Home / Uncategorized / 7 Causas do Câncer de Olhos

7 Causas do Câncer de Olhos

Conhecer as causas do câncer de olhos permite cuidar e prevenir contra uma doença que, apesar de rara, se não for tratada o mais rápido possível pode levar à metástase em outros órgãos.

É mais comum que a principal causa do câncer de olhos seja hereditária, ou seja, alguém da família pode ter o problema e passar para a criança. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante para reduzir as chances do câncer de olhos tornar-se mais agressivo.

Antes de conhecermos as causas do câncer de olhos, vamos entender o que é e quais os tipos mais comuns do tumor ocular.

O que é o câncer de Olhos

O câncer de olhos é uma doença rara, provocada, como qualquer outro câncer, por várias mutações de genes em que as células se multiplicam descontroladamente. Neste caso específico, as células responsáveis pelo pigmento nos olhos se dividem e se multiplicam muito rápido, causando o tumor.

O câncer que acomete os olhos pode ser metastático ou secundário, originando-se, assim, através de outros tumores malignos que começam no pulmão, rim, mama ou próstata e se espalham pela corrente sanguínea até alcançar os olhos.

Já o câncer de olho primário, ou seja, que começa no próprio olho, tem dois tipos mais conhecidos:

  • Retinoblastoma

Retinoblastoma é um tipo de câncer de olhos muito comum em crianças e suas causas são desconhecidas. Manifesta-se nas células da retina — membrana sensível à luz — e provoca seu desenvolvimento anormal.

A retinoblastoma pode ser reconhecida pelo reflexo pupilar branco deixado pela luz do flash de uma câmera. Quando essa luz bate sobre os olhos com câncer, a pupila reflete a cor branca, que é o reflexo da luz sobre o tumor.

Em 10% dos casos, a retinoblastoma é hereditária.

  • Melanoma

A melanoma é um tumor primário intraocular, geralmente, assintomático e grave. Estudos apontam que a melanoma é causada por exposição a raios UV, assim como ocorre na pele, podendo causar metástases no cérebro, fígado ou pulmões. A doença é causada por desordem nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele.

Agora que você conhece os dois tipos mais comuns do tumor ocular, veja as 7 causas do câncer de olhos e seus principais fatores de risco:

Olhos claros e o câncer de olhos

Existe uma chance muito maior para quem tem olhos azuis, verdes ou cinzas de desenvolver melanoma do que pessoas com olhos escuros. A explicação é que os olhos claros — mais sensíveis à luz — não têm pigmento que proteja-os dos raios UV, causando, assim, o risco de desenvolver um tipo raro de câncer de olhos: a melanoma na úvea (a camada interna do olho).

Pele branca

Além dos olhos claros sofrerem maior risco de câncer, a melanoma ocular também afeta significativamente as pessoas de pele branca, principalmente quem tem albinismo, sardas e não se bronzeiam ao se expor ao sol, apenas se queimam. A melanoma é considerada uma doença perigosa pela sua capacidade de invadir qualquer órgão e criar metástases no cérebro, fígado e pulmão.

Sobre-exposição ao sol pode causar melanoma

Expor-se demais à luz solar, tanto não faz bem a nossa pele, quanto aos nossos olhos. A sobre-exposição ao sol pode ser um dos fatores de risco para o melanoma, um dos tipos de câncer de olhos.

Exposição à radiação UV aumenta risco de câncer de olhos

Há evidências de que a exposição à radiação UV (ultravioleta) em espreguiçadeiras pode aumentar o risco de melanoma. Além disso, as câmaras de bronzeamento artificial — equivalentes a uma hora de sol sem proteção — podem oferecer o risco a catarata, outra doença ocular, além de serem uma das causas de câncer de pele.

Idade acima de 50 anos

A idade é um dos fatores de risco para muitas doenças, dentre elas, o câncer de olhos. Por isso, vale ressaltar a importância de desenvolver o hábito de prestar atenção aos sintomas, fazer exames e seguir orientações médicas, para que o fator de risco não se transforme em uma preocupação maior.

Algumas profissões desencadeiam o tumor ocular

Profissões como soldadores, pessoas que trabalham na indústria química e de lavanderia, e agricultores sofrem o risco de adquirir tumores malignos intraoculares.

Sistema imunológico baixo

É sabido que o sistema imunológico protege o nosso organismo contra agentes estranhos — bactérias e vírus — e cuidam para que nenhum desses agentes, quando conseguem “entrar”, cresçam e proliferem, mas, quando a imunidade está baixa, ou seja, o conjunto de células responsáveis por proteger, prevenir e controlar os agentes infecciosos não trabalham corretamente, a pessoa sofre o risco de contrair doenças respiratórias, digestivas e até mesmo tumores como o câncer de olhos.

Ainda que haja tais causas e fatores de risco para o câncer de olhos, a retinoblastoma é considerada o maior fator de risco para o surgimento do tumor ocular, por isso, é muito importante saber se alguém da família tem a doença para que possa tratar o problema ainda na infância. Basta prestar atenção aos sintomas mencionados neste conteúdo, como é o caso do reflexo da pupila branca em fotos com flash.

Mesmo sendo raro, as causas do câncer de olhos podem ser reduzidas se tomadas as devidas precauções, como evitar a exposição demasiada à luz solar, usar óculos escuros, principalmente para quem tem olhos claros, além de fazer exames periódicos para detectar problemas no sistema imunológico, já que baixa imunidade também pode ocasionar a melanoma, dentre outras doenças.

Agora que já sabe as principais causas do câncer de olhos, pronto para começar a prevenir a doença? Comente e curta nossa página do Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …