quando os músculo da região do pescoço ficam mais relaxados.

Este problema é mais comum nas crianças que também podem ter apneia do sono, trazendo, geralmente, maiores complicações na fase adulta, quando outros fatores podem agravar o problema.

Na fase adulta, os remédios para dormir podem agravar e piorar a doença, pois causam o relaxamento dos músculos, inclusive os da garganta, provocando a apneia no sono.

Causa da apneia do sono 4 – Histórico familiar

O risco de desenvolver apneia do sono em pessoas que possuem parentes com o mesmo problema é 2 vezes maior, principalmente porque muitas causas são fatores genéticos, como a má formação craniana ou fatores hormonais.

Causa da apneia do sono 5 – afrodescendentes acima dos 35 anos

Afrodescendentes maiores de 35 anos possuem um pré-disposição genética de desenvolver a apneia do sono. Estão no grupo de risco para desenvolver a doença.

Causa da apneia do sono 6 –  Álcool

Como o relaxamento nos músculo da garganta são causadores da apneia, o uso do álcool ou outros sedativos influenciam diretamente a doença por provocarem o relaxamento nos músculos.

Junto ao álcool, podemos citar também o tabagismo. Durante o tratamento, o álcool deverá ser evitado e o consumo de cigarro não deve acontecer até 4 horas antes de dormir.

Causa da apneia do sono 7 – Alteração hormonal

Alguns fatores hormonais também podem influenciar e serem considerados causas da apneia do sono, como é o caso da gestação e menopausa. Pode ocorrer de desenvolver a doença nesse período e depois desta fase a mulher não apresentar mais apneia do sono.

Entretanto, alguns hábitos podem suavizar o problema, como dormir de lado e com um travesseiro entre 15 a 20 cm, isso facilita a passagem do ar, diminuindo o risco da apneia do sono.

Causa da apneia do sono 8 – Congestão nasal

Apneia do sono é uma doença crônica, havendo um tratamento, mas não uma cura definitiva em alguns casos. A apneia pode acontecer durante o sono quando existir uma crise alérgica ou resfriado em que ocorre a congestão nasal.

A pessoa que passar por este evento normalmente acordará com a boca seca, dor de cabeça pela manhã e sonolência durante o dia.

Apneia do sono central

O segundo tipo de apneia noturna é a apneia do sono central, neste caso o problema é neurológico. O cérebro não obedece ao comando de respirar e causa a falta de ar.

apneia-do-sono-explicacao-causas

Causa da apneia do sono 9 – Distúrbios cardíacos

Problemas cardíacos são causadores de apneia do sono central, quando o cérebro não responde ao comando respiratório, o contrário também pode acontecer, o portador de apneia se não tratar pode vir a desenvolver problemas no coração.

Por isso é tão importante a busca pelo tratamento.

Causa da apneia do sono 10 – AVC ou tumor cerebral

O AVC e tumor cerebral podem impedir o cérebro de manter a respiração como deveria, causando um desequilíbrio e ocasionando a apneia do sono central.

Sabendo as causas da apneia do sono é possível reduzir os riscos de incidência, o que acha de começar a se cuidar agora mesmo? Comente e curta nossa página do Facebook.

5 (100%) 26 votes