Home / Uncategorized / 7 principais causas da disfunção erétil

7 principais causas da disfunção erétil

Conhecer as principais causas da disfunção erétil pode ajudar na prevenção e no tratamento do problema. Diabetes, fatores psicológicos e hábitos ruins, podem estar relacionados a ejaculação precoce, falta ou pouca ereção, impotência e outros sintomas relacionados a doença.

Disfunção erétil é um problema que atinge 50% do homens depois dos 40 anos de idade, vale lembrar que, em alguns casos, pode atingir os jovens no início de sua vida sexual, pois, são várias as causas possíveis e acredita-se que todo homem vai apresentar o problema pelo menos uma vez na vida.

Disfunção erétil pode ter causa em diversos fatores, alguns orgânicos e outros psicológicos, também existe um grupo de risco, homens com maus hábitos ou doenças pré-existentes podem causar ou aumentar o problema. Conheça as principais causas da disfunção erétil:

Causa da disfunção Erétil 1 – Alterações Psicológicas

Alguns homens apresentam disfunção erétil por já possuírem problemas psicológicos como a depressão, ansiedade e stress.

Cerca de 10% dos homens com problemas de disfunção erétil tem a causa em alterações psicológicas, o problema mais comum é a ejaculação precoce e em casos mais acentuados a falta de ereção.

Ansiedade ou medo de falhar também são fatores que contribuem para a disfunção erétil, mas não se trata de impotência sexual, mas de um problema passageiro que pode ser “curado” ao ser tratado.

Em casos mais graves, com falhas mais constantes, recomenda-se o tratamento médico ou terapêutico, para resolver o problema e acabar com a disfunção erétil.

Quando se trata de uma fase da vida em que o homem apresenta tais problemas psicológicos, a disfunção erétil irá desaparecer junto com o período da doença ou alteração psicológica.

Causa da disfunção Erétil 2 – Medicamentos

Medicamentos podem causar disfunção erétil, por isso é importante nunca se auto medicar e informar os acontecimentos/sintomas ao médico que receitou. Nesses casos, se apresentar dificuldades sexuais, o médico pode receitar a substituição do medicamento por outro similar e ao mesmo tempo, resolver o problema.

São mais de 200 medicamentos que podem provocar a impotência e pouca ereção, alguns por atingirem o sistema nervoso central, outros por prejudicarem a intensidade de sangue enviada para o pênis.

Medicamentos que podem causar a disfunção erétil

medicamento causa disfuncao eretil
Alguns medicamentos podem ser responsáveis por causar a disfunção erétil

Confira os medicamentos que apresentam com maior frequência problemas de disfunção erétil:

  • Medicamentos para tratamento de hipertensão arterial (pressão alta).
  • Antidepressivos e ansiolíticos, recomenda-se neste caso a busca por uma terapia alternativa aliada ao tratamento clínico, assim a diminuição da dose (recomendada pelo médico) pode resolver o problema.
  • Medicamentos para problemas neurológicos podem ser a causa da disfunção erétil.
  • Medicamentos para tratar problemas gastrointestinais e até antialérgicos também podem alterar o fluxo sanguíneo e prejudicar a relação sexual.

Causa da disfunção Erétil 3 – Diabetes

Homens que possuem diabetes tem 4 vezes mais chances de apresentarem disfunção erétil, pois a doença influencia no fluxo sanguíneo, que é responsável por uma boa relação sexual.

A diabetes pode levar a impotência sexual, isso serve de alerta para que os homens que possuem a doença levem o tratamento a sério, para evitar o alto nível de glicose no sangue.

Causa da disfunção Erétil 4 – Colesterol alto e problemas no coração

Assim como a diabetes, o colesterol e demais problemas no coração influenciam no fluxo sanguíneo, principalmente na área peniana. Homens com doenças cardíacas têm 2 vezes mais chances de apresentarem disfunção erétil.

Causa da disfunção Erétil 5 – Pressão alta

A pressão alta causa estreitamento nos vasos sanguíneos e diminui o fluxo de sangue para o pênis causando a disfunção erétil. Os medicamentos utilizados para tratar a pressão alta também podem agravar ou ser a causa do problema.

Homens diabéticos, tem grande chance de apresentar pressão alta. Os dois problemas estão associados a impotência sexual. O ideal é buscar tratamentos alternativos e práticas de exercícios físicos (orientados pelo médico) para melhorar a disfunção erétil.

Causa da disfunção Erétil 6 –  Cirurgia na próstata

Não é sempre, mas como a cirurgia de remoção da próstata envolve muitos nervos e artérias, o ato cirúrgico pode danificar a estrutura peniana e causar a disfunção erétil.

Quaisquer danos na estrutura do pênis pode causar a disfunção erétil, podendo ocorrer em virtude de doenças, tumores e cistos.

Causa da disfunção Erétil 7 –  Hábitos ruins

Não praticar exercícios físicos, fumar e ingerir muito álcool também podem ser causas da disfunção erétil. Hábitos saudáveis podem ser uma boa maneira de evitar a doença.

Alguns tímidos usam o álcool, o cigarro e até a cocaína para se sentirem mais corajosos na busca por parceiras sexuais, mas o uso contínuo destas substâncias ou altas doses dela pode causar a disfunção erétil.

A situação é tão grave que cerca de 80% dos alcoólatras possuem impotência sexual grave. Não para por aí, o fumante crônico pode ter dano muito severo na circulação do sangue na região peniana, causando a disfunção erétil.

Ao contrário dos hábitos ruins, a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação, evitando o uso de álcool e não usando outras drogas pode evitar a disfunção erétil.

Agora que conhece as causas da disfunção erétil, pronto para iniciar o tratamento adequado? Comente e curta nossa página do Facebook.


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …