Causas do câncer de intestino

causas-cancer-de-intestino
As causas do câncer de intestino podem ser desde processos inflamatórios até uma alimentação desequilibrado. Conheça as 10 principais causas do câncer de intestino e evite a doença.

Você conhece as causas do câncer de intestino? Elas são variadas, desde fatores genéticos até condições externas.

O câncer de intestino é uma doença que afeta a mucosa da parede intestinal e caso não seja tratado pode acabar atingindo outros órgãos.

Pode-se dizer que o câncer de intestino é uma doença extremamente dolorosa e costuma atingir pessoas que tenham algum antecedente de problemas com inflamações e infecções intestinais, além dos problemas genéticos.

Se você quer aprender sobre o assunto, relacionamos as principais causas do câncer de intestino, confira:

Câncer de Intestino: 10 Principais Causas

Doenças Inflamatórias

Pessoas que possuem doenças crônicas ou doenças inflamatórias no intestino estão mais propensas a desenvolverem o câncer de intestino. Essas doenças inflamatórias como a retocolite ulcerativa, por exemplo, vão agredindo a mucosa da região até que as células da mucosa obtenham um dano crônico e favoreça o aparecimento da displasia, que dará origem à doença maligna.

Por esse motivo, é importante que as pessoas que possuam alguma doença crônica ou inflamatória no intestino estejam sempre fazendo exames periódicos conforme o médico determinar.

Idade

Pessoas com idades mais avançadas estão mais vulneráveis ao aparecimento do câncer de intestino. A idade em que se tem maior ciência da existência do câncer de intestino é a partir dos 50 anos.

Uma das explicações para isso é que as pessoas com maior idade estiveram expostas por mais tempo aos fatores geradores do câncer de intestino. Além disso, a medida que a pessoa envelhece começam a surgir diversas doenças em razão da queda da produção de hormônios e anticorpos e, com isso, o corpo passa a se tornar naturalmente mais sensível e suscetível a doenças.

Genética e histórico familiar

Uma das principais causas do desenvolvimento do câncer de intestino é a genética e o histórico familiar.

Pessoas que possuem histórico da doença ou uma pré-disposição genética devem tomar mais cuidado para prevenir esse câncer, pois as chances de desenvolver o câncer de intestino são maiores, consequentemente, é natural que, caso o indivíduo fique exposto por grandes períodos aos fatores de riscos, desenvolva a doença.

Alimentação desequilibrada e incorreta

Uma alimentação que seja rica em gordura animal, não tenha fibras o suficiente e possua muito corante pode ser uma das causas para o câncer de intestino no futuro.

Os corantes artificiais e demais condimentos artificiais fazem mal à saúde.

Além dos corantes artificiais, há estudos que comprovam que o consumo exagerado de carne vermelha e processada pode ser cancerígeno para o ser humano, por isso, uma boa dica, é consumir outros tipos de carne como o frango e peixe.

Obesidade

A obesidade está relacionada a diversas doenças, inclusive o câncer de intestino.

obesidade-causa-cancer-intestino
A obesidade está relacionada ao desenvolvimento do câncer de intestino

Uma análise feita por um especialista da Masstricht Universit, situada na Holanda, que contou com mais de 120 mil adultos com idades entre 55 a 69 anos, comprovou que o acúmulo de gordura abdominal aumenta a probabilidade do desenvolvimento do câncer de intestino.

Diabetes

A diabetes, doença que pode ser um fator da genética ou uma consequência de mal hábitos, inclusive alimentares, pode ser uma das causas do câncer de intestino.

Geralmente, pessoas que se encontram em alguns fatores de risco ligados a diabetes e obesidade, por exemplo, apresentam uma chance superior a 60% para o desenvolvimento do câncer de intestino.

Sedentarismo

O sedentarismo pode acabar provocando desequilíbrios metabólicos e hormonais no organismo, isso faz com o desequilíbrio possa ajudar no desenvolvimento do câncer de intestino, por isso é importante manter as atividades físicas em dia, garantindo a regularização do metabolismo e hormônios, e ao mesmo tempo, prevenindo uma das causas comuns do câncer.

Além disso, há um estudo da Austrália que foi publicado no American Journal of Epidemolog, no qual afirma que trabalhar muito tempo sentado, por um período de 10 anos, pode aumentar em até duas vezes as chances do desenvolvimento do câncer de intestino se comparado a pessoas que não trabalham frequentemente nessa condição de trabalho.

Consumo de álcool

alcool-causa-cancer
O consumo excessivo de alcool pode causar o câncer

O consumo de forma exagerada do álcool pode acabar desenvolvendo o câncer de intestino, além de outras doenças.

Essa causa não está relacionada de forma direta ao desenvolvimento da doença, como ocorre com o exagerado consumo da carne vermelha, mas uma dose acima de 45 g de álcool no dia pode vir a auxiliar no desencadeamento, juntamente com outros fatores, da doença.

Cigarro

Existem muitos estudos que comprovam que o uso do cigarro, além do câncer de pulmão, pode causar também o aparecimento do câncer de intestino.

Um estudo realizado comparando fumantes com não fumantes, teve como que o cigarro produz substâncias que são tóxicas e que podem estimular a mutação genética, favorecendo desta forma, o aparecimento de inúmeros cânceres, inclusive de intestino.

Você está cuidando as causas do câncer de intestino? Cuidado. Comente e curta nossa Página do Facebook.

5 (100%) 47 votes