Home / Uncategorized / 9 Principais Causas do Câncer de Mama

9 Principais Causas do Câncer de Mama

causas do cancer de mama
Conhecer as causas do câncer de mama é uma forma de prevenir a doença. Veja as 9 principais causas que auxiliam no desenvolvimento do câncer de mama

Conhecer as causas do câncer de mama pode ajudar a preveni-lo e até mesmo auxiliar na sua descoberta antes do crescimento e expansão, isso facilita o tratamento e aumenta as chances de sucesso na cura.

Em alguns casos, mulheres com conhecimento prévio das causas do câncer de mama podem mudar suas atitudes e evitar o desenvolvimento crítico da doença ou, pelo menos, retardá-la, facilitando o tratamento médico.

O câncer de mama é um tumor maligno que ocorre na região mamária. Esse câncer costuma ocorrer mais em mulheres do que em homens, geralmente na faixa etária de 40 a 50 anos de idade.

O câncer de mama, quando descoberto em seu início, as chances de cura são bem maiores, pois ele começa com um nódulo bem pequeno e com o passar do tempo vai crescendo e se alastrando pelas glândulas mamárias.

Por esse motivo, é muito importante que a mulher conheça as causas para prevenção e esteja sempre se auto examinando. Não é necessário ir todos os dias ao médico para verificar se há algo anormal com a mama, para evitar o câncer de mama, a mulher mesma pode apalpar as mamas e as axilas para ver se encontra algo irregular.

Veja as principais causas do câncer de mama e reduza os riscos de desenvolver a doença.

Causas do Câncer de Mama: Quais são

O câncer de mama possui diversos fatores de risco que podem ajudar ao aparecimento da doença. Isso não significa que ao estar em um dos fatores de risco apresentará a doença, contudo, as probabilidades são maiores.

O câncer de mama envolve mais fatores genéticos e hereditários como a sua causa do que outros fatores. Veja abaixo as causas que podem ajudar no aparecimento do câncer de mama.

  1. Problema hereditário e genético

A genética e fatores hereditários são as maiores causas da ocorrência do câncer de mama nas mulheres. Procure saber se em sua família há o histórico do câncer de mama, caso haja, é necessário que os cuidados e a atenção sejam redobrados.

Você deve sempre realizar a verificação nas mamas e axilas (principalmente se houver no seu histórico familiar a doença), se encontrar algo estranho, dirija-se ao médico mastologista para verificar se realmente há algo de errado.

  1. Causas do Câncer de Mama: Idade

Mulheres de idades mais avançadas são mais propensas a ter o câncer de mama. O câncer de mama geralmente aparece a partir dos 40 anos de idade aos 70 anos.

Nessa idade, é necessário tomar maiores cuidados e prestar atenção, realizando exames periódicos para, caso detectada a doença, o tratamento seja o mais rápido e menos doloroso.

  1. Inicio da Menstruação antes dos 12 Anos

Uma das causas do câncer de mama é a grande produção de hormônios femininos. Quando uma mulher menstrua cedo (antes dos 12 anos), ela provavelmente ficará exposta à grande produção de hormônios por mais tempo, pois os hormônios estão sempre em alta em uma mulher fértil.

Então, menstruando mais cedo, significa que a mulher ficará exposta a produção desenfreada de hormônios responsáveis pela reprodução por mais tempo e isso pode facilitar no desenvolvimento do câncer.

  1. Menopausa tardia pode ser Causa do Câncer de Mama

menopausa causa cancer de mama
A menopausa pode ser uma das causas do câncer de mama

Uma mulher que não teve a menstruação suspensa continua sujeita à grande produção de hormônios. Esta pode ser uma causa para o surgimento do câncer de mama. Isso está diretamente relacionado ao surgimento da menstruação precoce, pois ela vem muito cedo e termina mais tarde.

  1. Causas do Câncer de Mama: Reposição de hormônios

Algumas mulheres tendem a realizar a reposição hormonal por diversos motivos, até para minimizar os efeitos da menopausa, mas essa prática pode acabar desenvolvendo o câncer de mama.

  1. Mulheres que não Amamentam

A amamentação estimula a glândula mamária e reduz também a produção exagerada de hormônios. Então, uma mulher que não tenha filhos ou que tenha filhos em uma idade mais avançada estará mais propensa a desenvolver o câncer de mama pela falta de estímulo da glândula mamária.

Vale lembrar que isso não é a regra, é uma possível causa do câncer de mama que, combinada com outros fatores (principalmente genéticos) pode acontecer.

  1. Obesidade pode causar câncer de mama

causas-cancer-de-mama-obesidade
A obesidade pode ser um dos causadores do câncer de mama, cuidado!

A obesidade é uma das possíveis causas do câncer de mama, principalmente em mulheres com mais idade. Isso se dá porque o grande índice de gordura no corpo pode gerar nódulos nas mamas e axilas, o que pode se tornar um câncer de mama.

  1. Colesterol Alto é Causa do Câncer de Mama

 A produção de estrogênio está ligada ao colesterol. Se o colesterol estiver alto, o corpo irá produzir mais hormônios e o descontrole pode ocasionar futuramente no câncer de mama.

  1. Grande exposição à radiação

Os exames que envolvem radiografia e tomografia podem aumentar as chances do desenvolvimento do câncer de mama, principalmente se forem realizados de forma frequente e na região do tórax. Esse risco aumenta ainda mais se os exames foram realizados ainda na infância ou enquanto jovem.

Agora que já conhece as principais causas do câncer de mama, pronta para se cuidar e prevenir a doença? Comente e curta nossa página do Facebook.


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …