Home / Beleza / Calvície: Causas e Cuidados para não Perder Cabelo

Calvície: Causas e Cuidados para não Perder Cabelo

Conhecer as causas da calvície pode ser a solução para a evitar a temida ‘careca’. Assim é possível buscar tratamento, mesmo antes das primeiras quedas de cabelo.

Homens estão cada vez mais vaidosos e a possibilidade de perderem a vasta cabeleira pode. Por isso a importância de conhecer as causas da calvície, para quem sabe, evitar o problema.

No entanto, é necessário entender as causas da calvície para não confundir com quedas de cabelos ocasionais, que não estão relacionados a calvície irreversível.

Aos primeiros sinais da calvície os fios vão ficando cada vez mais finos e com espaços maiores entre os fios. Mas antes destes sintomas é possível conhecer as causas da calvície e muitas vezes evitar.

Causas da calvície, cuidados e tratamentos

São 7 as principais causas da calvície que afetam em sua maioria os homens, mas também pode acontecer em mulheres que apresentam o couro cabeludo ralo de fios, principalmente após um acerta idade.

1. Problemas genéticos

A causa da calvície é um fator genético! Na verdade, nem sempre. A maior causa no entanto é hereditária, mas outros fatores podem agravar, adiantar ou mesmo ser o único motivo da doença.

Mesmo que não tenha uma propensão genética, não deixe de conhecer as demais causas da calvície antes de eliminar a possibilidade de ter o problema.

Já quem possui pais ou avós com o problema de calvície, seja materno ou paterno, deve procurar um dermatologista antes dos primeiros sinais de queda de cabelo, ou ausência de fios. Dessa forma, um especialista pode sugerir um tratamento e evitar uma calvície visível.

2. Alimentação com pouco zinco, magnésio e cálcio

A má alimentação, com poucos nutrientes, não é algo incomum na vida corrida de muitos profissionais, no entanto a falta deles pode não só prejudicar a sua saúde como causar a queda de cabelos e até a calvície.

É possível a reposição de nutrientes como o zinco, magnésio e o cálcio com suplementos, evitando o agravamento da calvície. Alimentar-se adequadamente também pode evitar o problema.

3. Higiene incorreta

Comprar qualquer shampoo para lavar os cabelos e o enxague insuficiente do condicionador pode ser a causa da calvície em algumas pessoas.

Para evitar a queda de cabelo e a calvície, o couro cabeludo precisa estar saudável e hidratado. Evite comprar qualquer Shampoo, não se trata de marca, mas do produto adequado para o seu cabelo.

Cabelos muito oleosos, acumulam mais sujeira no couro e provocam quedas de cabelo, enquanto os cabelos secos e normais precisam de mais hidratação, para não causar a calvície, ou seja compre o shampoo adequado aos seus fios.

Tão importante quanto a escolha do produto, é importante deixar o couro cabeludo livre de resíduos de produtos, o enxague deve ser realizado até a remoção completa do shampoo, enquanto os condicionares e outros cremes não devem ser aplicados muito próximo à raiz dos cabelos.

4. Água muito quente

Tomar banho com a água muito quente pode causar a calvície e caspa.

Lavar os cabelos com a água muito quente é uma das causas da calvície, pois danifica o couro cabeludo. Este talvez seja um dos erros mais frequentes cometidos pelas pessoas, levando a aumentar as chances de sofrer com a queda de cabelos e até mesmo desenvolver a calvície.

Em cabelos oleosos após a lavagem com água quente, a pele local produz o dobro de oleosidade para repor a hidratação, e nos cabelos secos e “normais”, pode até causar a descamação do couro cabeludo desidratado.

O ideal é lavar os fios com água morna, e pode ser levado com água fria nos dias quentes, para evitar a calvície.

5. Equipamentos que aquecem: Secadores, Chapinhas e Modeladores

Secadores, chapinhas e modeladores são alguns exemplos de equipamentos que podem ser a causa da calvície, isso porque o calor excessivo pode danificar os fios e o couro cabeludo.

Para evitar esta causa da calvície basta ajustar o calor dos equipamentos, além de serem usados com um intervalo de pelos menos 24 horas ou mais.

6. Caspas

As caspas e outras descamações do couro cabeludo como alergias são causas da calvície, pois ferem o couro cabeludo. O tratamento com produtos e shampoos apropriados pode resolver o problema.

Caso as caspas e a queda de cabelo não cessem com os produtos apropriados, procure um dermatologista para uma melhor avaliação e indicação de um tratamento mais adequado.

7. Conflito de remédios

São raros os remédios que podem causar a calvície, no entanto, o uso de dois ou mais remédios ao mesmo tempo pode causar um conflito e, como efeito colateral, a queda de cabelo.

Sempre que um médico lhe receitar um medicamento, avise sobre outros que esteja utilizando, também consulte caso perceba quedas anormais de cabelo, à longo prazo pode causar calvície.

Diferenças Causas da queda de cabelo x Causas da Calvície

Quedas de cabelo nem sempre estão relacionados a calvície, entretanto, as causas da queda de cabelo são muitas e podem causar confusão.

Por isso, conheça as principais causas de queda de cabelo que não estão associadas a calvície.

  • Pós-parto (até 5 meses após o parto)
  • Febre alta e infecções
  • Tireoide (hipo e hiper)
  • Dieta sem proteínas
  • Medicamentos (sem uso prolongado)
  • Tratamentos contra o câncer
  • Pílulas anticoncepcionais
  • Pouco ferro no sangue

Nesses casos, a tendência é, após ultrapassar a fase, deixar de perder cabelo.

Comece a cuidar as causas da calvície e evite a queda de cabelos. Comente e curta nossa Página do Facebook.




Veja!

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …