Home / Uncategorized / Principais Causas de Cólicas em Bebês

Principais Causas de Cólicas em Bebês

O que você sabe sobre as causas de cólicas em bebês?  As cólicas, por definição sugerem que a dor seja na região abdominal, mas isso varia de bebê para bebê.

Ver seu bebê aos prantos, sem nenhum motivo aparente pode colocar os pais a beira da loucura, dentre os motivos do choro nos três primeiros meses de vida está a ocorrência de cólicas em bebês.

As cólicas em bebê não tem uma causa específica, aliás, muito pouco se sabe sobre o que pode vir a causar cólicas em bebês, de maneira geral, as pesquisas relacionam a ocorrência a fatores externos.

A seguir listamos as principais causas de cólicas em bebês de acordo com as investigações sobre o assunto na ciência médica, vamos lá?

Cólicas em bebês: Causas mais comuns

Seu bebê está com cólicas e já não sabe o que fazer para resolver? Confira as causas de cólicas em bebes e diminua os acontecimentos:

Causa 1) Sistema digestivo ainda em formação

De modo geral, a maioria das causas de cólicas em recém-nascidos está associada ao fato de que eles ainda não possuem um sistema digestivo totalmente formado, o qual ainda não está habituado a digerir sozinho os alimentos, além disso, os músculos que facilitam a digestão ainda não estabeleceram o ritmo próprio, a flora intestinal também está em fase de desenvolvimento e se o bebê não está amamentando ele pode manifestar algum tipo de intolerância a um dos componentes.

Causa 2) Alimentação durante a amamentação

Outra causa de cólicas em bebês pode ser a dieta da mãe durante o período de amamentação, isso porque, a mesma pode conter substâncias causadoras de alergia ou irritações, por exemplo. Sendo assim, as cólicas em bebês podem estar associadas a uma reação natural que indica sensibilidade a alguns tipos de alimentos ingeridos pela mãe.

Causa 3) Gases

Esta causa de cólicas em bebês pode estar associada com o item anterior (alimentação da mãe) ou com o fato de que o bebê pode ingerir muito ar enquanto mama, pode ser porque ele ainda não sabe pegar corretamente o peito ou mamadeira, fazendo com que haja desconforto causado pela flatulência.

Causa 4) Sistema Nervoso ainda em formação

O sistema nervoso do bebê, que ainda está em processo de formação, pode ser uma das causas de cólicas, isso faz com que o bebê não saiba como reagir à dor, não tenha um autocontrole e não saiba como se “consolar”. Entretanto, com o passar dos meses o sistema nervoso começa a amadurecer e o bebê começa a ter estratégias para lidar com o estímulo da dor.

Causa 5) Intestino preso

causas comuns colica bebe
Causas comuns de cólica em bebês

Outra causa muito comum de cólicas em bebês é o intestino preso, por isso, é importante observar se o seu bebê tem evacuado, e caso isso persista é importante que você busque ajuda, pois além do incomodo que pode levar às cólicas, o bebê tende a não querer comer nestes casos.

Causa 6) Exposição ao tabagismo

Dentre as associações entre fatores externos com cólicas em bebês está a exposição ao tabagismo, ou seja, fumar durante o período de gestação e amamentação, ou até mesmo fazer uso de medicamentos que fazem reposição de nicotina no organismo, isso pode aumentar os riscos de o bebê desenvolver cólicas nos primeiros meses. Lembrando que manter o bebê em um ambiente de fumo, como no caso do fumo passivo, também contribui para quadros de cólicas.

Causa 7) Hiper estimulação

Em casos específicos, a causa de cólica em bebês pode estar associada à hiper estímulos. Isso ocorre porque o bebê não sabe como reagir aos sons, pessoas e/ou ambientes diferentes. Por isso é importante uma rotina bem definida, e enquanto o bebê é bem pequeno, evitar ambientes muito agitados.

Causa 8) Características psicológicas

Por fim, muitas das vezes as causas de cólicas em bebês estão associadas a características psicológicas, isso ocorre porque há uma percepção de fraqueza relacionada principalmente a fatores como:

  • Tensão da casa (ambiente onde predomina brigas e etc)
  • Ansiedade dos pais.
▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

Esses fatores geram no bebê o que podemos chamar de “ansiedade”, fazendo com que haja estresse e, consequentemente, cólicas.

Conseguiu perceber a grande quantidade de possíveis causas das cólicas em bebês? Por mais que ainda não se saiba ao certo quais são as causas exatas, os estudos realizados no Brasil e no Mundo indicam a correlação com os fatores externos que listamos acima, e o mais importante, é ir percebendo todos os sinais que o bebê fornece. Fique calmo, ter um bebê é tarefa difícil e no começo as dúvidas são incontáveis.

Espero que este conteúdo sobre as causas de cólicas em bebês tenha ajudado, e no momento oportuno traremos a vocês dicas para ajudar a controlar as cólicas em bebês. Comente e curta nossa página no Facebook.


Veja!

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …