Causas da catarata: você sabe quais são?

A catarata é uma doença que atinge os olhos provocando opacidade do cristalino (lente natural do olho) e é responsável por causar cegueira em 51% da população mundial, portanto, é importante conhecer as causas da catarata, uma doença que todos podem ter algum dia.

Entre as causas da catarata mais comuns estão a idade avançada e a superexposição a radiação ultravioleta (UV). Expor-se demais ao sol não só prejudica a nossa pele, como também a nossa visão a longo prazo.

A catarata causa visão dupla, vista embaçada (aquela sensação de que os óculos está embaçado, mas, na verdade, é a vista), sensibilidade à luz e até imagens distorcidas. A doença não evolui de forma rápida, mas é progressiva e tem cura. Mesmo os casos mais avançados, o paciente pode voltar a enxergar após a cirurgia.

Neste artigo você vai conhecer as causas da catarata e as estratégias para evitar o máximo possível a doença.

12 principais causas da catarata

Ainda que a idade avançada seja o fator mais forte para causar a doença ocular, existem outras causas – algumas mais comuns que as outras – que podem evoluir para o quadro.

Confira todas essas 12 causas da catarata:

Envelhecimento

A idade avançada é a causa principal de catarata no mundo. O cristalino é uma lente transparente que permite a entrada de raios de luz, alcançando a retina e formando as imagens.

Com o envelhecimento dos olhos, o cristalino não consegue receber totalmente os raios de luz, logo, as imagens não são formadas corretamente, causando distorção ou aquela visão enevoada. Com o passar do tempo, nenhuma luz é receptada pelo cristalino, o que resulta em cegueira.

Genética

Não é comum, mas outra causa da catarata tem relação com a genética. Estima-se que os bebês podem nascer com a doença ou porque as mães, no primeiro trimestre da gestação, contrairam herpes, rubéola, sífilis ou toxoplasmose ou até mesmo abusaram de drogas e álcool.

A catarata congênita não causa grandes problemas ao bebê, podendo ser removida caso interfira na visão da criança.

Superexposição a raios ultravioletas

A exposição ao sol sem os devidos cuidados afeta, não só a pele, mas também os olhos tornando-os mais sensíveis à luz e sendo um dos causadores da catarata.

Trauma

Outra causa comum da catarata é a traumática, quando o olho sofre uma lesão, ainda que possa levar anos para a pessoa desenvolver a doença. Cirurgia no local também pode ser uma das causas.

Uso de certos medicamentos

Colírios que contêm corticoides e medicamentos a base de esteroides usados de forma sistemática e sem receita médica também causam catarata.

Diabetes

O nível alto de açúcar no sangue provoca a diabetes mellitus, e o descontrole da doença provoca alterações oculares que podem causar a catarata.

Glaucoma e retinite pigmentosa

Outras doenças do olho podem evoluir para a catarata, tais como glaucoma e retinite pigmentosa (também chamada de retinose pigmentar). Conheça um pouco sobre essas doenças:

  • Glaucoma

Caracterizada pela perda progressiva da visão, a glaucoma é uma doença crônica que pode causar catarata e, se não tratada, também evolui para a cegueira. Diferente da catarata, a glaucoma não tem cura.

  • Retinite pigmentosa

A retinite ou retinose pigmentar é uma doença hereditária e degenerativa que provoca, inicialmente, a cegueira noturna e depois a catarata.

Tratamentos na cabeça

raiox-causa-catarata
A realização de exames de raio x pode ser uma das causas da catarata, cuidado!

Raio-X frequentes (inclui a quimioterapia para tratamentos de câncer) e tratamentos na cabeça, como ingestão de alguns medicamentos à base de benzofenona e prometazina, antibióticos à base de eritromicina, antiarrítmicos, antidepressivos, dentre outros, podem ser causas da catarata a longo prazo.

É muito comum um paciente que já usa óculos, reclamar que a visão piorou após um longo tempo usando remédios para a cabeça, visto que muitos citados aqui aumentam a sensibilidade à luz.

Obesidade

O acúmulo de gordura no organismo acontece quando a pessoa ingere mais calorias do que gasta, resultando em obesidade. O problema pode desencadear em diabetes tipo 2, derrame, pressão alta, doenças do coração e catarata.

Tabagismo

O cigarro não só causa problemas no pulmão, como também é um dos fatores de riscos para a catarata ou qualquer outra doença dos olhos.

A causa da catarata em fumantes ativos e passivos não é novidade, afinal, são mais de mil toxinas no cigarro.

Hipertensão arterial

Conhecida também como pressão alta, a hipertensão ocorre quando há aumento na pressão arterial levando a problemas graves como AVC, aneurisma, morte súbita e perda da visão.

Quando ocorre a hipertensão, os vasos que irrigam os olhos podem sofrer lesões causando catarata ou retinopatia hipertensiva.



Vitrectomia

A cirurgia para remover o gel vítreo dos olhos – indicada em casos de glaucoma, “moscas volantes” provocadas por deslocamento do vítreo, corpo estranho, etc… – também podem levar a catarata.

É importante salientar que algumas estratégias podem ser adotadas para que, futuramente, não venham a se tornar causas da catarata, pelo menos retardar a doença. Entre as estratégias estão o uso de óculos de sol, não fumar, reduzir o consumo de álcool, fazer uma dieta rica em minerais e vitaminas e fazer exames oftalmológicos periodicamente.

Como já mencionado, a catarata tem cura e qualquer pessoa pode voltar a enxergar após a cirurgia, mas cuidar as causas da catarata pode reduzir os riscos de desenvolvê-la. Comente e curta nossa página do Facebook.


5 (100%) 47 votes