Home / Uncategorized / Causas do Câncer de Próstata

Causas do Câncer de Próstata

O câncer de próstata é muito frequente em homens, você sabe as causas? Poucas pessoas conhecem as possíveis causas do câncer de próstata, mas, com certeza, é um dos maiores medos.

O Câncer de Próstata é uma doença que atinge 50% da população masculina com mais de 50 anos, podendo chegar a 95% nos com mais de 80. A próstata é um órgão localizado entre a bexiga e a pélvis do homem e sua principal função é produzir parte do líquido que forma o esperma e que auxilia na proteção e alimentação dos espermatozoides.

Câncer é diagnosticado através do exame de sangue do PSA e o do toque retal, se houverem anormalidades é feito uma biópsia para confirmação.

As possíveis causas do câncer de próstata ainda são consideradas incertas, porém, desconfia-se das seguintes: disfunção hormonal, alimentação rica em gorduras, ambiente poluído e uso de fertilizantes. O câncer também pode ser passado hereditariamente pela genética.

7 principais causas do câncer de próstata

Você já se perguntou quais as causas do câncer de próstata? Para ajudá-lo a prevenir a doença, relacionamos as causas de câncer de próstata mais frequentes:

1. Genética

A genética é uma da principais causas do câncer de próstata, junto com a idade e a exposição a materiais radioativos. Isso se dá pela transmissão do código genético de pai para filho, e assim por diante em seus descendentes. A alteração desse código genético é algo que dificilmente é desfeito e que, no processo de mitose celular, é enviado em conjunto com os espermatozoides, gerando um filho com a mesma propensão ao câncer de próstata.

Vale ressaltar que, a tendência genética ao câncer de próstata é também uma propensão a diversos outros tipos de câncer, pois a mutação genética causada gera uma maior probabilidade de má formação e até mutação das próprias células do organismo.

2. Idade

A idade é considerada a principal causa dos cânceres em geral, pois o envelhecimento celular dificulta a recuperação e multiplicação das células, tornando o organismo mais suscetível à ocorrência de anomalias que geram os tumores.

3. Disfunção hormonal

Disfunção hormonal é também uma causa muito comum do câncer de próstata. A falta ou excesso de hormônios levam às células a realizarem determinadas funções, diferentes das quais estão “programadas” biologicamente para realizar. Com essa alteração, algumas substâncias são produzidas ou encontradas em maior quantidade, colaborando com o aparecimento do câncer.

cancer-de-prostata-causas

A testosterona em si não tem um envolvimento direto com o desenvolvimento do câncer, conforme pesquisas realizadas por especialistas, esse hormônio é benigno ao organismo masculino, porém a sua queda conforme o passar dos anos faz com que se altere o equilíbrio hormonal e, consequentemente, uma combinação entre estradiol e SHBG (proteína responsável pelo transporte dos hormônios sexuais), que seria a grande vilã do câncer de próstata.

A disfunção hormonal também causa alterações nos níveis de PSA, que ao ser alterado é um dos principais sintomas responsáveis pelo descobrimento do câncer de próstata.

4. Alimentação rica em gorduras

Uma alimentação rica em gorduras saturadas causa um aumento em determinados hormônios do organismo, o que pode levar a uma má divisão celular ou causar lesões nos órgãos, o que também leva ao câncer de próstata.

Pode-se citar alguns exemplos:

  • O elevado consumo de ferro tem um efeito tóxico sobre as células;
  • Carnes processadas contêm nitritos e nitratos que causam mutações ao entrar em contato com determinadas células.
  • Refrigerantes contêm uma substância caracterizada como possivelmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer.
  • Conservantes e até mesmo sal em excesso causam lesões nos órgãos, levando ao câncer.
  • Açúcar em excesso gera altos níveis de insulina que auxiliam no aparecimento da doença.

Por esses motivos, é importante manter uma alimentação equilibrada.

5. Uso de fertilizantes

Os males provenientes da utilização de fertilizantes são devido á concentração de certos metais pesados tóxicos ao ecossistema, como por exemplo arsênio, cádmio, chumbo, mercúrio e cromo.

No caso dos cânceres, ou mais especificamente o câncer de próstata em questão, os metais chumbo, cádmio e cromo podem levar ao aparecimento da doença. O Cromo, mais especificamente, gera alterações urinárias que podem afetar a próstata devido a sua proximidade com o canal urinário.

6. Exposição a materiais radioativos

Ficar exposto a materiais radioativos, principalmente por um período prolongado de tempo, leva a alteração genética, tanto do DNA como das células em si, o que, como já explicado, ocasiona na má formação e divisão das células e, consequentemente, ao aparecimento de câncer.

7. Ambiente poluído

A poluição vem demonstrando ser uma causa frequente do câncer. Segundo um estudo realizado em Hong Kong, a cada 10 microgramas de poluição aumenta o risco de morte por câncer em 22%.  

Os principais motivos para o aparecimento do câncer decorrente da poluição se dão por causa da ingestão de materiais pesados, inflamação, crescimento de veias e alteração no código genético.

Como já citado, a ingestão de materiais genéticos e a alteração no código genético causa mutações nas células e um desequilíbrio no organismo, a inflamação também leva à má divisão e alteração celular e o crescimento de veias faz com que o câncer se espalhe mais rapidamente, colaborando para a metástase.

Dúvidas sobre as causas do câncer de próstata? Conte-nos e curta nossa página do Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …