Causas da Depressão

causas da depressao
Tem medo da depressão? Nesse conteúdo você conhecerá as 10 causas da depressão mais comuns e pode evitar desenvolver a doença.

Conhece as causas da depressão? É comum falarmos nessa doença, inclusive com medo. Por isso reunimos as principais causas que podem facilitar o desenvolvimento da depressão.

A depressão é a doença do século e possui causas que podem ser desencadeadas a partir de outras doenças ou até mesmo eventos marcantes.

As causas da depressão são diversas, não se sabe ao certo o que realmente pode causar ou não a depressão, mas se sabe que existem eventos que ocorrem com certo indivíduo que podem acabar propiciando o aparecimento da doença.

A depressão deve ser vista e tratada como algo sério, é importante que a dor e tristeza do outro não seja ignorada. Tem que se dar a devida atenção a qualquer indicio da doença.

Se você quer entender as causas da depressão esse texto foi feito para você. Neste texto ajudaremos a entender as principais causas da depressão, confira.

10 Causas mais comuns da Depressão

Tem medo da depressão? Veja as 10 causas da depressão com maior incidência no desenvolvimento da doença:

Doenças graves

O aparecimento de doenças graves ou a convivência com as doenças crônicas podem desencadear a depressão em uma pessoa que não possua um psicológico muito forte.

Muitas pessoas têm a dificuldade de aceitar tais condições, o que é até algo normal, mas a dificuldade de aceitar junto com uma sensação de que tudo acabou a partir disso, pode sim causar a doença.

Por esse motivo, é essencial o apoio e ajuda de familiares e pessoas próximas.

Perdas traumáticas

Existem pessoas que têm uma maior dificuldade em superar o luto pela perda de alguém ou aceitar que perdeu um emprego dos sonhos, por exemplo. Essas situações podem afetar de forma significativa o psicológico de uma pessoa, principalmente se houver uma predisposição genética para isso.

principais causas depressão
Perdas traumáticas podem desencadear a depressão

Uma pessoa com tendência depressiva tem maiores dificuldades em superar os desafios da vida.

Predisposição genética

A genética e histórico familiar retratam muito a respeito de alguém. Já reparou que quando vamos ao médico eles sempre perguntam se na nossa família tem casos de diversas doenças? É justamente por este motivo.

Uma pessoa que possui um histórico de depressão na família ou alguma alteração genética, principalmente relacionada aos hormônios, possui maior disposição a passar por uma depressão, sendo esta uma causa muito comum.

Desequilíbrio hormonal

Um desequilíbrio hormonal como o ômega 3 baixo ou a baixa de estrogênio, por exemplo, pode ser uma causa da depressão. O motivo de uma depressão pós parto se dá basicamente por esse motivo, pelo fato dos hormônios não estarem em equilíbrio e acabar afetando a pessoa psicologicamente.

Quando a serotonina (um dos hormônios da felicidade) está baixo, a pessoa tende a ficar mais triste que o normal e de forma contínua, isso pode, com o passar do tempo, mantendo-se essa condição, causar a depressão.

Personalidade

Existem alguns traços de personalidade da pessoa que pode causar ou facilitar a depressão. Se a pessoa possuir uma autoestima muito baixa, ela tende a ser mais deprimida, pois está sempre se autocriticando, não se aceita e nem gosta de si.

Outra característica é o isolamento frequente, nestes casos as chances de passar por uma depressão são maiores, pois é comum se sentir sozinha e desenvolver a impressão que ela não se auto isola, mas sim é afastada pelos outros.

Traumas

Quando uma criança passa por algum tipo de trauma como bullying ou abuso sexual, ao crescer, ela tem maiores probabilidades de se tornar uma adulta depressiva.

Esses traumas afetam de forma direta e significativa o psicológico da criança, que ao se tornar adulta, mesmo que de forma inconsciente, age de acordo com o que sofreu no passado. Isso pode trazer frustração pessoal e profissional, bem como causar a depressão.

Por isso, caso isso aconteça na sua família, procure imediatamente um especialista para minimizar ao máximo os traumas e potenciais danos futuros.

Medicamentos

Alguns medicamentos tem substâncias que mexem de forma abrupta e em grande proporção com o organismo, alterarando o seu estado emocional.

Dentre os sintomas dos medicamentos estão a melancolia, tristeza, irritabilidade e muitas outras coisas.

Caso a medicação esteja causando efeitos colaterais depressivos, é muito importante que isso seja informado ao médico, desta forma ele analisará se há necessidade da troca de medicação ou não.

Depressão pós-parto

Algumas mulheres podem desencadear depressão pós-parto. Essa depressão se dá por diversos fatores. Alterações no físico e no emocional são os principais motivos que causam esse tipo de depressão nas mulheres.

É comum mulheres apresentarem tristeza e princípios de depressão até os 3 primeiros dias após ter a criança, mas apresentar os sintomas até 12 meses (o que é comum) e de forma prolongada é um péssimo sinal e deve ser procurada ajuda médica.

Alterações no cérebro

A redução de neurotransmissores ou até mesmo as altas concentrações em algumas partes do cérebro é um dos principais fatores que causam a depressão. Além disso, pessoas que possuem depressão crônica, têm uma leve deformação física no cérebro.

Problemas pessoais

Uma das causas da depressão e talvez a mais comum relatada no dia a dia são os problemas pessoais. Muitos desses problemas são familiares e financeiros, os quais afetam de forma direta a vida de cada ser humano. Lembre-se, cada pessoa lida de formas diferentes com os seus problemas.

Ao ocorrer uma separação amorosa, dívidas, problemas para encontrar um trabalho ou qualquer outro motivo que possa afetar significa a mente ou estado de espírito de alguém pode ser uma causa de depressão.

Normalmente, os problemas pessoais não são a causa direta da depressão, mas são os gatilhos necessários para desencadear os demais fatores da depressão, por isso é comum confundir “problemas pessoais” com depressão, porque muitas vezes eles são responsáveis por “abrir caminho” para que a doença se manifeste.

Sabendo das causas da depressão e identificando na sua vida, procure um médico e inicie os cuidados o quanto antes. Comente e curta nossa Página do Facebook.

5 (100%) 48 votes