Home / Doenças / Doenças Pulmonares / Causas do Câncer de Pulmão: Conheça as mais comuns e evite a doença

Causas do Câncer de Pulmão: Conheça as mais comuns e evite a doença

O câncer de pulmão é um tipo de câncer agressivo e está entre os mais comuns, tal doença pode atingir ambos os sexos. As estatísticas mostram maior incidência em homens, com  faixa etária mais comum  de 60 aos 70 anos de idade.

Existem diversas causas para câncer no pulmão, mas o tabagismo é o principal fator de risco. Estima-se que em 90% dos casos de câncer no pulmão estão relacionados com tal hábito.

O câncer de pulmão causa o crescimento desordenado das células, o que provoca o aparecimento de um tumor, que pode se disseminar para outras partes do corpo rapidamente. Existem diversos tipos de câncer no pulmão, cujas causas ainda são desconhecidas, o que se sabe é que a exposição a fatores de risco pode levar as células saudáveis a se tornarem cancerosas.

Sabendo dos perigos, é importante se atentar as causas de câncer no pulmão, e como você pode se cuidar para evitar tal doença. A seguir, listamos as principais causas desta patologia e damos dicas para você se cuidar de forma eficaz.

Fumar causa câncer no pulmão

Fumar é a principal causa de câncer no pulmão, e não só isso, o fumo passivo também entra nesta estatística. E, esta causa muitas vezes interage com outros fatores, sendo assim, os fumantes expostos a outros fatores, como inalação de produtos químicos têm o risco aumentado;

Exposição a agentes químicos nocivos

Exposição a agentes químicos é a segunda maior causa de câncer de pulmão, se trata da exposição a agentes químicos nocivos, tais como: radônio, poluição do ar, arsênico, asbesto, berílio, gás de mostarda, cádmio, cloreto de vinila, níquel, amiantro entre outros. Tal exposição muitas vezes é de origem do ambiente de trabalho;

Alterações genéticas

Alterações genéticas estão entre as causas desta doença, existem pesquisas que indicam que algumas causas de câncer de pulmão esta associada a alterações no DNA, onde essas mudanças provocam o crescimento anormal das células, e em maioria das vezes, o próprio câncer de pulmão; em resumo o câncer de pulmão pode ser causado por alterações no DNA que se torna em oncogenes ou desativam os genes que iriam suprimir o tumor;

Alterações Genéticas Hereditárias podem causar câncer pulmonar

Alterações genéticas hereditárias também estão entres as principais causas, o câncer de pulmão muitas vezes se desenvolve em pessoas que “herdam” mutações genéticas de seus antecessores, ou “herdam” uma alteração que permite o desenvolvimento da patologia, como fumaça do tabaco. Existem casos específicos, uma pessoa pode “herdar” mecanismos que reparam DNAs defeituosos, provocando mutações no momento de divisão das células;

Alterações Genéticas adquiridas

Alterações genéticas que são adquiridas ao longo da vida do indivíduo também esta entre as causas de câncer no pulmão, estas alterações estão interligadas a eventos aleatórios que acontecem dentro de uma única célula, muitas vezes sem nenhuma causa externa, que podem levar ao crescimento e desenvolvimento do câncer no pulmão; Além, disso pode haver alterações desconhecidas pela ciência;

Doenças que predispõem a malignidade

Existem doenças que predispõem a malignidade, sendo esta outra causa do câncer do pulmão dentre estas doenças estão: tuberculose, doenças pulmonares, tratamentos para outros tipos de câncer, principalmente câncer de mama, nos testículos e linfoma (quando tratados por radioterapia); Recomenda-se que a pessoa que já teve algum destes, faça uma consulta ao pneumologista com regularidade de pelo menos uma vez ao ano para que a saúde do pulmão seja analisada;

Contudo, pode-se concluir que o câncer de pulmão resulta na quebra de mecanismos celulares naturais do pulmão, que induz ao crescimento desordenado de células malignas, esta doença pode vir a afetar desde a traqueia até a zona periférica do pulmão. É uma doença extremamente grave que pode causar a morte do indivíduo, e é primeira causa de morte entre homens e a segunda nas mulheres.

Para evitar o câncer de pulmão é de suma importância manter hábitos saudáveis, tais como: alimentação rica em frutas e legumes, pratica de exercícios físicos, consultas regulares ao médico (principalmente nos casos supracitados) e o mais importante não fumar.

É importante ressaltar que o câncer de pulmão em não fumantes se apresenta de forma diferente do que nos fumantes, com tendência em aparecer em idades mais precoces, pois muitas vezes está associada a fatores genéticos.

Por fim, é importante observar qualquer alteração no seu corpo, por mais clichê que isso possa parecer, é de extrema importância que você se conheça. Lembrando que quanto mais rápida a doença for diagnosticada, menos invasivo será o tratamento e maior será a chance de cura, isso não só para o câncer no pulmão, mas para qualquer tipo desta doença. Sendo assim, se cuide e fique atento aos sinais!

O hospital do câncer de Barretos possui diversos materiais que podem ajudar na prevenção e no diagnóstico, e caso você queira ajudar esta instituição, que cuida de muitas pessoas com câncer, basta entrar no site e fazer uma doação.

Deixe seu comentário sobre as causas do câncer de pulmão e curta nossa página do Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

tuberculose

Tuberculose

Tuberculose é considerada uma doença gravíssima e contagiosa, cuja infecção inicia nos pulmões e compromete …